Porque é que as suas galinhas estão a pôr ovos moles - Causas & amp; Tratamento

Quer seja um criador de primeira viagem ou um criador experiente, é provável que, de vez em quando, veja as suas galinhas a pôr ovos moles. Embora possa ser uma visão assustadora, o problema geralmente não é muito grave. No entanto, há uma longa lista de causas a verificar.

É provável que as galinhas ponham ovos moles se forem demasiado jovens ou demasiado velhas. A deficiência de nutrientes, especialmente a falta de cálcio, magnésio e vitamina D, é outra causa potencial. As doenças respiratórias, como a bronquite, e as condições de vida desfavoráveis também podem ser as culpadas pelas cascas de ovos moles.

Continue a ler enquanto exploramos as causas dos ovos de borracha e a forma de os prevenir.

O que afecta a resistência da casca do frango?

Na maioria dos casos, um ovo de borracha não é um sinal de um problema grave subjacente, uma vez que pode ser tão inofensivo como um ovo partido. No entanto, se não desaparecer com o tempo, deve ir mais fundo e tomar medidas. Eis o que deve procurar:

Idade

O cálcio é o mineral número um que determina a qualidade das cascas dos ovos. As galinhas poedeiras utilizam os depósitos de cálcio dos seus ossos e o que absorvem da sua alimentação no processo de formação da casca. Mas os seus depósitos de cálcio esgotam-se à medida que envelhecem e ultrapassam a idade de postura. Como resultado, a qualidade das cascas dos ovos deteriora-se.

Se a sua galinha acabou de atingir a idade de pôr ovos, o seu corpo precisa de algum tempo para se adaptar. Por isso, não se preocupe se vir ovos de borracha nas primeiras vezes. O problema desaparecerá por si próprio.

Condições físicas

Embora as galinhas poedeiras não sejam animais de alta manutenção em comparação com outros animais de criação, a frequência e a qualidade da postura dos ovos podem ser afectadas quando sofrem de stress.

Talvez já tenha ouvido falar, ou experimentado em primeira mão, que uma galinha deixou de pôr ovos depois de ter sido assustada por outro animal da quinta, por um predador ou por um humano.

Mesmo que continue a pôr ovos, é possível que os ovos sejam mais pequenos ou de casca mole, porque o stress pode afetar a produção dos materiais necessários para a formação da casca ou forçar os ovos a descer pelo oviduto mais depressa do que o normal.

Tempo

O calor é outro grande fator de stress que é difícil para o corpo das galinhas devido às suas limitações fisiológicas.

Uma vez que as galinhas não dispõem de um mecanismo de arrefecimento eficaz no seu corpo, precisam de estar protegidas de temperaturas elevadas. Caso contrário, o excesso de calor pode interferir com o processo de formação da casca, uma vez que não permite que certas proteínas façam corretamente o seu trabalho de calcificação. É por isso que se vêem mais ovos moles no galinheiro quando o tempo está quente.

Deficiências de nutrientes

Se tem a certeza de que as suas galinhas poedeiras estão todas mimadas e confortáveis, vá mais fundo e procure os possíveis culpados no seu interior.

O processo de postura dos ovos é complexo e necessita de vários minerais para formar a casca do ovo à volta da membrana.

Como já foi referido, o mineral mais importante para a formação da casca do ovo é o cálcio. A falta de cálcio pode perturbar todo o processo de produção de ovos, levando a uma postura prematura ou mesmo a uma paragem total do processo.

Além disso, a vitamina D3, as proteínas e os aminoácidos, a vitamina C, o fósforo, os minerais vestigiais como o zinco, o magnésio e o cobre, e até os electrólitos são essenciais para manter as cascas de ovo duras e normais.

Doenças

Se excluir os factores acima referidos, há uma grande probabilidade de as suas galinhas poedeiras estarem a sofrer de uma doença que afecta a formação da casca. As doenças podem conduzir diretamente a uma deficiência de nutrientes ou a depósitos de nutrientes empobrecidos, porque o corpo da galinha afecta os seus recursos para combater a doença.

A síndrome da queda dos ovos é uma causa comum de cascas de ovos moles. A doença viral pode afetar várias ou todas as galinhas poedeiras. No entanto, tem diferentes manifestações e padrões de transmissão, pelo que serão necessários testes laboratoriais para um diagnóstico definitivo.

Além disso, uma variedade de doenças pode perturbar o processo, pelo que deve ser minucioso ao identificar a causa principal. Eis uma lista de potenciais doenças que podem provocar ovos moles:

  • Gripe aviária
  • Osteoporose
  • Micoplasmose
  • Infeção do oviduto
  • Doença de Newcastle
  • Problemas nas glândulas da concha
  • Bronquite, laringotraqueíte ou outras doenças respiratórias

Genética

As predisposições genéticas são outro fator, ainda que menos comum, que conduz a ovos moles. A investigação demonstrou que a genética afecta a qualidade da casca do ovo, sendo que algumas espécies têm cascas mais fortes do que outras.

Por vezes, os agricultores recorrem à reprodução selectiva para prolongar o período de postura das galinhas. Embora esta prática faça sentido do ponto de vista económico, pode afetar a qualidade da casca do ovo, uma vez que quanto maior for o período de postura, menor será a resistência da casca do ovo.

Assim, se tiver excluído todas as questões acima referidas, o problema pode ter a ver com os genes da galinha, sobre os quais tem muito pouco controlo.

