Quando se trata de criar galinhas, a pessoa comum tem normalmente algumas dúvidas. Quer esteja a criar galinhas como animais de estimação ou a incorporá-las como parte da sua exploração agrícola, pode questionar-se sobre a diferença entre galinhas e galos. É certo que o canto e o pavonear de um galo são inconfundíveis. No entanto, mesmo assim, há alturas em que notar a diferença pode ser um desafio.

Este artigo abordará

  • Galinha vs. Galo: As diferenças
  • O que é o Vent Sexing?
  • O que é a sexagem de penas?
  • O que são raças auto-sexuadas?
  • Como é que sei se a minha galinha é uma franga ou um galo?
  • Como distinguir um galo de uma galinha?
  • O que fazer se a sua galinha for um galo?
  • Vantagens de ter um galo

Galinha vs. Galo: As diferenças

Quando se trata de criar galinhas, há alguns termos com os quais se deve familiarizar. Para além dos termos galinha e galo, há também os termos galos e frangas. Embora estes termos se refiram a aves diferentes, todas elas são galinhas.

Um galo é uma galinha macho e uma galinha é uma galinha fêmea. Um galo é um galo jovem com menos de um ano de idade e uma franga é uma galinha jovem com menos de um ano de idade. Embora estes termos possam ser confusos para quem não está familiarizado com as aves domésticas, lembre-se de que as galinhas e os galos são ambos galinhas - os termos referem-se simplesmente ao seu sexo e idade.

O que é o Vent Sexing?

A sexagem por ventilação começou no Japão nos anos 20. Por esta razão, é também chamada de método japonês de sexagem. Os praticantes da arte da sexagem por ventilação têm de passar por uma formação extensiva e completar testes rigorosos.

Para fazer a sexagem por ventilação de forma correcta, um profissional com formação especializada aperta suavemente o pintainho, fazendo-o defecar e abrir uma abertura.

O especialista em sexagem poderá então verificar se o pinto é uma galinha ou um galo, dependendo se o caroço no seu interior é grande ou pequeno. Os órgãos sexuais também poderão ser examinados durante este período. A sexagem de galinhas não é recomendada a ninguém que não seja especialista. Temos um guia completo para sexar galinhas se quiser algo mais específico.

O que é a sexagem de penas?

A sexagem das penas envolve a observação para identificar uma galinha e um galo. Os pintos jovens podem ser determinados de acordo com as suas penas. Os pintos fêmeas terão penas das asas mais compridas do que os pintos machos.

No entanto, os pintos machos têm as penas da cauda mais compridas. A comparação do comprimento das penas pode ajudar a determinar se se trata de uma galinha ou de um galo.

O que são raças auto-sexuadas?

Algumas raças são mais fáceis de distinguir entre pintos machos e fêmeas do que outras. Estas raças são conhecidas como raças auto-sexadas. Normalmente, estes pintos podem ser separados entre machos e fêmeas logo após o nascimento devido às suas marcas distintivas.

Por exemplo, uma fêmea pode ter uma mancha de cor diferente na cabeça do que um pinto macho. Noutros casos, os machos podem ter pernas de cor ligeiramente diferente das fêmeas. As raças que são fáceis de identificar incluem os Rhode Island Reds e as galinhas de New Hampshire.

Como é que sei se a minha galinha é uma franga ou um galo?

É difícil determinar o sexo dos pintos, especialmente se os comprar a um criador de galinhas local.

Se preferir ver o sexo dos pintos que está a comprar, terá de os adquirir num centro de incubação.

Nunca é aconselhável que um criador de quintal tente fazer a sexagem dos seus pintos de forma independente, pois isso pode levar a problemas, incluindo a morte do pintinho. Em vez disso, é melhor identificar os pintos por observação ou utilizando raças auto-sexadas.

Um dos melhores métodos para saber se tem uma franga ou um galo é esperar para ver. Dependendo da raça da galinha, poderá ter de esperar mais tempo do que outras para saber se é uma franga ou um galo.

Esta faixa etária é tipicamente de três a seis meses. No entanto, os galos podem começar a cantar mais cedo do que isso. À medida que envelhecem, poderá começar a identificar certas características que ajudarão a determinar se se trata de uma galinha ou de um galo.

Como distinguir um galo de uma galinha?

1. Pentes e rocas

O pente é a zona da galinha que se encontra no cimo da cabeça da galinha e que pode aparecer tanto na cabeça de um galo como na de uma galinha.

Os barbilhões são as partes carnudas da pele localizadas por baixo do pescoço ou da zona do bico das galinhas. Nos galos, os barbilhões são maiores e mais coloridos.

Os barbilhões de um galo ficam geralmente mais compridos do que os barbilhões de uma galinha. Um pintainho jovem pode desenvolver um barbilhão ou um pente mais significativo ou mais brilhante do que o das outras galinhas do bando, o que pode ser um bom indicador do seu sexo. No entanto, isto nem sempre é exato.

