- Frango Serama Descrição geral
- Antecedentes e história das galinhas Serama
- Padrão da raça da galinha Serama
- Personalidade e temperamento da galinha Serama
- Frango Serama Colocação de ovos
- Questões de saúde e cuidados
- 3 Conselhos para a criação de galinhas Serama
- Resumo
Uma das raças mais fascinantes de galinhas é uma raça relativamente nova, chamada Serama. Estas pequenas aves têm uma aparência única e são também consideradas incrivelmente amigáveis e gentis. Combinados, estes atributos fazem da Serama uma escolha popular para qualquer pessoa que esteja entusiasmada com a criação de galinhas.
Frango Serama Descrição geral
Característica | Detalhes |
Objetivo | Ornamental |
Cor do ovo | Creme Castanho |
Tamanho do ovo | Pequeno |
Broodiness | Moderadamente a muito choco |
Tolerância ao calor | Sim |
Tolerância ao frio | Não |
Tipo de pente | Pente único |
Produção de ovos | Cerca de 180 a 200 ovos por ano |
Cor da pele do frango | Amarelo |
Vida útil | 7-10 anos |
Peso adulto | Galinha: 0,6-0,9 lbs, Galo: 0,8-1,1 lbs |
Amigo do quintal | 5/5 |
As galinhas podem ser a última coisa em que pensa quando procura um animal de estimação. Como encontrar a raça certa para espaços pequenos e apartamentos pode ser difícil para muitos entusiastas de galinhas, estamos aqui para lhe apresentar a raça Serama!
A galinha Serama é uma raça que conquistou muitos entusiastas das aves domésticas em todo o mundo pelo seu aspeto espantoso, personalidade sociável e tamanho minúsculo. Estes pequenos encantadores tornaram-se animais de estimação populares, bem como aves de exposição e de exibição em países desde a sua terra natal, a Malásia, até outros locais como os Estados Unidos, a Austrália e a Europa.
Embora não ponham muitos ovos nem forneçam muita carne para a mesa da cozinha, estas aves brilham na área da ornamentação e como animal de estimação. Os Seramas são muitas vezes uma excelente opção para pequenas propriedades, uma vez que o seu tamanho difere muito do das galinhas poedeiras e dos futuros galos.
É justo dizer que a maioria das galinhas que pertencem a esta raça se encontram a pôr ovos sem hesitar. Mesmo sem a elevada produção de ovos ou de carne que se pode esperar de raças maiores, não é segredo que as Seramas são apreciadas em muitas casas!
Antecedentes e história das galinhas Serama
A Serama é uma raça de galinha relativamente nova, que só surgiu verdadeiramente há cerca de 50 anos. Algumas histórias sobre a raça sugerem que foi originalmente oferecida como um presente durante os tempos antigos ao rei da Tailândia, mas não é claro se esta história se refere verdadeiramente à raça Serama ou simplesmente a outro tipo de galinha pequena, ou bantam.
A raça, tal como é conhecida atualmente, teve origem na Malásia. As origens da raça remontam a 1600, mas a estirpe moderna começou na década de 1970 e foi propagada por Wee Yean Een, um criador malaio que trabalha na província de Kelantan.
A raça Serama foi criada a partir do cruzamento de bantams japoneses com bantams malaios. A raça Serama foi apresentada pela primeira vez em 1990 e chegou aos Estados Unidos em 2000.
Desde que foi importada pela primeira vez para os Estados Unidos, a variedade de galinha Serama americana foi reconhecida tanto pela American Bantam Association como pela American Poultry Association. Existem vários clubes diferentes nos Estados Unidos que trabalham para preservar a raça e manter o padrão de aparência da raça.
As galinhas Serama também foram importadas para a Europa em 2004, quando foram introduzidas no Reino Unido. Desde então, o Poultry Club of Great Britain também reconheceu a raça. Apesar disso, as Seramas ainda são relativamente raras na Europa.
Os Seramas estão disponíveis numa variedade de cores, muitas das quais reconhecidas, bem como de tamanhos e até de tipos de penas. Por este motivo, muitos criadores limitam-se a criar um determinado estilo de galinhas Serama.
