- Breve historial da Galinha Penedesenca
- Padrão e Aspeto da Raça
- O que saber sobre o temperamento da galinha penedesenca
- As Penedesencas são boas para pôr ovos?
- Como está a saúde das galinhas Penedesenca?
- 3 aspectos a ter em conta na criação de Penedesencas
- Resumo
São muitos os factores a ter em conta quando se pretende criar um bando de galinhas no quintal com sucesso. Em primeiro lugar, é preciso estar empenhado. Não irá tão longe quanto deseja com a criação de galinhas se tudo o que fizer for uma tentativa pouco convicta.
As galinhas são criaturas frágeis que precisam dos seus 100% para produzirem o que deseja. Para além do empenho, precisa dos conhecimentos certos. Não precisa de perder tempo ou recursos antes de acertar.
Se souber o que fazer, todas as tentativas de criação de galinhas serão bem sucedidas. Por último, crie raças de que goste, o que também determina o grau de compromisso que terá com o seu bando. A galinha Penedesenca é uma dessas raças que gostará de criar. Abaixo encontra mais informações sobre a galinha Penedes.
Este artigo abordará
- Breve historial da Galinha Penedesenca
- Padrão e Aspeto da Raça
- O que saber sobre o temperamento da galinha penedesenca
- As Penedesencas são boas para pôr ovos?
- Como está a saúde das galinhas Penedesenca?
- 3 aspectos a ter em conta na criação de Penedesencas
Breve historial da Galinha Penedesenca
As galinhas de Penedesenca são originárias do distrito da Catalunha, em Espanha, sendo raças locais, descobertas pela primeira vez em 1921. No entanto, a vizinhança foi-se enchendo de raças de galinhas estrangeiras, de tal forma que as galinhas de Penedesenca começaram a extinguir-se.
Os agricultores concentraram-se na criação de raças de galinhas importadas, em detrimento das raças locais. No entanto, em 1933, a raça Penedes voltou a ser popular porque os criadores de galinhas começaram a criar a espécie novamente, o que não foi por muito tempo, uma vez que a raça foi novamente extinta com o advento da Guerra Civil Espanhola.
No entanto, na década de 1980, um biólogo espanhol, Antonio Jorda, começou a trabalhar com o governo para que as galinhas de Penedes voltassem a ser vistas pelo público. Antes disso, tinha comprado alguns ovos postos pelas galinhas de Penedes num mercado local e ficou fascinado com o que viu.
Ficou ainda mais intrigado quando viu as galinhas e começou a criá-las ativamente até que os criadores de galinhas locais se juntaram a ele e, gradualmente, a raça tomou conta do distrito.
Em pouco tempo, a raça Penedes ganhou importância internacional e passou a ser importada para outros países, como os Estados Unidos. As galinhas Penedesenca continuam a ser uma raça rara, mas tornaram-se conhecidas devido à sua singularidade, no entanto, ainda não foram reconhecidas pela American Poultry Association.
Penedesenca Galinha Visão geral
Categoria | Informações |
---|---|
Objetivo | Dupla finalidade |
Cor do ovo | Vermelho-castanho escuro |
Tamanho do ovo | Médio a grande |
Produção de ovos por ano | Cerca de 200 |
Broody | Sim |
Tolerância ao calor | Sim |
Tolerância ao frio | Sim |
Tipo de pente | Pente único |
Produção de ovos | Cerca de 4 ovos por semana |
Cor da pele do frango | Branco |
Tempo de vida | 5-8 anos |
Peso adulto (galinha/galo) | Galinha: 4,5 lbs/Rooster: 5-6 lbs |
Amigo do quintal | 4/5 |
Padrão e Aspeto da Raça
Uma das razões para o regresso da galinha penedesenca é o seu aspeto único: por exemplo, tem um único pente, mas os pentes abrem-se para trás, ao contrário de outras galinhas.
Além disso, os lóbulos das orelhas são vermelhos ou brancos com barbilhões vermelhos. A raça Penedes tem 4 variedades - Crele, Perdiz, Wheaten e Preto. São normalmente de pequeno porte com íris de cor castanha escura e bordos pretos à volta dos olhos.
