- Antecedentes e história da galinha preta sueca
- Padrão e Aspeto da Raça
- Personalidade e temperamento
- Ovos de galinha preta sueca
- Questões de saúde e cuidados
- 3 dicas para criar uma galinha preta sueca
- Resumo
É verdade que, tal como qualquer outro animal, o preço de uma galinha varia consoante a sua raça. Há algumas que são acessíveis e podem ser compradas por qualquer pessoa, mas há também algumas que podem custar mais do que esperava.
Isto pode ser chocante para as pessoas que acabaram de iniciar a sua paixão pelas aves de capoeira, mas há raças de galinhas que são tão caras como as malas luxuosas em que se pode pensar. A galinha preta sueca é extremamente rara e faz parte da lista de raças de galinhas do mundo que são caras, mas a procura continua a ser elevada.
Antecedentes e história da galinha preta sueca
A galinha Svart Hona, mais conhecida como galinha preta sueca, não é originária da Suécia. Por volta de 1800, esta raça de galinha foi trazida de Moçambique para a Suécia.
No entanto, de acordo com algumas fontes, a raça foi criada na Indonésia devido ao seu parente Ayam Cemani. Acredita-se que o Ayam Cemani seja um parente da Galinha Preta da Suécia, principalmente devido às suas semelhanças muito próximas. E o país de origem do Ayam Cemani é a Indonésia.
No entanto, foi declarado que a Suécia é o país de origem oficial desta raça de galinhas, daí o nome galinha Preta Sueca. Svart Hona é o termo sueco que se traduz por "Fêmea Preta", e não significa necessariamente que todas as galinhas Pretas Suecas sejam todas fêmeas.
As autoridades suecas reconheceram esta raça como um tesouro nacional e uma raça autóctone. Em 1990, a Associação Sueca para as Raças Autóctones decidiu armazenar a genética da Svart Hona no banco de genes. Uma vez que se trata de uma variedade autóctone no seu país de origem, desenvolveu-se naturalmente ao longo do tempo, pelo que não existe um padrão de raça.
No entanto, apesar do aspeto notável e atraente da galinha preta sueca, esta raça continua a ser rara mesmo no seu país de origem. Estima-se que existam mais ou menos 400 galinhas pretas suecas na Suécia.
Foi apenas em 2012 que a raça foi importada para os Estados Unidos e, até à data, continua a ser relativamente rara e está predominantemente esgotada, mesmo nos criadores recomendados e respeitáveis conhecidos nos Estados Unidos.
Embora o número de Svart Hona disponíveis nos EUA não esteja verificado, a APA não reconhece esta raça, pelo que não poderá ver o seu nome na lista de observação da Livestock Conservancy.
Padrão e Aspeto da Raça
A galinha preta sueca ou Svart Hona é uma raça de galinha considerada como uma das variedades de landrace e é considerada uma raça ornamental. No entanto, apesar da sua raridade, a Svart Hona não pertence ao padrão de perfeição da American Poultry Association, pelo que não é considerada uma raça oficial padrão.
O que faz com que esta raça se destaque entre as outras é a sua genética fibro melanística que torna a sua aparência notável. A genética fibro melanística permite que as células de pigmento preto se propaguem rapidamente.
Assim, as pernas, as penas, os músculos, a pele, os olhos, a crista, o bico, os órgãos, os barbilhões, as orelhas, a boca e até a carne são de cor negra. Todo o seu ser é literal e figurativamente negro e acredita-se que é a raça de galinha mais negra de todas.
A única variedade desta raça é a preta, que é considerada o "Lamborghini do mundo avícola". Embora toda a sua cor seja preta, a sua plumagem tem um brilho verde e roxo opalescente que só pode ser visto quando atingido por uma certa luminosidade. O brilho verde é mais visível para os galos.
Embora o Svart Hona seja relativamente pequeno fisicamente, não é considerado um bantam. O seu peso e tamanho dependem normalmente do seu sexo, que varia entre 1,5 kg e 2,5 kg. Normalmente, as galinhas pesam cerca de 1,5 kg, enquanto os galos pesam cerca de 2,5 kg.
