- De onde vieram as galinhas Brabanter?
- Qual é o seu aspeto?
- O que é que está por detrás dos Brabanters?
- Põem ovos?
- Têm problemas de saúde?
- Três conselhos para a criação de frangos bravios
- Take Care Of A Brabanter agora!
Em qualquer parte do mundo, as probabilidades de ver diferentes tipos de galinhas são muito elevadas. Com tantas raças de galinhas existentes no mundo, elas estão certamente em todo o lado e, por isso, é possível que haja algumas espécies que lhe tenham chamado a atenção.
Uma das que pode ter chamado a sua atenção é a galinha Brabanter. Se é novo no mundo das galinhas e está interessado em criá-las, então precisa de aprender algumas coisas sobre elas. Quanto mais souber sobre elas, mais fácil será para si adicioná-las ao seu bando em crescimento.
De onde vieram as galinhas Brabanter?
Se estiver a investigar diferentes raças de galinhas, descobrirá que cada uma delas tem origens muito interessantes. E não é diferente com a galinha Brabanter. Esta raça em particular também tem um passado fascinante que pode achar digno de nota.
São holandeses?
A origem das galinhas Brabanter remonta à província do sul dos Países Baixos chamada Brabante do Norte, que faz fronteira com algumas partes da Bélgica e onde se situam cidades como Eindhoven e Breda.
Considerada uma raça antiga, uma das primeiras representações da galinha Brabanter pode ser encontrada no pintor holandês Melchior de Hondecoeter, no século XVII. O artista era conhecido pelas suas pinturas com aves, incluindo galinhas.
Apesar das suas origens antigas, a galinha Brabanter passou por um período bastante difícil. Quando outras raças de galinhas foram introduzidas e importadas para a Europa Ocidental, a popularidade da galinha Brabanter desvaneceu-se.
No início do século XX, esta raça de galinhas estava à beira da extinção. Nessa altura, a situação não era nada boa para as galinhas Brabanter e era preciso fazer alguma coisa para evitar que a sua espécie desaparecesse.
Para salvar esta raça, os criadores tiveram de encontrar uma forma de impedir a sua erradicação. Para o seu renascimento, os criadores começaram a cruzar os frangos Brabanter com outras variedades de crista e de barba.
Se não tivessem recorrido ao cruzamento de raças, talvez o mundo tivesse assistido à extinção desta raça em particular para sempre.
Com o seu ressurgimento, os frangos Brabanter voltaram a prosperar, embora continuassem a ser considerados raros. Se compararmos o número de frangos Brabanter no mundo atual, este ainda é bastante reduzido em comparação com outras raças, incluindo até o país de onde são originários - os Países Baixos.
Qual é o seu aspeto?
Se não estiver muito familiarizado com as galinhas Brabanter, existem algumas características que lhes são únicas. Assim que perceber quais são essas características, será muito mais fácil identificar se o que está a ver é uma galinha Brabanter.
Para além de serem considerados raros, os Brabanters são também conhecidos por serem únicos. Há um ar majestoso e glorioso à sua volta, especialmente se os virmos pela primeira vez.
Verificar os tamanhos
Os frangos Brabanter que conhecemos hoje são muito mais pequenos do que os seus antepassados. Como já foi referido, esta raça esteve à beira da extinção, mas com as medidas de cruzamento em vigor, foi reanimada e continua a prosperar, apesar da sua raridade.
Os frangos Brabanter machos normais pesam cerca de 7,5 lbs. A fêmea normal, por outro lado, pesa entre 5,5 - 6 Ibs. Existe também uma variedade bantam que foi criada por volta dos anos 30. O macho e a fêmea pesavam cerca de 30 oz. e 26 oz. respetivamente.
Ver a sua cor e aspeto
Por muito raras que sejam, as galinhas Brabanter oferecem uma grande variedade de padrões e cores de penas, como as seguintes:
- Azul
- Branco
- Preto
- Prata
- Ouro
Embora possa não ser tão comum como as mencionadas acima, as galinhas Brabanter também podem ter cores e padrões como:
- Buff
- Tons de louro com branco e cremeavanda
- Camurça
- Camurça com lantejoulas
- Azul dourado
- Mogno
Uma das características mais distintivas da galinha Brabanter é o seu pente. Em comparação com outras raças, o pente da Brabanter é em forma de V. Com a sua forma única, não bloqueia a sua visão.
