Galinhas que perdem as penas: o que causa e como curar?

Os novos avicultores podem ter dificuldade em descobrir porque é que as galinhas estão a perder penas. Se isto é algo que o está a incomodar, então continue a ler este post!

A perda de penas das galinhas pode provocar um choque, pelo que é necessário compreender o seu efeito crucial, as suas razões e as formas de o evitar.

Efeitos da perda de penas de galinha

Sabia que a perda de penas pode ter consequências graves tanto para o bando como para o negócio do avicultor?

Problemas de saúde

As penas das galinhas são utilizadas como proteção contra o sol, a chuva, o frio e os ferimentos. Sem elas, o bando pode ter problemas de saúde graves, como os enumerados abaixo.

Problemas com a postura dos ovos

Embora os problemas de postura de ovos sejam comuns nas galinhas, é quase impossível identificar a sua causa se não observar o comportamento da sua galinha. Este problema pode ocorrer devido ao stress e a deficiências vitamínicas.

Cortes

Este pode parecer um problema ligeiro, mas não é. Mais frequentemente, os cortes ocorrem em áreas que não têm proteção da pena. Quando a sua galinha perde penas, a sua pele torna-se vulnerável a cortes.

Infeção

Uma vez que a perda de penas provoca um espaço aberto no corpo ou na pele das galinhas, estas tornam-se muito mais susceptíveis a infecções, como as bacterianas e fúngicas, e também a doenças parasitárias causadas por piolhos, vermes, carraças e ácaros.

Mudança de temperatura

Como já foi referido, as penas servem de equipamento de proteção do bando e são o controlador da sua temperatura corporal. Se perderem as penas, haverá também um aparente desequilíbrio no seu sistema.

Sobreaquecimento

As galinhas sofrem de sobreaquecimento devido a uma exposição excessiva ao sol. Uma vez que estão a perder penas, algumas partes da sua pele estão demasiado expostas à luz solar, o que normalmente não é o caso.

Congelação

Se se pergunta se um pintainho pode morrer de frio, a resposta é sim! O congelamento é um estado em que o pintainho sente demasiado frio. Acontece porque não tem penas suficientes para o cobrir da brisa.

Mais feeds

A analogia neste caso é muito simples: se um galo perde alguma coisa, tem de recuperar alguma coisa. Se pretende que as penas voltem a crescer, o frango terá de comer muito mais do que o habitual.

É uma luta para o avicultor, que terá de investir e afetar mais orçamento à alimentação, às vitaminas e a outras fontes de nutrientes para tornar os seus frangos novamente saudáveis.

Causas naturais da perda de penas

É necessário compreender que nem sempre a perda de penas é perigosa e deve ser motivo de pânico. Por isso, lembre-se de que existem três causas naturais de perda de penas no galinheiro.

Preensão

O preening é um comportamento natural das aves que ocorre devido ao movimento do óleo das glândulas de preen localizadas nas suas caudas para as suas penas. Também assegura que todas as bárbulas dos fios estão alinhadas adequadamente com as penas.

O mais importante é que, devido ao processo de limpeza, as galinhas podem estar atentas a parasitas e outros insectos. Além disso, faz com que a galinha pareça arrumada, uma vez que a limpeza é também conhecida como o comportamento natural de limpeza do galo.

Muda

Outra razão para a perda de penas é o processo designado por muda. Embora possa perturbar os novos avicultores, os que já estão familiarizados sabem que não há motivo para preocupações, uma vez que este processo ocorre anualmente.

A muda ocorre todos os anos pela única razão de que as galinhas precisam de mudar as suas penas. O processo pode variar consoante cada galinha. Algumas demoram meses a mudar de penas, mas outras fazem-no rapidamente em duas semanas.

É de esperar que a muda ocorra durante o outono ou o inverno. Durante este período, pode observar-se uma diminuição invulgar da postura de ovos, uma vez que as proteínas são destinadas à produção de novas penas. Por conseguinte, deve permitir que o galo consuma uma dieta rica em proteínas.

Stress

Existem numerosos factores de stress que cada galinha no galinheiro sofre. Infelizmente, estas são também as razões mais importantes que estão a ser negligenciadas e às quais não é dada a mesma prioridade que às outras.

Alguns destes factores de stress são luzes brilhantes, ruídos fortes, temperaturas demasiado altas ou demasiado baixas, galinheiros superlotados, falta de comida e água e infestações. Esteja atento a estes factores para evitar danos adicionais ao seu bando e ao seu negócio.

O ambiente no galinheiro desempenha um papel crucial para que cada galinha seja saudável. Deve ser confortável e suficiente para todas as galinhas. Os galinheiros são algo em que todos os criadores de quintal devem investir.

Lembre-se que se os humanos são propensos ao stress, provavelmente os animais também o são!