Embora todas as variedades apresentem estas características físicas, também têm algumas diferenças: por exemplo, a variedade Wheaten tem dedos e hastes de cor clara, com bicos de cor escura para os galos e bicos de cor clara para as galinhas.
O tipo preto tem um bico de corno, dedos e pernas de cor escura, e a plumagem normal. As Penedesencas perdizes têm dedos e pernas azuis e bicos de corno de cor escura. Por vezes, têm também penas verdes. A variedade crioula, também conhecida como Gall des Penedes, é uma galinha de dupla finalidade.
No entanto, não são tão populares como as outras variedades por terem sido desenvolvidas mais tarde. Geralmente, o peso dos galos situa-se entre 1,5 e 2,5 kg, enquanto as galinhas pesam 1,5 kg. Por conseguinte, as Penedesencas são de tamanho médio, mas a variedade Preta é normalmente mais pesada.
O que saber sobre o temperamento da galinha penedesenca
As Penedesencas são possivelmente uma das aves mais voadoras que se pode criar. Como tal, são muito activas e desconfiadas com a companhia. Por exemplo, não são o tipo de aves que se ponha ao colo ou que goste de estar perto de pessoas não treinadas.
As galinhas fogem quando vêem crianças, mas os galos podem tentar atacá-las. Na medida do possível, querem ser deixadas sozinhas. No entanto, pode ter uma relação um pouco mais próxima com elas se as tiver criado desde os pintos.
Além disso, esta raça de galinhas não se dá bem com o confinamento. Elas ficam facilmente frustradas quando se sentem sufocadas num local. É necessário dar-lhes espaço suficiente para se alimentarem; por conseguinte, o seu quintal tem de ser suficientemente grande.
As Penedesencas são naturalmente agressivas, por isso não se surpreenda se elas não se derem bem com outras galinhas. No entanto, é possível reduzir a sua agressividade. Uma das formas de o fazer é garantir que elas não estejam confinadas.
No que diz respeito aos predadores, estão sempre alerta. A sua agilidade faz com que se esquivem facilmente aos predadores. Quer precisem de se empoleirar nas árvores, quer corram o mais depressa que as suas longas patas os possam levar, estão sempre prontos. Também não têm medo de lutar contra os seus predadores.
As Penedesencas são boas para pôr ovos?
A regra geral no mundo avícola é que as aves com lóbulos das orelhas brancos só devem pôr ovos brancos, mas a raça Penedes é uma exceção. As galinhas põem ovos médios ou grandes de cor castanho-avermelhada escura.
A cor dos ovos é parte da sua singularidade. Uma vez que põem cerca de 4 ovos por semana, é provável que obtenha cerca de 200 ovos de cada galinha. Se quiser mais ovos, maiores, então tenha mais Penedesencas no seu bando.
Apesar da sua natureza voadora e agressiva, são chocadeiras, pelo que a maior parte das vezes se encontram sentadas sobre os ovos, pelo que se deve recolher os ovos assim que começam a postura. Para as suas crias, as Penedesencas são boas mães, prestam atenção a tudo o que as crias fazem e protegem-nas a todo o custo.
Para aumentar a sua produção de ovos, não as coloque em confinamento. As galinhas de Penedes são aves criadas ao ar livre, por isso deixe-as ser livres. O confinamento torna-as ansiosas, o que não é adequado para a postura de ovos. Também tende para o canibalismo, certamente não quer que as suas galinhas se virem contra si próprias.
As variedades Black, Wheaten e Partridge são raças poedeiras e não são adequadas para carne, uma vez que a sua carcaça é geralmente de pequenas dimensões. No entanto, pode obter a variedade Crele, que foi especificamente desenvolvida para carne e ovos.
Como está a saúde das galinhas Penedesenca?
Em condições adequadas, as galinhas de Penedes vivem até 5 a 8 anos e, por vezes, até mais. Não têm problemas de saúde específicos, pelo que pode ter a certeza de que conseguirá atingir o seu objetivo de as criar.
No entanto, é fundamental vigiá-las. O facto de serem saudáveis não significa que não possam ser vítimas de doenças comuns das aves, como a doença de Marek, etc. Como são aves tolerantes ao calor, dão-se bem nas estações quentes, mas precisam de cuidados e atenção redobrados durante o inverno. Por exemplo, os seus pentes grandes costumam ficar queimados pelo frio.
