- O que é o Chicken Scratch?
- Ração para galinhas: a diferença
- Directrizes para a alimentação com grãos de raspadinha
- Os perigos de dar raspagem de galinha às aves de capoeira
- Receita de grãos de raspadinha de frango caseiro
- Resumo
A criação de galinhas pode ser agradável, especialmente se as recompensar ocasionalmente. Uma óptima maneira de o fazer é alimentando-as com raspa de galinha, que é algo que a maioria das raças de galinhas adora. O que é a raspa de galinha e como deve ser utilizada?
O que é o Chicken Scratch?
A raspagem para galinhas é um tipo de ração que consiste em diferentes tipos de sementes e grãos que as galinhas gostam de comer. Por exemplo, pode conter milho rachado, cevada, trigo, aveia ou sementes de girassol. Considerada uma guloseima, as aves "raspam" na terra para apanhar até ao último pedaço, daí o nome.
A raspadinha pode ter tido origem nos primeiros agricultores, que deitavam fora os restos de cereais e sementes para as galinhas remexerem. As galinhas adoravam a comida e os agricultores conseguiam evitar desperdícios desnecessários dando-lhes essa comida.
Ração para galinhas: a diferença
Embora a raspagem e a ração para galinhas sejam ambos tipos de alimentos, existem ainda algumas diferenças entre eles. A maior delas diz respeito ao valor nutricional. As rações comerciais para galinhas são fortificadas com minerais e nutrientes como o selénio e o carbonato de cálcio, o que garante aves saudáveis e ovos de alta qualidade.
O Scratch, por outro lado, é como uma comida de plástico para as galinhas, porque não tem os nutrientes que se encontram na ração comercial para galinhas. Como tal, não é recomendado como um alimento básico. Em vez disso, pode dá-lo às suas galinhas apenas ocasionalmente para complementar a sua dieta ou como um mimo.
Uma vez que contém ingredientes de maior qualidade, a ração normal para galinhas custa mais. Mesmo assim, o seu dinheiro extra compensará a longo prazo com uma maior produção de ovos. Além disso, as galinhas bem alimentadas produzem mais carne de melhor valor nutricional quando são abatidas.
Algumas outras diferenças significativas entre a raspa e a ração para galinhas incluem:
- Teor proteico: Os alimentos de alta qualidade para frangos contêm entre 15 e 18% de proteínas, ao passo que a raspa de frango tem normalmente menos de 10% de proteínas.
- Teor de cálcio: A alimentação das galinhas deve ter um teor de cálcio de cerca de 3%. Por outro lado, a raspa das galinhas contém normalmente pouco ou nenhum cálcio. Um baixo teor de cálcio pode resultar em cascas de ovos muito finas.
- Os alimentos para frangos não favorecem a atividade de coçar: Por conseguinte, as galinhas podem não estar motivadas para procurar insectos, revirar a cama e manter as condições sanitárias.
- Pode comprar arranhões para galinhas em lojas de departamentos ou de artigos para animais de estimação. A ração para galinhas, por outro lado, normalmente só está disponível em lojas de produtos agrícolas.
Directrizes para a alimentação com grãos de raspadinha
Agora que já sabe a diferença entre a raspagem para galinhas e a ração normal, pode aprender a utilizá-la. Quando administrada corretamente, a raspagem para galinhas pode ser uma solução económica para dar às suas galinhas. Eis algumas noções básicas a considerar.
Quanto alimentar
Apesar do seu baixo valor nutritivo, a raspa de galinha pode ser dada às galinhas, mas é necessário garantir que a alimentação das galinhas não seja essencialmente composta por raspa. Por conseguinte, uma orientação a seguir consiste em garantir que não mais de 10% da alimentação das galinhas seja constituída por grãos de raspa.
Um sinal de que se está a alimentar com demasiados restos de comida é o facto de haver muitos restos de comida. Quando as galinhas estão cheias, deixam restos no chão, onde podem ficar molhados e mofados. Os restos de comida também podem atrair insectos e parasitas. Sempre que houver restos de comida, deve limpá-los imediatamente. Tome nota da quantidade que está a deitar fora para poder ajustar a sua alimentação da próxima vez.
Uma boa regra geral consiste em alimentar as suas aves apenas com a quantidade que elas podem consumir num período de 20 minutos. Após esse período, deve limpar os restos de comida.
Com que frequência alimentar o Scratch
Desde que não se excedam os limites recomendados, não existe um intervalo definido para alimentar as galinhas com raspadinha. Alguns agricultores dão-na diariamente, enquanto outros o fazem apenas ocasionalmente. Depende dos seus hábitos alimentares e da disponibilidade de ração ou raspadinha para galinhas.
Os que alimentam as galinhas com raspadinha diariamente misturam-na frequentemente com a ração normal para galinhas, o que é uma óptima forma de garantir que não as alimenta em excesso. No entanto, se optar por este método, não deve dar raspadinha adicional como guloseima, pois isso resultaria em sobrealimentação.
Quando é que se deve alimentar o Scratch?
Quando as aves são criadas pela primeira vez, muitas pessoas coçam-nas porque isso ajuda a criar confiança. Desta forma, podem ensinar as aves a comer da sua mão, o que pode facilitar a recolha de ovos no futuro. No entanto, se já cria aves há algum tempo mas nunca as coçou, nunca é tarde para começar.
Muitos treinadores afirmam que a raspagem das galinhas ajuda a que estas se sintam suficientemente confortáveis para serem manuseadas e se tornarem animais de estimação.