No entanto, a maioria dos entusiastas prefere ter vários tipos de Seramas porque são muito fascinantes e podem acrescentar muita variedade e interesse a um bando.
Padrão da raça da galinha Serama
- Os Seramas pesam entre 13 e 19 onças
- O corpo é em forma de V e ereto
- Disponível numa variedade de cores
As galinhas Serama são incrivelmente impressionantes em termos de aparência, por várias razões. Em primeiro lugar, são bastante pequenas. São consideradas por muitos como a raça de galinhas mais pequena do planeta. Variam entre 15 e 25 cm de altura e são reconhecidas três classes de peso para o padrão da raça.
As classes de peso são a Micro, em que as fêmeas pesam até 8 onças e os machos até 13 onças, a Classe A, em que as fêmeas pesam menos de 12 onças e os machos menos de 13 onças, a Classe B, em que as fêmeas pesam menos de 15 onças e os machos menos de 16 onças, e a Classe C, em que as fêmeas e os machos pesam ambos menos de 19 onças.
As galinhas Serama estão disponíveis numa série de cores diferentes e muitas delas, incluindo o branco e o preto, são reconhecidas em diferentes associações de aves domésticas. As Seramas também podem ter diferentes tipos de penas. Na Malásia, só são aceites galinhas com penas normais, que se mantêm firmes ao corpo.
No entanto, noutras regiões, nomeadamente nos Estados Unidos, as aves de penas sedosas ou frisadas são também consideradas aceitáveis.
A estrutura do corpo do Serama é tão importante como o seu tamanho e, na Malásia, os Seramas são classificados de acordo com a sua forma. Estas galinhas são muito altas, com a cabeça erguida e o peito cheio para fora.
O seu dorso é muito curto, o que lhe confere uma forma de V. As asas contribuem para este aspeto, uma vez que são mantidas para baixo e quase apontam para o chão. As caudas são elevadas.
Os Seramas têm um único pente vermelho e barbilhões vermelhos. Os Seramas machos têm pentes e barbilhões muito maiores do que as fêmeas. As patas das aves são amarelas e não têm penas.
Personalidade e temperamento da galinha Serama
Embora pareçam bastante ferozes, com a sua postura erecta e alerta e o seu peito forte, as Seramas são das galinhas mais amigáveis que existem. Gostam que lhes dêem palmadinhas e podem até pedir para as pegar. Muitas pessoas mantêm-nas simplesmente como animais de estimação, uma vez que não são adequadas para pôr ovos ou produzir carne.
As galinhas Serama têm personalidades fortes, o que as torna uma adição interessante para qualquer entusiasta de galinhas. No entanto, por serem tão gentis e amigáveis, são muito fáceis de cuidar. Podem ser mantidas dentro de casa e dão-se bem com crianças. A natureza dócil desta raça de galinhas também as torna uma boa opção para exposições.
As galinhas Serama também são muito mais silenciosas do que a galinha comum. As fêmeas fazem menos barulho do que as outras galinhas. Os machos também são mais dóceis do que o galo comum e têm um canto suave, quase estridente, que é muito menos perturbador do que o canto mais familiar de um galo comum.
Os galos da raça Serama podem por vezes tornar-se agressivos quando alojados com outros galos, pelo que é preferível alojá-los apenas com galinhas.
Frango Serama Colocação de ovos
- Produzir quatro a cinco ovos por semana
- Os ovos são de cor creme ou castanha
- Os ovos são muito mais pequenos do que os ovos de galinha tradicionais
Apesar do seu tamanho minúsculo, as galinhas Serama são realmente muito boas a pôr ovos. Tendem a pôr cerca de quatro ovos por semana, num total de cerca de 200 a 208 ovos por ano. No entanto, estes ovos são tão pequenos como as aves progenitoras. São precisos cerca de cinco ovos Serama para atingir o tamanho de um ovo de galinha normal.
