As galinhas podem comer peixe? (Tipos de peixe, benefícios e riscos)

As galinhas são excelentes caçadoras e consomem tudo o que lhes aparece à frente. Insectos, bagas e verduras estão entre os seus alimentos preferidos. No entanto, necessitam de vários nutrientes na sua dieta. "As galinhas podem comer peixe?", poderá perguntar-se. Continue a ler para descobrir se o peixe é uma excelente fonte de nutrientes para os seus animais de estimação no quintal.

O peixe é saudável para as galinhas?

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, tanto para os seres humanos como para as galinhas, mas seria útil se não alimentasse apenas os seus animais de estimação no quintal com peixe.

As galinhas têm várias necessidades nutricionais que podem ser satisfeitas se as alimentar com ração para aves. O peixe pode ser uma óptima forma de acrescentar variedade à sua dieta.

O valor nutricional do peixe difere consoante a espécie, mas, de um modo geral, o peixe é rico numa variedade de vitaminas e minerais.

Proteína

As galinhas necessitam de uma grande quantidade de proteínas, tal como as outras aves. As proteínas são essenciais para o crescimento das galinhas e para a produção de ovos, mas também ajudam a imunidade, a adaptação ao meio ambiente e outros processos biológicos.

Os veterinários e especialistas em aves de capoeira estimam que as proteínas representam 16-20% do consumo alimentar total de um frango, o que depende, naturalmente, da sua raça, idade e outros factores.

Além disso, as galinhas respondem de forma diferente às proteínas da sua alimentação, cuja absorção depende da qualidade das proteínas e dos aminoácidos que lhes são oferecidos. As proteínas de baixa qualidade têm um impacto diferente no crescimento e na qualidade dos ovos do que as proteínas de alta qualidade.

Agora, qual é o seu papel como criador de galinhas? Deve fornecer alimentos de alta qualidade para as aves. Os alimentos são o principal componente da sua dieta. Certifique-se de que as suas galinhas obtêm as proteínas e outros nutrientes de que necessitam.

Depois, considere adicionar fontes ricas em proteínas à dieta dos seus frangos. Os nutricionistas acreditam que o peixe é de excelente qualidade, podendo ser uma forma fantástica de aumentar o consumo de proteínas dos seus frangos.

No entanto, alguns peixes têm um elevado teor de proteínas, que varia entre 61 e 72%. Além disso, os alimentos ricos em proteínas causam problemas renais e obesidade nas galinhas.

Por isso, a moderação é essencial. Alimente o seu bando com peixes apenas uma vez por semana. Pode também oferecer-lhes peixes quando estiverem em situação de stress, nomeadamente quando estiverem a fazer a muda, a recuperar de um ataque predatório ou a proteger-se do frio extremo.

Nutrientes

O peixe é um dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta, contendo uma grande variedade de minerais e vitaminas.

O peixe contém grandes quantidades de ácidos gordos ómega 3, que beneficiam tanto os seres humanos como os animais. Os ómega 3 reduzem o risco de doenças cardíacas, perturbações neurológicas e doenças auto-imunes.

Por outro lado, o peixe ajuda a tratar doenças cardíacas e a melhorar a formação óssea e a imunidade, como a coccidiose nas galinhas.

O sistema imunitário das galinhas será reforçado se comerem peixe. Os probióticos presentes no peixe são compatíveis com o bioma existente no intestino das galinhas. A adição de peixe fortalece os seus intestinos.

O sistema imunitário das galinhas centra-se nos intestinos e as galinhas podem processar os alimentos de forma mais eficiente, o que resulta em menos doenças.

Alguns outros nutrientes encontrados em diversas variedades de peixe estão listados abaixo:

Peixe Nutrientes
Halibute Niacina, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina B12
Atum Cálcio, zinco, vitaminas B, magnésio, potássio, fósforo, colina
Bacalhau Vitamina B12, magnésio, potássio, colina, iodo
Tilápia Vitamina B12, vitamina D, selénio, potássio, fósforo, niacina
Pollock Colina, ferro, cálcio, magnésio, selénio, fósforo
Peixe-gato Selénio, sódio, tiamina, potássio
Arinca Fósforo, selénio, niacina, sódio

Existem inúmeras opções de peixe que pode dar às suas galinhas. Pode comprar muitos destes peixes na loja e quase de certeza que os come. Por isso, se quiser dar peixe às suas galinhas, compre mais na sua loja. Depois dê-lhes os restos.

Que tipos de peixe não se devem dar às galinhas?

Se servir peixe aos seus companheiros de quintal, tenha em atenção que alguns peixes têm um teor de mercúrio mais elevado do que outros. A ingestão de peixe contaminado é uma das principais fontes de envenenamento por mercúrio na América.

O envenenamento por mercúrio em galinhas pode ser consideravelmente mais mortal do que em pessoas. Uma vez que as galinhas são mais pequenas do que os humanos, mesmo níveis mínimos de mercúrio podem causar danos.

De acordo com o Natural Resources Defense Council (NRDC), evite as seguintes espécies de peixe, uma vez que apresentam níveis elevados de mercúrio:

  • Olho-de-vidro laranja
  • Tubarão
  • Carapau
  • Peixe-azulejo
  • Marlim
  • Peixe-espada
  • Raio
  • Solha escura
  • Ling
  • Peixe-gema

O atum também pode aumentar os níveis de mercúrio, mas apenas se for consumido frequentemente e em quantidades significativas.

Além disso, evite peixes com elevado teor de gordura, como o arenque e o salmão. As gorduras extra são más para as galinhas, tal como o são para os humanos, podendo causar uma série de doenças, como a Síndrome da Morte Súbita.

As galinhas podem comer peixe cru?