Para evitar que as Penedesencas sofram de queimaduras pelo frio é muito simples. Certifique-se de que a temperatura do galinheiro é normal, ou seja, morna. Além disso, não exponha as suas aves durante muito tempo durante o inverno e coloque-as num espaço bem ventilado.
Assim que se observarem sintomas de queimaduras pelo frio, trate imediatamente as suas galinhas, pois as queimaduras pelo frio reduzem as capacidades reprodutivas das galinhas e mutilam as suas partes do corpo. Além disso, vacine o seu bando sempre que necessário, especialmente quando houver um surto de qualquer doença das aves domésticas na sua localidade.
Se notar algo de anormal nas suas aves, peça a um profissional que as examine imediatamente. Apesar de não necessitarem de muita atenção e de se darem bem sozinhas, assegure-se de que não abandona o seu bando e dê-lhes a sua atenção a 100%.
3 aspectos a ter em conta na criação de Penedesencas
Uma vez que não têm condições especiais, a criação de Penedesencas não é difícil. Elas dão-se bem com poucos recursos, uma vez que gostam de procurar o seu próprio alimento. Abaixo estão algumas coisas a considerar quando se cultiva Penedesencas.
Nutrição
Como já foi referido, as galinhas de Penedes são aves criadas ao ar livre que, provavelmente, obtêm a maior parte do que comem a partir da procura de alimentos no seu quintal. Como tal, o seu quintal deve ser suficientemente grande para lhes permitir ir tão longe quanto quiserem.
No entanto, os seus pintos precisam de ser colocados numa dieta inicial para ajudar a impulsionar o seu crescimento durante cerca de 16 semanas. Depois disso, pode colocá-los fora da alimentação normal com guloseimas ocasionais. As Penedesencas são naturalmente de tamanho pequeno, por isso não espere que cresçam tanto como as outras galinhas. O seu tamanho pequeno não significa que estejam malnutridas; pelo contrário, até ajuda a mantê-las ventiladas.
Habitação
Mesmo que estas galinhas sejam cautelosas em relação aos predadores e se esquivem facilmente, isso não significa que se deva ser descuidado com o seu alojamento. Não se quer que elas continuem a lutar contra os predadores até se tornarem presas.
Assegure-se de que o ambiente é seguro para ele quando procura alimentos. Bloqueie todas as saídas por onde os predadores possam passar. Esteja atento a possíveis predadores no ambiente também. Procure ajuda quando as coisas estiverem fora do seu controlo.
Estruturas jurídicas
Antes de criar qualquer raça de galinha, verifique as regras do local onde se encontra. Se estiver numa zona residencial que não exija absolutamente nenhum ruído, poderá não conseguir criar Penedesencas com sucesso, uma vez que são vocais e podem ser muito barulhentas. Ouvirá as suas vozes por todo o lado à vista de um pouco de perturbação. Em suma, poderá tornar-se o inimigo do seu vizinho se não tiver cuidado.
As Penedesencas são aves raras e, como tal, os seus produtos são procurados. Certifique-se de que adquire a raça pura para que a criação do seu bando possa ser muito rentável. Por exemplo, muitas famílias adoram os ovos castanho-avermelhados escuros que põem, o que significa muitos compradores potenciais.
Algumas incubadoras de galinhas Penedesenca
- Privett Hatchery Inc.
- Centro de Preservação de Sand Hill
- Incubadora Meyer
- Incubadora Welp
Resumo
As Penedesencas devem fazer parte do seu bando se quiser criar aves de postura atentas, bonitas e prolíficas. Apesar de o seu temperamento poder dificultar o estabelecimento de uma relação próxima com elas no início, elas habituar-se-ão a si se continuar a prestar-lhes atenção.
Além disso, criá-los desde crias ajuda a diminuir a sua agressividade para consigo e para com outras pessoas. No entanto, não deixe caras desconhecidas na sua companhia, especialmente crianças.
A criação de Penedesencas é também uma vantagem para si, uma vez que são escassas. Se souber comercializar os seus produtos avícolas, os seus ovos castanho-avermelhados escuros podem tornar-se uma fonte significativa de lucro para si. Além disso, estará a contribuir para a preservação de uma raça rara de galinhas.