As galinhas Serama começam a produzir ovos por volta dos cinco meses de idade. Os ovos são geralmente de cor creme, mas também podem variar entre o castanho claro e o castanho escuro. As galinhas põem ovos durante todo o ano, embora se tenha notado que tendem a produzir mais ovos entre novembro e fevereiro.
As Seramas são bastante chocadeiras, o que significa que são mães carinhosas e que se empenham em chocar os seus ovos. Devido ao seu tamanho, as galinhas Serama só podem pôr cerca de quatro ou cinco ovos de cada vez. Os ovos eclodem mais rapidamente do que os das galinhas maiores, com os pintainhos a saírem ao fim de 19 ou 20 dias. As variedades mais pequenas de Seramas podem eclodir ainda mais depressa.
Questões de saúde e cuidados
As galinhas Serama são uma raça relativamente resistente e, por conseguinte, menos propensas a doenças específicas do que qualquer outra raça de galinhas. Desde que disponham de espaço adequado e de uma dieta nutritiva, as galinhas Serama podem viver entre sete e 10 anos de idade.
Tal como qualquer outra galinha, a galinha Serama é suscetível à gripe aviária. De facto, a população da raça foi gravemente afetada quando a gripe aviária assolou a Malásia.
A fim de evitar o contacto com a gripe aviária, os criadores de galinhas Serama devem ter o cuidado de limitar a exposição das suas galinhas às aves selvagens. Os aviários, as caixas de nidificação e qualquer outro local por onde as galinhas possam vaguear devem ser mantidos limpos a fim de desencorajar os germes.
As galinhas Serama também herdaram, dos seus antepassados bantam japoneses, um gene que pode causar problemas de desenvolvimento nos pintos antes de saírem do ovo.
Este gene faz com que as pernas dos pintainhos cresçam até um comprimento inadequado, o que significa que os pintainhos não se conseguem mover para uma posição de incubação adequada, o que faz com que cerca de um quarto de todos os ovos de galinha Serama não eclodam.
3 Conselhos para a criação de galinhas Serama
- A ração deve ser constituída por farelos ou puré
- Os Seramas devem ser mantidos ao abrigo de correntes de ar e da humidade
- Os Seramas devem ser mantidos a salvo dos predadores
As galinhas Serama são relativamente fáceis de manter, quer sejam criadas no interior ou no exterior, e necessitam de menos espaço e menos comida do que as galinhas normais. No entanto, os proprietários de galinhas Serama devem ter em conta o pequeno tamanho da ave e as suas origens tropicais quando criam a instalação correcta.
Por serem tão pequenas, as galinhas Serama não podem comer granulados como as galinhas normais. Em vez disso, estas aves devem ser alimentadas com puré ou com farelos. As Seramas também são boas a procurar alimentos e, se deixar as aves em liberdade, pode introduzir insectos saudáveis e nutritivos nas suas dietas. Isto pode aumentar o número de vitaminas e minerais que as aves estão a receber.
Os Seramas são originários de um clima quente e, por isso, não estão particularmente adaptados ao tempo frio, podendo suportar os Invernos desde que as temperaturas não desçam abaixo dos 40 graus centígrados.
No entanto, seja qual for o tempo, é importante manter estas galinhas afastadas das correntes de ar, uma vez que isso pode provocar arrepios nas aves. Além disso, estas aves não se dão bem em condições lamacentas ou húmidas. Em vez disso, podem ser mantidas dentro de casa ou na relva.
Como são muito pequenas, estas galinhas são também bastante susceptíveis aos predadores. Manter as galinhas Serama no interior pode atenuar o risco de predadores. No entanto, se as aves forem mantidas no exterior, é de importância vital que os criadores se certifiquem de que o aviário ou o recinto é incrivelmente seguro e que nenhum predador, incluindo raposas, falcões, corujas, cobras ou ratos, consegue entrar.
Resumo
Para os entusiastas das galinhas que simplesmente gostam de aves e procuram uma galinha de estimação ou ornamental, a Serama é uma excelente escolha. Estas aves são amigáveis, carinhosas e meigas, e são também muito interessantes de ver. Um bando de Seramas será a inveja de quase todos os que gostam de galinhas.