As galinhas devem comer cascas de ostra?

Não é novidade para nós que queremos o melhor para os nossos pequenos bandos. Temos a certeza de que quer dar às suas galinhas os melhores alimentos de que necessitam. No entanto, os alimentos de qualidade superior e as guloseimas deliciosas não são uma resposta única para a saúde das suas galinhas. Os proprietários podem comprometer o bem-estar das galinhas se não houver grãos de areia e conchas de ostra.

Procura um guia específico de alimentação de galinhas com grãos e conchas de ostra? Mantenha-se informado porque estamos a deixar aqui tudo o que precisa de saber!

O que é exatamente o Chicken Grit?

Se há um suplemento de que as suas galinhas podem necessitar para a sua saúde a longo prazo, esse suplemento começará certamente pelo grit. O grit é constituído por pequenas pedras que ajudam o estômago das galinhas a triturar os alimentos. Em suma, o grit é um auxiliar de digestão dos alimentos para as galinhas.

Vamos devagar e deixar que a sua imaginação faça o seu trabalho. Uma vez que as galinhas não têm dentes, não podem triturar os alimentos que consomem. Mas para obterem os nutrientes e as vitaminas de que necessitam, as galinhas devem reduzir os alimentos a formas pequenas e manejáveis. É aqui que o grão entra no quadro geral do sistema digestivo das galinhas.

Depois de ingerido, o grão desce para o estômago da galinha, onde permanece durante algum tempo. Uma vez totalmente absorvido, o grão ajuda a moela da galinha a decompor a ração numa pasta nutritiva. Sem o grão, os nutrientes e as vitaminas da ração da galinha não seriam úteis.

O pior é que, se houver falta de areia, o intestino da galinha não pode suportar uma grande quantidade de comida. Assim, embora o sistema digestivo da galinha seja eficiente, fará uma pausa se não houver areia suficiente.

Guia de alimentação de galinhas
Montante 30-50 gramas/ano
Quando (Chick Grit) Até 8 semanas de idade

(grão normal) 8 semanas de idade & para além disso

Como -Daily

-Rodada do ano

-Faixa livre

-Recipiente separado ou misto

Granulado vs. concha de ostra: são os dois a mesma coisa?

As galinhas precisam efetivamente de areia. Sem estas pequenas pedras no seu intestino, não conseguem digerir os grãos e arranhar. No entanto, existem dois tipos de areia. Aquilo a que as pessoas normalmente chamam de areia é chamado de areia insolúvel. Por outro lado, existem as conchas de ostra, amplamente referidas como areia solúvel.

As pessoas pensam que a areia e as conchas de ostra são a mesma coisa, uma vez que as lojas locais as misturam frequentemente no mesmo saco. No entanto, embora as galinhas precisem de ambas, as duas são únicas e têm objectivos diferentes.

O grão é uma pequena pedra que vai para o sistema digestivo da galinha e a ajuda a decompor os alimentos sem dentes. A concha de ostra é dissolvida dentro do estômago da galinha, fornecendo cálcio para ajudar as galinhas a pôr ovos.

Assim, enquanto que o principal objetivo da gravilha é a digestão, as conchas de ostra fornecem cálcio à galinha poedeira. Além disso, as galinhas de todas as idades devem ser alimentadas com gravilha insolúvel. No entanto, vale a pena lembrar que apenas as galinhas poedeiras necessitam da gravilha solúvel ou da concha de ostra.

Porque é que as galinhas precisam de Coragem ?

O grão serve os dentes da galinha. É ele que tritura a ração numa papa digerível. Sem o grão, a comida não pode ser levada para o estômago. Quando as galinhas estão inchadas, podem ficar doentes. Para uma nota rápida, eis uma lista dos benefícios do grão para a sua galinha.

  • Ajuda a melhorar a eficiência alimentar.
  • Evita o risco de problemas de colheita e digestivos.
  • Fornece aos frangos elementos e minerais.
  • É uma fonte única de frango para o cálcio.
  • Funciona bem com uma moela de galinha.

Qual a quantidade de grão que as galinhas devem ter?

As galinhas devem ingerir cerca de trinta a cinquenta gramas de areia insolúvel por ano. No entanto, é possível que as galinhas consumam mais areia do que a necessária para a decomposição dos alimentos. Mas, em caso de dúvida, pode dar aos seus pequenos acesso livre. Basta fornecer-lhes areia e deixá-los à vontade.

De acordo com os especialistas, não existe uma overdose de grãos. Os testes mostram que as galinhas consomem mais de cinquenta gramas de grãos por ano, mas só conseguem reter cerca de nove a dezasseis gramas. Todo o excesso de grãos sairá do sistema digestivo da galinha ao fim de algum tempo.

Como & Quando devo alimentar o frango com Grit?

Quando o seu pintainho aprende a engolir as migalhas e a ficar na criadeira, deve ter livre acesso à areia. Nesta altura, é preferível utilizar areia grossa, pois é macia e fácil de engolir. Por outro lado, deve alimentar o seu frango com areia de tamanho adulto quando ele completar dez a doze semanas.

Aqui está uma dica profissional sobre o método ideal para alimentar as suas galinhas com areia. Se der a estas galinhas liberdade de movimentos, onde podem comer o que quiserem, deve garantir que têm areia suficiente para as suas necessidades. Distribua a areia em recipientes separados no galinheiro. Deixe as galinhas consumirem o que precisam.

Para além disso, verifique sempre se a mistura que compra na loja para os seus frangos jovens (18 semanas de idade) não contém cálcio. Quando as frangas ou os pintos jovens consomem cálcio em excesso, isso danifica os seus rins.

