O guia completo para utilizar o fertilizante de cocó de galinha

Sim, leu bem, o cocó de galinha pode ser transformado em fertilizante e nós estamos aqui para lhe contar tudo sobre isso. Aqui está o guia completo para usar fertilizante de cocó de galinha.

As galinhas são mágicas por direito próprio. Esta ave pode dar-te ovos e carne para comeres. Além disso, pode dar-te fitas azuis ou medalhas de ouro para exibires. Claro que não nos podemos esquecer de mencionar que as galinhas também podem ser grandes companheiras de quintal.

Bem, não é só isso que as galinhas podem fazer. Parece que estas aves também podem dar fertilizante para o seu jardim!

Como utilizar o fertilizante de cocó de galinha?

Usar fertilizante de cocó de galinha é fácil!

Primeiro, decida o que quer cultivar. Depois disso, verifique o tamanho da área que tem de fertilizar. Estas coisas dir-lhe-ão a quantidade de fertilizante de cocó de galinha que tem de usar.

Diferentes plantas necessitam de diferentes quantidades de fertilizante e, naturalmente, quanto maior for a área, mais fertilizante será necessário.

Depois disso, decida quando vai começar a plantar. Os fertilizantes precisam de algum tempo para funcionar. O fertilizante de cocó de galinha não é diferente dos outros.

Geralmente, deve deixar de utilizar o fertilizante de excrementos de galinha 3 a 4 meses antes da época da colheita. Quanto mais próxima a colheita estiver do solo, mais cedo deve parar.

Por fim, misture o adubo com o solo, a uma profundidade de cerca de 5 a 10 cm.

Não te esqueças de espalhar o produto de forma homogénea, para que todas as plantas recebam um pouco do produto.

Como fazer fertilizante de cocó de galinha?

Se é um criador de galinhas, talvez queira começar a fazer o seu próprio fertilizante de cocó de galinha. Não há razão para desperdiçar todo esse cocó de galinha!

Fazer cocó de galinha requer algum esforço, mas é fácil de fazer e, sem dúvida, rentável.

Preparação

Em primeiro lugar, é necessário planear a forma como vai recolher o cocó dos seus frangos. Assim, na fase de preparação, vamos discutir as diferentes formas de recolha.

Treino do bacio

Sabia que pode treinar as galinhas a fazer cocó? É uma maneira de o fazer. Desta forma, os excrementos da sua galinha ficarão num só sítio e será mais fácil recolhê-los.

Se quiser saber mais sobre como treinar as suas aves, pode consultar aqui.

Não está pronto para o desafio? Não se preocupe, ainda temos outras opções.

Veja este próximo.

Galinheiros portáteis

Pode optar por um método de galinheiro portátil.

Neste caso, é necessário um galinheiro que não tenha chão.

Neste caso, coloca-se o galinheiro no local onde se pretende plantar algumas coisas. Mais uma vez, não deve haver chão. Acrescente algumas camas e deixe as suas galinhas fazerem as suas necessidades nessa área durante algum tempo.

Ao fim de algum tempo, as roupas de cama e os excrementos de galinha terão-se acumulado até uma certa quantidade. Nessa altura, já terá todos os materiais de que precisa. Além disso, terá os materiais no sítio onde precisa deles.

Depois disso, pode deslocar o galinheiro para um novo local.

Se gosta deste método, pode aprender mais sobre ele:

Com este método, todas as partes do processo ocorrem num único local.

Como pode ver, não oferece muita flexibilidade e, por isso, este método não funciona para algumas pessoas. Se for esse o seu caso, pode tentar a nossa última estratégia.

Método padrão

O método padrão é provavelmente o mais fácil de executar.

Sabe como limpar um galinheiro? Se sim, pode muito provavelmente seguir este exemplo.

Tudo o que tem a fazer é adicionar alguma cama ao seu galinheiro. Recolha-a sempre que planear colocar nova cama. Finalmente, coloque os materiais recolhidos num contentor ou pilha de compostagem designado.

Os Verdes e os Castanhos

Vamos esclarecer rapidamente o que são os verdes e os castanhos antes de passarmos à parte seguinte. Estes termos são importantes porque os iremos mencionar mais tarde.

As verduras referem-se ao cocó de galinha, mas também podem referir-se a coisas húmidas como restos de fruta e vegetais.

Os castanhos referem-se à roupa de cama, mas também podem referir-se a coisas secas como papel e caixas de cartão.

Criação

Quando tiveres todos os materiais, podes começar a criar o teu fertilizante de cocó de galinha.