Na parte central da cabeça, vê-se um monte de penas, bem como dois cornos vermelhos na parte de trás do bico e à frente da crista. Têm também cristas e barbilhões pequenos, embora alguns nem sequer os tenham.
O que é que está por detrás dos Brabanters?
As galinhas não variam apenas na sua aparência, cada espécie tem a sua personalidade e o seu temperamento, factores essenciais a ter em conta, sobretudo se pretender criar certas raças como a Brabanter.
As galinhas Brabanter são geralmente vistas como ornamentais, mas também podem ter um duplo objetivo: não estão lá apenas para beleza ou para fins de exibição, mas também podem pôr um bom número de ovos por ano.
As galinhas Brabanter são conhecidas por serem inteligentes, doces e amigáveis, calmas e dóceis. Não têm medo de estar perto das pessoas, permitindo que os seus donos as acariciem e brinquem com elas. Para além do seu aspeto único, as galinhas Brabanter têm um ótimo humor, cativando os seus criadores e outras pessoas.
As galinhas Brabanter podem ser bastante barulhentas, mas compensam a sua capacidade de falar com a sua natureza divertida e curiosa. Embora sejam simpáticas, sabem quando e como se defender de ameaças e predadores.
Forragem ou confinamento
Quando se trata de cuidar das galinhas Brabanter, pode deixá-las ao ar livre ou confiná-las num galinheiro. Tal como as outras raças de galinhas, as Brabanter podem procurar alimentos por si próprias. Na verdade, são boas nisso!
Dada a sua capacidade de se alimentarem sozinhos, tenha em atenção que pode não ser suficiente para satisfazer as suas necessidades nutricionais diárias, pelo que deve certificar-se de que os alimenta bem.
As galinhas Brabanter também se dão bem com o confinamento. No entanto, como gostam de trepar e voar, é melhor verificar se o seu galinheiro ou recinto tem uma rede adequada.
Põem ovos?
Tal como as outras galinhas fêmeas, as galinhas Brabanter também põem ovos! E embora alguns digam que só põem ovos na primavera e no verão, parece que algumas galinhas Brabanter também o fazem no inverno!
Uma das características das galinhas Brabanter é o facto de não serem tão chocas como as outras, o que significa que podem pôr um número médio de ovos por ano.
As galinhas Brabanter começam a pôr ovos aos seis meses de idade. Podem pôr cerca de 3 a 4 ovos por semana, o que equivale a cerca de 150 a 200 ovos por ano. Os ovos que põem são grandes e brancos. O número de ovos que as galinhas Brabanter podem pôr num ano não está muito longe do número médio produzido pelas galinhas de capoeira na Austrália.
Uma das características das galinhas Brabanter é o facto de não serem tão chocas como as outras. Embora possam ter vontade de se sentar em cima dos ovos que puseram e chocá-los, não chocam com tanta frequência como as outras galinhas.
Se deseja que as suas galinhas Brabanter ponham pintos saudáveis, deve certificar-se de que os pais também o são. Assim que os ovos da galinha Brabanter são postos, já é possível ver algumas das suas características distintas.
Quando os pintainhos secam, uma das primeiras coisas que se nota são as suas barbas, as diferenças de tamanho entre os pintainhos. À medida que os pintainhos crescem, as suas barbas também crescem, embora de forma lenta mas segura.
Quanto às cristas, estas não são tão visíveis logo que os pintos nascem, sendo provavelmente necessário um período de quinze dias para que se tornem visíveis. Quando as cristas aparecem, é fácil distinguir as diferenças. Todos os outros atributos físicos que tornam os frangos Brabanter únicos começam a aparecer mais algumas semanas após o nascimento dos pintos.
Têm problemas de saúde?
As galinhas Brabanter são conhecidas por serem saudáveis. No entanto, pode haver algumas circunstâncias que as impeçam de viver a sua melhor vida. As galinhas vivem geralmente cerca de 7 a 8 anos e, se as Brabanter não tiverem problemas de saúde, também o podem fazer.