No entanto, existem algumas galinhas Svart Hona que são leves e pesam apenas cerca de 1,5 kg. As galinhas têm um único pente pequeno e barbilhões, enquanto a sua contraparte tem um único pente grande e barbilhões de forma oval. Devido aos grandes barbilhões e pentes dos galos, isso significa que são susceptíveis a queimaduras pelo frio.
No entanto, existem algumas inconsistências e características indesejáveis que podem ser observadas nesta raça, especialmente porque é considerada uma raça autóctone. Algumas galinhas suecas podem ter patas cinzentas, barbilhões brancos, barbilhões cor de amora, pente e pele, olhos castanhos e uma boca cor-de-rosa.
Informações gerais
Raça Objetivo | Poedeira e Ornamental |
Pente | Preto Simples |
Produtividade dos ovos | Bom |
Tamanho do ovo | Pequeno, médio e grande |
Cor do ovo | Branco, cremoso, esbranquiçado |
Temperamento da raça: | Amigáveis, silenciosos, fáceis de manusear e de treinar, óptimos animais de vida livre, forrageadores |
Cores/Variedades da Raça | Preto |
Tamanho da raça | Médio |
Cor | Preto |
Personalidade e temperamento
As galinhas pretas suecas são naturalmente amistosas, mas não é novidade que os galos tendem a ser mais protectores. Por outro lado, as galinhas tendem a ser meigas apenas se as soubermos manusear corretamente e com mais frequência. Geralmente, esta raça é considerada uma das raças fáceis de treinar e uma excelente ave de exposição.
A Svart Hona é uma das raças mais inteligentes entre as galinhas e encontra-se frequentemente no topo da hierarquia, o que está frequentemente relacionado com o seu temperamento curto.
No entanto, cada galinha preta sueca tem uma personalidade única. Um galo cumpre bem a sua responsabilidade de cuidar das galinhas que tem de vigiar. Os galos são conhecidos por serem vigilantes; por conseguinte, se pressentirem um perigo que possa surgir, fazem um alarme para alertar o bando. Por outro lado, as galinhas são calmas e mansas em comparação com as outras raças de galinhas.
Esta raça é conhecida por ter um corpo compacto, o que a torna uma excelente voadora em comparação com outras raças de galinhas e, com esta capacidade, pode descansar nas árvores até que a ameaça de um predador desapareça.
Para além disso, é uma raça excelente para manter e criar, uma vez que são naturalmente activos, pelo que devem ter espaço suficiente para se movimentarem.
Apesar da sua caraterística voadora, as pessoas esperam que esta raça seja difícil de domesticar. De acordo com as pessoas que tiveram várias galinhas pretas suecas, esta raça é surpreendentemente calorosa, amigável e fácil de lidar.
É mais provável que se tornem afectuosos com os seus donos e com as pessoas com quem estão mais familiarizados. No entanto, em contraste com esta personalidade, por vezes tendem a ter aquela atitude de "não quero saber" e só se aproximam de si se tiver guloseimas para lhes dar.
Ovos de galinha preta sueca
Não é de esperar que uma raça de galinha considerada ornamental seja uma boa poedeira, mas não é o caso da galinha preta sueca, que é excecionalmente boa a pôr ovos. Esta raça é produtiva e pode pôr ovos entre 150 e 250 ovos num ano. A produção de ovos varia em função de cada galinha.
O tamanho dos ovos de galinha preta sueca varia normalmente entre pequeno, médio e grande. Dadas as características físicas da raça de galinha, a maioria dos ovos postos são surpreendentemente grandes.
Embora esta raça seja toda preta, isso não significa necessariamente que a cor dos ovos que vai pôr seja também preta. Os ovos que põe são brancos ou de cor creme, mas principalmente esbranquiçados. Os ovos que produz têm também uma gema grande.
É uma galinha resistente ao frio e adaptou-se bem ao clima de inverno na Suécia e, apesar da brisa fria, continua a pôr ovos muito bem e consegue manter a produção de ovos. As galinhas também são excelentes mães e são as melhores a chocar.
No entanto, apesar de se acreditar que se trata de uma raça rara que é óptima a pôr ovos, são bastante lentas quando se trata de maturidade. As galinhas só começam a pôr ovos quando atingem a idade de 24 semanas. Mas uma vez que começam a produzir ovos, são realmente aves férteis. Diz-se que algumas galinhas pretas suecas têm uma taxa de eclosão de pelo menos 98por cento.