O peixe cru é seguro para as galinhas comerem. Se vai dar peixe cru às suas galinhas, corte-o em pedaços pequenos. É mais provável que elas consumam todo o peixe desta forma, e não haverá restos.

As galinhas podem comer peixe cozinhado?

O peixe cozinhado é seguro para as galinhas consumirem. Pode escalfar, cozer, assar ou grelhar o peixe. As galinhas podem comer peixe cozinhado desde que não sejam adicionados temperos ou óleo.

Quando o peixe é caro, misturá-lo com ração para galinhas é uma excelente forma de poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, dar às suas aves um saboroso petisco de peixe.

Em alternativa, pode cortar o peixe em tiras mais pequenas ou servi-lo inteiro. Se o peixe tiver espinhas grandes e irregulares, corte-as em pedaços mais pequenos. Deite fora as espinhas maiores enquanto as corta, para que os frangos não tenham problemas com elas.

Os frangos podem comer peixe inteiro?

Curiosamente, as galinhas podem consumir facilmente peixes inteiros, comendo e digerindo rapidamente espinhas, carne, escamas, cabeça e cauda. Não tem de se preocupar em envenenar ou matar o bando se lhes atirar um peixe inteiro.

As galinhas comem um peixe inteiro, quer esteja cru ou cozinhado. Quando uma galinha encontra uma espinha demasiado grande para comer, muitas vezes bica a carne da espinha.

As galinhas são autoconscientes e normalmente não se preocupam muito com a sua saúde. O risco não é excecionalmente elevado, mas é essencial estar atento.

As galinhas podem comer espinhas de peixe?

As espinhas de peixe são comestíveis para as galinhas, mas podem criar problemas, dependendo do seu grau de afiação e da sua massa.

Podem partir-se, causando complicações para as suas galinhas antes e depois do consumo. Podem danificar a garganta e os órgãos internos das galinhas. Os ossos podem partir-se e ficar presos na garganta à medida que descem.

Por isso, retirar os ossos mais afiados e maiores antes da alimentação pode ser benéfico. Também pode partir os ossos antes da alimentação, mas terá de vigiar as suas galinhas porque elas vão comê-los.

As sardinhas são um tipo de peixe em que as espinhas podem não ser um problema, pois são minúsculas e desfazem-se se forem comidas.

O cálcio é abundante nas espinhas das sardinhas, pelo que estas podem ajudar os seus animais de estimação a obter mais cálcio, que é necessário para o desenvolvimento e produção de ovos.

O sistema digestivo dos frangos é bastante robusto, podendo decompor ossos moles e pequenos sem dificuldade. As espinhas de peixe cozinhadas são também mais delicadas.

As galinhas podem comer tripas de peixe?

As galinhas podem comer tripas de peixe, mas são muito melhores quando cozinhadas. As ténias podem ser encontradas nos estômagos de alguns peixes e não se quer que infectem o seu bando. Cozinhar matará os parasitas.

As tripas de peixe são uma óptima fonte de alimento para as suas galinhas, mas existem certos riscos associados à sua administração.

Embora as galinhas possam consumir tripas de peixe, sirva-as depois de terem sido cozinhadas. Se quiser evitar que o seu bando apanhe parasitas internos, cozer primeiro os intestinos reduz significativamente as hipóteses.

As galinhas podem comer peixe enlatado?

Os aditivos, como os conservantes e os aromatizantes, encontram-se normalmente no peixe enlatado. Embora o peixe em si possa não ser prejudicial para as suas galinhas, os aditivos podem sê-lo.

O peixe enlatado pode ser uma óptima alternativa em vez de alimentar prontamente com peixe cru. O peixe fresco é mais caro do que o peixe enlatado. Há alguns aspectos a ter em conta se estiver a pensar em alimentar o seu bando com peixe enlatado.

É preferível escolher peixe conservado em água, pois o peixe enlatado conservado em óleo tem demasiada gordura. Quando escolher peixe enlatado, olhe também para o rótulo, pois é preferível que tenha pouco sal e não tenha quaisquer adoçantes adicionados.

As galinhas podem comer peixe estragado?

Não deve oferecer peixe estragado às suas galinhas. O peixe estragado serve de terreno fértil para uma variedade de bactérias perigosas. Permitir que as suas galinhas comam peixe estragado pode expô-las a diferentes infecções, incluindo intoxicação alimentar. Podem também morrer.

Normalmente, o peixe estragado cheira mal. O odor é praticamente insuportável. Um peixe em decomposição terá uma descoloração considerável, para além de um odor desagradável.

Se notar sinais de que o peixe está estragado, não o dê às galinhas. As galinhas têm um olfato fraco e podem não ser capazes de perceber se o peixe está estragado. Por isso, nunca se deve esquecer de deitar fora o peixe estragado.

As galinhas podem comer peixe seco?

O peixe seco é fantástico porque dura muito tempo e é mais fácil de desfazer em pequenas quantidades. Considere o peixe seco quando planear como comprar ou preparar peixe para os seus amigos do quintal.

O peixe seco é também um excelente método para lhes fornecer os minerais e as proteínas que se encontram no peixe. Não terá de se preocupar com a deterioração do peixe.

Pode adicionar ocasionalmente peixe seco à ração habitual das suas galinhas ou oferecê-lo como uma guloseima saborosa.

Resumo

As galinhas podem comer peixe? As galinhas podem comer peixe e espinhas de peixe. Também podem consumir as escamas, as tripas e qualquer outra parte do peixe. O peixe é geralmente seguro e saudável para as suas aves. Tem uma vasta gama de minerais, incluindo vitaminas e proteínas, benéficas para as suas galinhas.

Rolar para o topo