Recentemente, falámos sobre a forma de fazer compostagem de excrementos de galinha para os transformar em estrume. Aí, discutimos em pormenor todo o processo de produção de estrume de galinha. Se quiser, pode consultar essa discussão.

Se não tiver tempo, não precisa de se preocupar, pois faremos aqui um resumo de algumas partes.

Agora que já tem tudo, deve misturar os materiais. É importante lembrar que é necessário um equilíbrio entre os verdes e os castanhos. Não queremos dizer que deve haver partes iguais de verdes e castanhos.

É bom ter mais material castanho do que verde, mas não deve haver demasiado material castanho. Caso contrário, o processo de compostagem pode não acontecer. O seu monte deve ter cerca de 2-3 partes de material castanho e 1 parte de material verde.

Depois de ter encontrado a proporção mais adequada para si, deve adicionar um pouco de água. A pilha deve ficar macia e húmida. Não a deixe ficar encharcada ao ponto de a água já estar a pingar ou a encharcar.

Finalmente, pode começar a misturar.

Uma vez que o calor está envolvido, certifique-se de que utiliza uma pá ou algo do género quando misturar o monte. Não queremos que se queime!

Se a pilha não estiver a aquecer, pode haver um problema. Pode consultar aqui algumas soluções possíveis.

Não se esqueça de misturar o monte de vez em quando. Infelizmente, não estará pronto a ser utilizado durante, pelo menos, mais cinco a seis semanas.

Quando a sua pilha começar a ficar com uma cor mais escura e a libertar um cheiro a terra, então pode começar a utilizá-la.

Cuidados e considerações sobre a utilização de fertilizante de cocó de galinha

O adubo de cocó de galinha é um bom complemento para o seu jardim. No entanto, há algumas coisas que precisa de ter em mente ao utilizar este estrume.

Manuseamento

Cocó de galinha crua

Entre todos os excrementos do reino animal, o excremento de galinha é um dos melhores para o seu jardim, mas lembre-se de nunca o utilizar cru.

O cocó de galinha deve ser compostado e envelhecido antes de ser utilizado na sua terra.

Segurança

O cocó de galinha tem, sem dúvida, coisas boas, mas também tem coisas más e possivelmente prejudiciais. Certifique-se de que usa luvas quando estiver a fazer ou a usar fertilizante de cocó de galinha.

Demasiado fertilizante de cocó de galinha

O fertilizante de cocó de galinha é bom para o seu jardim, mas não exagere. Demasiado fertilizante de cocó de galinha seria mau para as suas plantas e para si também!

Culturas de raízes

Alguns advertem contra a sua utilização em culturas de raízes ou em quaisquer plantas que tenham estado em contacto direto com o solo.

Lembre-se, como já dissemos, o cocó de galinha pode conter coisas nocivas. Mesmo que tenha envelhecido e passado pelo processo, pode ainda conter algumas dessas coisas más.

É melhor ter estes aspectos em consideração quando se utiliza fertilizante de excrementos de galinha para as culturas de raízes.

Lavagem

Mas não se esqueça de lavar tudo aquilo em que utilizou fertilizante de cocó de galinha.

Cozinhar

O calor pode matar algumas das coisas nocivas que se encontram no cocó e no estrume de galinha. Para ter mais certezas, é melhor cozinhar tudo antes de comer.

Armazenamento

  • O seu monte de composto tem uma grande possibilidade de atrair roedores. É melhor colocá-lo longe do galinheiro.
  • Mais uma vez, o cocó de galinha pode conter coisas nocivas. Certifique-se de que mantém o seu monte de composto fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.
  • Como já viu, deixar o seu monte de composto ao ar livre pode trazer muitos problemas. É melhor investir num contentor de composto. No entanto, os contentores de composto não são para todos. Leia mais sobre contentores de composto aqui antes de comprar um.
  • Se o caixote de compostagem não for do seu agrado, talvez seja melhor investir num contentor selado, que possa ser elevado.

Resumo

Este é o guia completo para utilizar o fertilizante de cocó de galinha!

As galinhas são criaturas adoráveis, que têm ajudado nas cozinhas com a sua carne e ovos, mas que agora também podem ajudar no jardim com o seu cocó!

O cocó de galinha não é o melhor tema entre as discussões sobre galinhas. Além disso, fazer estrume de galinha não é a tarefa mais fácil. Mas pode ser comparado ao ouro negro. O fertilizante de cocó de galinha é rentável e, sem dúvida, um ótimo complemento para o seu jardim.

Se tem outras preocupações e inquietações sobre o frango, visite os nossos outros debates!

Rolar para o topo