Uma vez que se trata de uma raça rara, não deixe que a oportunidade desapareça assim que obtiver alguns exemplares. Muito provavelmente, nunca terá dificuldade em criar e gerir todo o bando.
Questões de saúde e cuidados
Uma das melhores características da galinha preta sueca é o facto de ser surpreendentemente saudável, com uma elevada taxa de fertilidade, o que resulta numa taxa de eclosão espantosa, que se situa nos 98%. Esta raça não tem muitos problemas de saúde que seja necessário resolver, em comparação com as outras espécies comuns que encontrou, pelo que não lhe será difícil cuidar dela.
Embora isto não signifique, necessariamente, que as suas galinhas estejam sempre seguras e livres de quaisquer doenças das aves, é necessário que, como proprietário responsável de galinhas, faça com que as suas galinhas sejam testadas e vacinadas para obter uma proteção adicional. Isto não só lhe dará a garantia de que estão protegidas, como também não terá de se preocupar muito quando ocorrer uma fuga.
Esta raça é considerada uma galinha resistente ao frio, capaz de suportar condições climatéricas extremamente geladas. Embora a sua crista seja resistente às queimaduras pelo frio, é necessário estar alerta para o caso de isso acontecer.
Para evitar que isso aconteça, pode fornecer-lhe uma gaiola com calor suficiente para o proteger de alguma forma do tempo gelado.
Para além disso, também toleram bem o calor e as temperaturas mais quentes. Para além disso, é necessário que a gaiola tenha uma sombra, uma vez que, devido à sua cor preta, é muito provável que absorvam todo o calor. Além disso, existe uma grande possibilidade de o calor abrasador do sol lhes branquear as penas.
Uma vez que esta raça é considerada uma grande forrageira e gostaria sempre de andar à solta, certifique-se de que lhe fornece uma gaiola bem protegida para manter afastados quaisquer predadores que possam atacar o bando.
3 dicas para criar uma galinha preta sueca
Não se preocupe se é novo na vida das galinhas de quintal e a primeira raça que vai ter é a galinha preta sueca. Cuidar e criar esta raça é semelhante a qualquer outra raça de galinha, é canja.
No entanto, esta raça não pode ser comprada em qualquer incubadora que se encontre perto de si, uma vez que se trata de uma raça rara. Se decidiu comprar alguns pintos, certifique-se de que fez uma pesquisa exaustiva
Providencie um recinto espaçoso para o seu bando
Uma vez que já estabelecemos que a galinha preta sueca adora andar à solta, é uma boa forrageira e é uma raça independente que se pode proteger a si própria, certifique-se de que lhe dá espaço suficiente para andar à solta.
Veja o vídeo para ter uma ideia de como criar um galinheiro maior e melhorado
Sejam gentis com o vosso rebanho
Para criar esta raça, é preciso ter paciência, sobretudo durante o período de espera e até ao início da postura dos ovos, pois a maturação desta raça é relativamente lenta e, ao mesmo tempo, os ovos também demoram a eclodir.
Para os novos proprietários de galinhas de quintal, veja o vídeo para saber como cuidar delas
Passar tempo com o seu rebanho
As galinhas pretas suecas são consideradas uma raça calorosa e amigável. Conseguem reconhecer os seus donos e as pessoas que as criam. Se passar tempo suficiente com elas, tornar-se-ão sociáveis consigo e poderão segui-lo para onde quer que vá.
Resumo
Embora a galinha preta sueca possa ser bastante cara, quando a tiver na mão e possuir uma ou duas, aproveite a oportunidade para multiplicar e aumentar o seu bando no quintal.
Esta raça também pode ser recomendada para aqueles que acabaram de começar a criar a sua própria galinha no quintal, uma vez que não é difícil criá-la. É necessário um mínimo de atenção, uma vez que também são boas forrageadoras e gostam de estar ao ar livre.
Para além disso, também pode ser um excelente complemento para a sua galinha de quintal existente, uma vez que são únicas e muitas vezes se destacam entre as restantes.