Como evitar os ovos moles

Se as suas galinhas puserem ovos moles, deve tomar medidas imediatas, especialmente se isso ocorrer repetidamente ou se for generalizado no seu bando. Não só pode afectá-lo financeiramente, como também pode ser prejudicial para as suas galinhas poedeiras. Por exemplo, se os ovos moles se partirem dentro do oviduto, isso pode provocar infecções ou mesmo matar a ave.

Aumentar os micronutrientes da dieta

Dar às suas galinhas uma dieta saudável com minerais e vitaminas essenciais evita a formação de cascas de ovos de borracha.

Uma vez que a deficiência de cálcio é a principal causa, assegure-se de que as suas galinhas poedeiras têm cálcio suficiente na sua alimentação. Os suplementos de cálcio e as cascas de ostra ou de ovo esmagadas são um ótimo ponto de partida.

No entanto, o cálcio não é o único nutriente de que as suas aves necessitam. Eis os mais importantes:

  • Vitamina D3. É vital para a absorção de cálcio e para a prevenção de cascas de ovos moles. Por isso, certifique-se de que as galinhas o recebem em quantidade suficiente através da sua alimentação ou de suplementos. Além disso, faça com que as suas galinhas fiquem ao ar livre ao sol para obterem uma dose saudável de vitamina D3. Se vive numa zona com dias curtos, utilize luzes artificiais para garantir que o seu bando tem os recursos necessários para produzir as hormonas vitais para a formação dos ovos.
  • Probióticos A saúde do intestino é também um fator determinante para a resistência da casca do ovo. Por isso, certifique-se de que lhes dá probióticos suficientes. O iogurte é um ótimo complemento que pode ajudar na saúde do intestino e arrefecê-lo para evitar o stress térmico.
  • Alimentação em camadas Troque a ração de crescimento por uma dieta de poedeiras para dar às suas galinhas, especialmente às frangas, os minerais necessários para pôr ovos.

Criar um ambiente saudável para a postura e a vida dos ovos

Se os ovos de borracha forem provenientes de condições de vida precárias, é necessário renovar o galinheiro.

A conceção do galinheiro deve proporcionar às galinhas um ambiente sem stress e com a temperatura adequada. A caraterística mais importante é o espaço adequado para cada galinha, a fim de evitar uma área de repouso sobrelotada e o stress.

Embora deva considerar factores de conceção baseados no clima e na temperatura da zona em que vive, há alguns factores gerais que deve ter em conta:

Ventilação

Como já foi referido, a gestão do calor é fundamental para evitar que as cascas dos ovos fiquem moles. Além disso, a falta de ventilação e os excrementos das galinhas amontoados podem causar problemas respiratórios provocados pelo amoníaco. Por isso, dê à sua capoeira muita ventilação, acrescentando janelas e portas sempre que possível para expelir os odores e os gases.

As aberturas de ventilação e as ventoinhas também são boas ideias para as zonas mais quentes. E lembre-se, nunca é demais ventilar, porque os maus cheiros e o amoníaco pioram com o tempo, pelo que é necessária mais ventilação.

Pavimento fácil de limpar

O cocó das galinhas provoca indiretamente ovos de casca fina, uma vez que provoca infecções. Por isso, é necessário construir o seu galinheiro com materiais e desenhos fáceis de limpar.

A madeira não tratada é um dos piores materiais para um galinheiro, especialmente a parte inferior. É a que fica mais suja por causa de todo o cocó das galinhas que se acumula. Para piorar a situação, a madeira não tratada tem perfurações que absorvem a humidade e a sujidade, tornando inúteis quaisquer esforços de limpeza.

Em vez disso, um fundo de vinil ou de madeira pintada evita estes problemas, tornando o galinheiro fácil de limpar.

Segurança e proteção

Para evitar que as cascas dos ovos fiquem moles devido ao stress, é necessário conceber o galinheiro de forma a protegê-lo ao máximo. Tem de ser à prova de predadores para manter afastados todos os tipos de predadores, mesmo os que escavam o chão.

Aqui está um vídeo útil que mostra como tornar o seu galinheiro à prova de predadores:

O calor é o próximo item da lista. Dê às suas galinhas uma área fresca e sombreada para descansarem e coloque os bebedouros fora do galinheiro, num local fresco. Desta forma, as suas meninas podem refrescar-se enquanto bebem água e o excesso de humidade não se acumula dentro do galinheiro.

Leve a galinha a um veterinário

Se as galinhas estiverem a pôr ovos moles devido a uma doença, é necessário levá-las a um veterinário de aves. A menos que apresentem outros sintomas, estas doenças podem ser difíceis de diagnosticar. Assim, o veterinário deve efetuar um exame pente a pente para encontrar a causa subjacente e tomar medidas imediatas.

Os ovos moles são seguros para comer?

Embora possa sentir-se tentado a consumir um ovo translúcido para evitar desperdícios, não o recomendamos.

A casca de ovo dura que envolve a membrana é suposto manter as bactérias e os micróbios afastados. Sem esta casca protetora, nunca se saberá o que encontrou no seu interior.

O consumo de ovos de casca fina pode provocar infecções como a salmonela, pelo que é preferível ter cuidado e deitar fora os ovos defeituosos ou alimentá-los a outros animais de criação.

Resumo

Se as suas galinhas estão a pôr ovos moles, não entre em pânico, embora estes possam ter muitas implicações económicas e sanitárias. E uma vez que muitos factores podem estar em jogo, é necessário um exame minucioso. Pode tratar-se de uma simples falha de produção pontual ou de uma doença grave que afecta todo o seu bando.

Rolar para o topo