2. Penas

Existem três tipos principais de penas numa galinha. Estes tipos de penas são conhecidos como penas de crista, penas de sela e penas de cauda. As penas de crista são as penas que se encontram à volta do pescoço da galinha.

As galinhas têm geralmente penas mais curtas do que as do galo, enquanto o galo tem penas mais longas e tipicamente mais pontiagudas.

As penas da sela são as penas que crescem nas costas dos galos. As penas da sela não se encontram numa galinha. Se precisar de uma dica útil para se lembrar das penas da sela, pense no sítio onde se coloca uma sela num cavalo - as costas. Portanto, é aí que se encontram as penas da sela. Quando um galo e uma galinha amadurecem, é fácil notar a diferença nas penas da sela.

As penas da cauda encontram-se na extremidade de uma galinha e estão localizadas tanto nas galinhas como nos galos. No entanto, as penas da cauda de um galo são geralmente mais exuberantes. Podem ser mais longas e mais coloridas do que as de uma galinha.

3. Caudas de penas

Embora a aparência das penas da cauda de uma galinha possa fornecer algumas pistas sobre o seu sexo, nem sempre é suficiente para fazer uma determinação definitiva. Embora os galos tenham geralmente penas mais compridas e mais pontiagudas na cauda do que as galinhas, esta é apenas uma caraterística entre várias que podem ajudar a identificar o sexo de uma galinha.

Embora os galos tenham geralmente penas mais compridas e mais pontiagudas na cauda do que as galinhas, esta é apenas uma caraterística entre várias que podem ajudar a identificar o sexo de uma galinha. Outras características como o tamanho do pente, a coloração ou os padrões de comportamento também podem ter de ser considerados (como cantar, que só os galos fazem).

No entanto, mesmo com todos estes factores combinados, pode ainda ser difícil discernir com precisão entre machos e fêmeas, pelo que pode ser necessário efetuar testes de ADN, especialmente para fins de reprodução, em que a identificação exacta é fundamental. Por conseguinte, em última análise, a observação visual por si só não pode fornecer uma prova definitiva de que uma ave é macho ou fêmea em muitos casos.

4. Comportamento

Outra forma de distinguir as galinhas dos galos é observando o seu comportamento. Os galos podem tornar-se um pouco mais briguentos do que as galinhas e ser mais ruidosos. Pode ouvir um galo jovem começar a cantar ou a mostrar o seu domínio sobre o bando. À medida que os galos amadurecem, podem desafiar-se uns aos outros ou causar desentendimentos no bando.

No entanto, nem sempre é esse o caso; as galinhas podem ser desordeiras. Os galos podem ser mais altos nas suas pernas ou estufar o peito. Embora as galinhas também possam ser desordeiras, isto é mais comum nos galos.

5. Do Ovo

Poderá ser capaz de identificar o sexo do seu bando simplesmente olhando para os ovos. Isto só se aplica se estiver a chocar o seu bando a partir de ovos e não comprando pintos. Você ou o agricultor poderão ser capazes de inspecionar o ovo para determinar se é uma galinha ou um galo. Isto pode ser feito examinando a forma do ovo.

É um mito comum que a forma de um ovo pode indicar o sexo do pinto que está lá dentro, sendo que os ovos com uma ponta pontiaguda são alegadamente ovos de galo e os ovos mais redondos são ovos de galinha. No entanto, isto não é verdade. A forma de um ovo não é um indicador fiável do sexo da galinha embrionária.

Embora a verificação das pontas seja um método testado e comprovado que muitos agricultores utilizam, nem sempre é infalível e o erro humano, bem como os valores anómalos, podem entrar em jogo.

O que fazer se a sua galinha for um galo?

Pode acontecer a qualquer criador de galinhas. No entanto, há algumas medidas que pode tomar se a sua galinha for um galo. Se encomendou galinhas a um criador, deve contactar o criador quando se verificar que se trata de um galo. É provável que os criadores não aceitem o galo de volta, mas pode obter um reembolso.

Se comprar numa loja de artigos para tractores ou similar, provavelmente não será reembolsado, uma vez que se trata de galinhas de raça pura. No entanto, há vantagens em ter um galo, desde que não haja leis que proíbam a sua criação no local onde vive.

Vantagens de ter um galo

Os galos podem ajudar a manter o seu bando em ordem, principalmente se as galinhas forem conhecidas por vaguearem à noite. Um galo é geralmente muito protetor do seu bando e fará tudo para o proteger.

Se as suas galinhas tiverem dificuldade em encontrar comida, um galo ajudará a fornecer-lhes alimentos e a procurar alguns insectos. Os galos também podem oferecer ovos fertilizados, permitindo-lhe vender a potenciais compradores que queiram criar os seus próprios pintos.

Resumo

Possuir um bando de galinhas pode ser uma experiência memorável. No entanto, muitos proprietários de galinhas precisam de reconhecer a diferença entre galinhas e galos. Conhecer estas diferenças ajudará os proprietários de galinhas a manter um bando ótimo e a proporcionar o melhor ambiente para as suas galinhas.

Rolar para o topo