Causas infligidas (não naturais) de perda de penas

As penas das galinhas podem perder-se devido a causas naturais. No entanto, há outras razões que são infligidas apenas por elas próprias ou por outras pessoas no galinheiro. Felizmente, estas podem ser evitadas se forem resolvidas imediatamente. Veja estas quatro causas não naturais da perda de penas.

Broodiness

As galinhas também ficam mal-humoradas! Uma vez que estão a trabalhar, arrancam as suas próprias penas. As galinhas esperam que os seus ovos eclodam enquanto constroem um ninho feito com as suas penas. Retire imediatamente os ovos do galinheiro se não quiser uma galinha choca.

A choca pode ser difícil de detetar se não souber como é uma galinha choca. Aqui fica uma dica: as galinhas mal-humoradas são mal-humoradas e rabugentas. Estão sempre prontas para uma luta!

Problemas de domínio ou intimidação

O bullying também acontece dentro do galinheiro! As galinhas sentem a necessidade de estabelecer o poder entre elas e fazem-no arrancando as penas das mais fracas.

Se houver sangue seco na pele da galinha e ela apresentar um comportamento invulgar, como ansiedade, então é seguro concluir que a perda de penas se deveu a questões de dominância.

Quando isso acontece, é muito melhor separar do galinheiro o dominante do que o mais fraco, para que os outros galos não corram perigo.

Ventilação

A cloacite ou vent gleet é uma doença gastrointestinal que inflama a cloaca da galinha. Uma vez que a infeção torna a cloaca avermelhada, atrai naturalmente outras pessoas ou mesmo o próprio galo para a depenar. Evite estas situações escurecendo primeiro o galinheiro.

Veja o vídeo abaixo para obter mais dicas sobre como curar o gleet de ventilação!

Overmating

O acasalamento é, de facto, normal, mesmo para as galinhas, mas se se tornar excessivo e demasiado zeloso, pode resultar numa grave perda de penas.

Durante o processo de acasalamento, o galo pode puxar demasiado a plumagem da galinha devido a uma ânsia descontrolada. Certifique-se de que as suas galinhas não se magoam, separando os galos agressivos num galinheiro diferente.

15 dicas de prevenção eficazes

Agora, passemos a uma das partes essenciais deste blogue: vamos conhecer as dicas sobre como prevenir ou evitar a perda de penas nas galinhas. Embora possa demorar algum tempo e não seja possível erradicá-la totalmente, estas formas ajudarão certamente a minimizar o problema.

Como agricultor de quintal, o melhor é seguir todas estas dicas, mas se não conseguir, não faz mal. Dê um passo de cada vez. Vamos começar!

Melhores formas de atenuar as causas da perda de penas:

  • Examine o frango e certifique-se de que não existem pontos de sangramento ou danos na pele
  • Se tiver a certeza de que a galinha está em fase de muda, a única coisa que pode fazer é fornecer-lhe uma ração com uma taxa de proteínas e de gordura mais elevada.
  • Acabar com o stress. Dar às galinhas um ambiente seguro, tranquilo e saudável que elas merecem.
  • É altamente recomendável separar as galinhas que têm problemas.
  • Inspeccione minuciosamente as suas galinhas todos os dias, procurando mudanças no comportamento e nos padrões de alimentação.
  • Não se deve superlotar o galinheiro, pois isso provocará o caos no galinheiro, uma vez que todos querem sobreviver.
  • O galinheiro deve ter um espaço de dez metros quadrados no exterior e três metros quadrados no interior.
  • As galinhas devem dispor de um banho de pó.
  • Leve as galinhas ao veterinário logo que elas mostrem sinais preocupantes de perda invulgar de penas.
  • Limpar regularmente o galinheiro. Limpar os tabuleiros de comida e de água.
  • Criar uma boa iluminação e ventilação.
  • A mudança na dieta deve ser gradual e não abrupta, pois o corpo da galinha reagirá a essa mudança.
  • Cobrir o galinheiro e mantê-lo fechado à chave, sobretudo à noite, para evitar ataques e roedores.
  • Controlar a temperatura do galinheiro. O mais importante para aqueles que sofrem de perda de penas.
  • Seja um avicultor atento, nunca tome as suas galinhas por garantidas. Cuide do seu bando.

Pode ser uma longa lista de conselhos, mas garantimos-lhe que são úteis para as suas galinhas. Afinal, deve ao seu galinheiro todos estes conselhos de segurança e de prevenção.

Resumo

Os criadores de quintal são responsáveis por assegurar a saúde do seu bando. Para o conseguir, compreenda as causas da perda de penas das galinhas para poder aplicar os cuidados de emergência correctos.

Quando não tiver a certeza do que fazer, lembre-se que a ajuda de outros profissionais está sempre disponível!

Rolar para o topo