Se quiser saber mais sobre o Chicken Grit, pode encontrar mais ideias neste vídeo.

O que é a concha de ostra?

Agora, na segunda parte deste blogue, vamos falar sobre as conchas de ostra. Então, o que são exatamente as conchas de ostra e se deve alimentar o seu frango com elas? Tal como imagina, as conchas de ostra são provenientes das ostras do oceano. A maioria dos donos de galinhas chamava-lhes grão solúvel. E sim, acertou. Também se chamam grão!

A concha de ostra é a fonte mais reconhecida e fiável de cálcio suficiente para as galinhas. Embora, por vezes, se possa pensar que se as galinhas tiverem acesso regular a rações comerciais, não precisarão de grão solúvel, nem sempre é essa a situação. As galinhas poedeiras necessitam de uma camada adicional de cálcio, para além do que obtêm da sua alimentação diária.

Assim, se pensa que a alimentação não fornece às suas galinhas poedeiras o cálcio de que necessitam, dar-lhes conchas de ostra é um excelente suplemento. As conchas de ostra contêm cerca de 95% de carbonato de cálcio para garantir ovos com casca forte para as galinhas poedeiras.

Guia de alimentação com conchas de ostra
Montante 100 gramas com 4% de cálcio todos os dias
Quando Cerca de 18 semanas antes da postura dos ovos
Como -Contentor separado

-Acesso de livre escolha

A necessidade de concha de ostra

Antes de nos aprofundarmos, é melhor ter em conta que nem todas as galinhas devem ter acesso a conchas de ostra. As galinhas que não estão na fase de postura não têm qualquer razão para consumir conchas de ostra. No entanto, as galinhas poedeiras necessitam frequentemente de cálcio adicional.

Esta necessidade está relacionada com o facto de as galinhas poedeiras colocarem nos ovos uma quantidade de cálcio cerca de vinte vezes superior à dos seus ossos. Quer uma recapitulação rápida? Veja a nossa lista das razões pelas quais as galinhas poedeiras precisam de conchas de ostra.

  • Minimiza a possibilidade de os ovos se partirem.
  • Melhora a função cardiovascular da galinha poedeira.
  • Reforça os vasos sanguíneos do frango.
  • Reforça o sistema imunitário da galinha poedeira.
  • Reduz o risco de quaisquer sinais de danos nos ossos da galinha.

Lembre-se sempre de que a alimentação geral da galinha poedeira tem impacto na qualidade e na produção dos ovos. Cuidar bem das galinhas é o mesmo que criar patos para a produção de ovos. As galinhas poedeiras fornecem muitos nutrientes aos seus ovos, o que as torna extremamente sensíveis a carências nutricionais, especificamente de cálcio.

Guia de alimentação com conchas de ostra

Uma excelente forma de alimentar as suas galinhas com conchas de ostra é fornecer-lhes uma tigela separada de conchas de ostra. Pode também utilizar um comedouro separado. Dar às suas galinhas acesso de escolha livre minimiza o risco de oferecer demasiado às outras galinhas que não precisam do cálcio adicional.

As galinhas são inteligentes e sabem quais os nutrientes de que o seu corpo necessita. Alimente as galinhas poedeiras com conchas de ostra durante todo o ano, quer seja verão ou inverno. E, claro, não se esqueça de dar também conchas de ostra às galinhas em muda ou às galinhas chocas.

Mas, mais uma vez, convém recordar que as conchas de ostra são apenas para as galinhas poedeiras. Embora uma pequena porção de cálcio adicional não faça mal às galinhas, o problema surge quando elas têm um excesso. Eis uma lista dos efeitos secundários nocivos do cálcio nos seus bandos.

  • Anomalias nas pernas
  • Problema de metabolismo
  • Insuficiência renal
  • Lesões articulares

De que quantidade de conchas de ostra precisam as galinhas?

Não existe uma quantidade padrão de conchas de ostra para fornecer às suas galinhas poedeiras. Pode sempre deixar uma tigela ou um comedouro separado com conchas de ostra, dando-lhes livre acesso. Mas é melhor não misturar a sua ração de galinha com as conchas de ostra. Fazer isso pode causar problemas.

Sobrecarregar as galinhas com excesso de cálcio conduzirá a futuros problemas de saúde. Por isso, a forma mais segura é confiar no corpo da galinha e deixá-la decidir se quer ou não as conchas de ostra.

Pode misturar-se grão de frango e conchas de ostra?

Sim. Combinar o grão de galinha com as conchas de ostra pode ser uma boa ideia para que as galinhas possam ter acesso a ambos. No entanto, é sempre melhor colocar o recipiente acima do solo para o manter seco e evitar a contaminação. Os proprietários devem também ter um cuidado extra, uma vez que demasiado cálcio das conchas de ostra pode também causar graves problemas de saúde!

Descubra mais sobre o grão e as conchas de ostra para a sua galinha neste vídeo do YouTube da Becky's Homestead.

O que levar

O granulado e as conchas de ostra são essenciais para a saúde e o bem-estar das suas galinhas. Acrescentar estas guloseimas ao menu de alimentação faria de facto a diferença. Ofereça-as ao seu bando e torne-as sempre acessíveis. Embora as duas sirvam para fins diferentes, ambas são necessárias para o bem-estar das suas galinhas a longo prazo!

Esperamos que este guia de alimentação o ajude de alguma forma! Sabe como alimentar as galinhas com cascalho e conchas de ostra? Partilhe connosco através dos comentários!

Rolar para o topo