Uma das vantagens de dar o "scratch" é que incentiva o comportamento natural de coçar. Assim, se as suas galinhas estiveram recentemente inactivas devido a doença ou mau tempo, dar-lhes o "scratch" pode ajudá-las a recuperar os seus níveis de atividade.
Tal como os seres humanos, as galinhas necessitam de alimentos adicionais durante o inverno. Por isso, pode querer dar às galinhas uma coçadela durante um período de frio. Ao fazê-lo, estimulará o seu sistema digestivo a produzir calor e ajudará a manter as aves quentes. Embora a coçadela possa ajudar as galinhas a manterem-se quentes, nunca deve alimentar mais de 10% da sua dieta com coçadela. Se as suas galinhas continuarem a necessitar de alimentos adicionais, forneçasob a forma de ração normal para galinhas.
Pode ser útil dar uma coçadela antes da hora de deitar, o que ajudará as galinhas a sentirem-se saciadas à noite, para que possam ter uma boa noite de sono.
Os perigos de dar raspagem de galinha às aves de capoeira
O fornecimento de ração para galinhas pode ter efeitos positivos e negativos tanto para as aves como para os seus tratadores. A mistura é geralmente composta por milho, trigo, cevada e alguns suplementos minerais que contribuem para a nutrição geral da dieta. No entanto, também apresenta riscos quando administrada acima da dose recomendada. Alguns efeitos nocivos são:
- Obesidade
- Malnutrição
- Infestação de pragas
Alimentar as suas galinhas com ração de raspagem pode ter efeitos positivos e negativos. A ração de raspagem para galinhas é uma mistura de milho, trigo, cevada e minerais que fornece uma nutrição importante para os seus amigos de penas. No entanto, também é arriscada se for dada em quantidades demasiado grandes.
Se os alimentar em excesso com raspa de galinha, podem sofrer de subnutrição devido à falta de nutrientes necessários ou de problemas de aumento de peso, como a obesidade sem exercício suficiente, o que afectará a sua capacidade de pôr ovos.
Os hábitos de armazenamento inadequados são o que pode levar à infestação de pragas, especialmente ratos, durante certas estações. Eles deixam excrementos que espalham doenças entre o rebanho, levando à contaminação e resultando em propagação viral entre os habitantes da sua fazenda.
Utilizada com moderação, é pouco provável que a raspagem afecte a saúde das galinhas ou as suas capacidades de postura. Por isso, se notar um declínio na saúde ou uma diminuição da produção de ovos, isso pode indicar que está a dar demasiada raspagem. Reduza a quantidade que está a oferecer ou elimine-a completamente. Se não notar qualquer melhoria, consulte um veterinário.
Receita de grãos de raspadinha de frango caseiro
Tal como acontece com a ração para galinhas, pode comprar a raspadinha a granel. Mesmo assim, pode desejar fazer a sua própria raspadinha em casa. Fazer a sua própria raspadinha é, muitas vezes, mais económico e dar-lhe-á uma sensação de realização.
Também lhe permite controlar melhor os ingredientes para evitar ingredientes artificiais, OGM ou aditivos desnecessários. Eis uma receita básica que pode utilizar para criar a sua própria fornada de frango de raspadinha:
Adicione os seguintes ingredientes a uma tigela grande ou a uma banheira de jardim:
- 1 parte de milho estalado
- 1 parte de cevada
- 1 parte de trigo
- 1 parte de aveia
- 1 parte de sementes de girassol
- 1 parte de ervilhas
Misture os ingredientes acima à mão até estarem uniformemente distribuídos. Armazene num recipiente hermético até estar pronto a usar. Mantenha este recipiente num local seco com ventilação adequada e verifique regularmente se há sinais de deterioração.
Não é necessário utilizar todos os ingredientes acima referidos na sua raspadinha de galinha caseira. Por isso, se tiver apenas alguns dos itens, pode fazer uma deliciosa refeição de raspadinha que as suas galinhas irão certamente apreciar.
Se estiver com um orçamento limitado, pode até querer limitar o número de sementes de girassol que utiliza, uma vez que isso pode aumentar significativamente o custo de fazer uma receita de raiz.
Variações
Para uma maior variedade, pode acrescentar algumas mãos-cheias dos seguintes produtos:
- Passas de uva
- Arandos secos
- Amendoins
- Sementes de abóbora
Para fazer uma raspadinha de galinha caseira, pode comprar um saco de um produto comercial que contenha grãos, como milho rachado, aveia ou trigo, e depois adicionar outros ingredientes em casa. Esta é uma excelente alternativa se tiver apenas algumas galinhas e não quiser comprar vários sacos de grãos.
Também pode misturar e combinar os ingredientes com base nas preferências das suas galinhas. Algumas pessoas até adicionam alguns restos de mesa, tais como arroz, brócolos ou cascas de melancia. Ao alimentar com restos de mesa, evite os seguintes produtos potencialmente tóxicos:
- Alimentos gordurosos, como fritos ou produtos gordurosos, molho, etc.
- Carnes
- Ovos ou pratos à base de ovos
- Leite ou produtos lácteos
- Batatas e cascas de batatas (apenas batatas russas; as batatas doces não são, de facto, prejudiciais para as galinhas)
- Pão bolorento (também se deve usar pão apenas em quantidades mínimas)
Resumo
Os métodos modernos de alimentação não alteraram a necessidade ou o desejo de utilizar a raspagem de frango. Utilize-a de forma sensata e notará alguns benefícios muito positivos ao suplementar a dieta das suas galinhas com raspagem.