Com as suas cristas e barbas únicas, é aconselhável controlar as suas galinhas Brabanter de vez em quando. Uma das coisas a que deve estar atento são os ácaros das galinhas. Estas pequenas criaturas podem encontrar o seu caminho para as barbas ou cristas das suas Brabanters e fazer delas as suas casas.
Podem morder e extrair sangue das galinhas, causando-lhes desconforto. Em alguns casos, pode ser demasiado para as suas galinhas Brabanter e afetar a sua saúde geral.
Os frangos Brabanters têm tendência para aumentar de peso. Quando isso acontece, há um excesso de gordura no fígado e no abdómen. Quando há depósitos de gordura em excesso no corpo do frango, estes podem danificar o fígado.
As estações do ano também podem afetar a saúde dos seus Brabanters. Embora sejam galinhas resistentes ao frio, sobrevivendo muitas vezes a temperaturas extremas, não devem ser deixadas sozinhas. Os Brabanters podem lutar contra as queimaduras provocadas pelo frio devido aos seus barbilhões e pentes mais pequenos, mas continuam a precisar de algum calor durante os dias mais frios.
Em caso de calor extremo, também podem suportá-lo. No entanto, o calor excessivo pode causar-lhes stress e desidratação, o que pode afetar o seu crescimento e a produção de ovos.
Devido à sua natureza menos agressiva, os Brabanters podem ser alvos fáceis para outras raças de galinhas no galinheiro. Se for esse o caso e as outras galinhas tentarem ser agressivas com eles, podem acabar feridos ou magoados. É melhor mudá-los para um galinheiro diferente ou deixá-los sozinhos.
Três conselhos para a criação de frangos bravios
Os frangos Brabanter têm um estatuto raro. Devido à sua raridade, aqueles que planeiam criá-los e mantê-los devem tomar precauções extra. Quer planeie exibi-los em exposições, mantê-los como animais de estimação ou adicioná-los ao seu bando em crescimento, aqui estão três dicas que deve ter em mente:
1. alimentá-los bem
Uma dieta bem equilibrada, com todas as necessidades nutricionais correctas, é o que os frangos Brabanter saudáveis devem ter. Quer sejam machos ou fêmeas, bantam ou não, precisam da quantidade certa de nutrição.
Para que as suas galinhas Brabanter comecem a pôr ovos, é necessário que estejam 100% bem, o que lhes permitirá produzir ovos saudáveis. Se quiser garantir que estão saudáveis e bem, deve fornecer-lhes a quantidade certa de cálcio, proteínas e tudo o resto.
2. deixá-los pastar
As galinhas Brabanter são óptimas a procurar alimentos. Uma vez que adoram fazer isto, deixe-as andar à solta se tiver espaço para isso. Elas vão certamente adorar. Quando as deixa andar à solta, pode ser uma boa forma de exercício para elas. Em vez de as deixar ficar sentadas dentro do galinheiro durante todo o dia, elas podem fazer o que gostam de fazer e fazer exercício no processo. Isto pode beneficiar muito ambos a longo prazo!
3. mantê-los seguros à noite
Embora as galinhas Brabanter possam ativar os seus mecanismos de defesa quando um predador está por perto, é importante que sejam mantidas em segurança durante a noite. Durante o dia, pode deixá-las soltas numa área aberta e elas podem procurar alimentos e correr.
No entanto, à noite, devem estar num galinheiro à prova de predadores. As suas galinhas de Brabanter podem dormir bem, sabendo que estão protegidas daqueles que lhes podem fazer mal. Como Brananters é um pouco escasso, é aconselhável protegê-las da melhor maneira possível.
Take Care Of A Brabanter agora!
Embora existam numerosas raças de galinhas no mundo, há algumas variedades excepcionais que podem realmente chamar a sua atenção. Isto é particularmente verdade para aqueles que optaram por adotar galinhas Brabanter no seu bando.
Independentemente do que pretenda fazer com elas, as Brabanters são um ótimo complemento para o seu galinheiro. Com a sua natureza doce e cativante, aliada à sua beleza, são excelentes animais de estimação e galinhas de exposição. Podem até produzir um bom número de ovos, contribuindo para as suas pequenas aves de capoeira. Para uma raça tão rara, podem fazer muito no processo.