A galinha Pekin é uma verdadeira raça bantam, conhecida pelo seu tamanho relativamente pequeno. No entanto, há muito mais nesta ave do que apenas o seu tamanho.

Para começar, têm tantas penas que quase parece que têm uma camada extra de plumagem que os faz parecer bolas ambulantes à volta do galinheiro.

Esta galinha encantou e cativou os corações de muitos tratadores de galinhas por se parecer com uma bola de pelo fofinha. Como se isso não bastasse para derreter os nossos corações, espere até que esta ave aumente o encanto ao abraçar-se a si.

Tal como as suas penas, há muito para aprender sobre estas aves.

Antecedentes e história da galinha Pekin

Pequenas partes da história destas aves parecem ter-se perdido no meio de toda esta plumagem, uma vez que têm muitas histórias de origem.

Com todas as diferentes narrativas sobre a sua história, é difícil precisar o ano em que surgiram, mas parece que a sua fundação remonta ao século XIX.

Com todas as diferentes histórias de origem que circulam por aí, há duas anedotas que se destacam.

A primeira anedota remonta a 1835, quando ainda não eram conhecidos como Pekins e se chamavam Shanghais. Nesta, foram supostamente importados da China e oferecidos à falecida Rainha Vitória.

No entanto, apesar da sua popularidade, há quem conteste que não existem provas que sustentem esta afirmação, a não ser o interesse e o amor da Rainha pelas galinhas, que, afinal, cuidou de muitas galinhas no seu reinado.

A segunda anedota data de 1860 e parece ser mais plausível. Nesta, os pequineses terão sido roubados pelos soldados britânicos, tendo sido saqueados do Palácio de verão, do Imperador da China. O Palácio de verão situava-se em Pequim, provavelmente o local onde a raça recebeu o seu nome. Pequim é atualmente conhecida como Beijing.

A maioria das outras histórias parece ser apenas uma versão diferente ou uma recontagem destas duas. No entanto, seja qual for a versão, uma coisa em que todos parecem concordar é o local de origem das galinhas Pekin. Sabe-se que são originárias de um belo local atualmente conhecido como Pequim, na China.

Com a beleza que possuem, não é de admirar que os frangos Pekin continuem a ser populares, mesmo depois de já existirem há muito tempo. Com o passar do tempo, a sua história só irá provavelmente tornar-se mais rica - e mais fofa!

Frango Pekin Detalhes
Objetivo Ornamentais (mais parecidos com animais de estimação do que com carne ou ovos)
Cor do ovo Branco ou creme
Tamanho do ovo Pequeno
Broody Sim
Tolerância ao calor Sim
Tolerância ao frio Não
Tipo de pente Individual
Produção de ovos Cerca de 100 por ano
Cor da pele Amarelo
Tempo de vida 7-10 anos com cuidados adequados
Peso adulto Galinhas: 0,6 kg (1,32 lbs), Galos: 0,8 kg (1,76 lbs)
Amigo do quintal 5/5

Padrão e aparência da raça de galinha Pekin

A galinha Pekin é uma raça oficialmente reconhecida pelo Poultry Club of Great Britain.

Como já foi referido, é um verdadeiro bantam, pesa apenas cerca de 600 gramas e mede aproximadamente 25 cm.

A caraterística mais proeminente desta ave é provavelmente a sua plumagem. Embora todas as galinhas tenham penas, a galinha Pekin parece que as suas penas têm penas! Têm um número tão grande de penas que parecem cómicas. São provavelmente uma das galinhas mais redondas que alguma vez conhecerá.

A galinha Pekin também se apresenta em diferentes cores e padrões.

O Pekin Lavanda será, sem dúvida, um elemento elegante do seu rebanho.

Por outro lado, o Millefleur Pekin parece a contraparte das galinhas de um ursinho de peluche. Seria adorável vê-los a pavonearem-se no seu galinheiro.

Se procura algo um pouco louco, os Frizzle Pekin e o seu "wild do" poderão oferecer-lhe isso mesmo!

Se quiser saber mais sobre as outras variantes, pode clicar aqui.

São muito parecidos com os Cochins, talvez um pouco mais redondos. Por esta razão, a Entente Européenne d'Aviculture et de Cuniculture reconhece-os como o equivalente ao bantam de Cochin.

Personalidade e temperamento

Se pensa que as galinhas Pekin são um bichinho muito querido, é porque são mesmo! São fáceis de manusear e são fáceis de utilizar para os principiantes. Estas aves não lhe vão dar muito trabalho.

As galinhas Pekin são conhecidas por serem dóceis, o que significa que podem ser óptimos animais de estimação. Ficariam mais do que felizes em receber alguns cuidados amorosos extra, especialmente se houver guloseimas envolvidas. Quanto mais lidar e criar laços com estas aves, maior será a possibilidade de serem excelentes companheiros de quintal.

A galinha Pekin é conhecida por ser gentil e calma, pelo que pode deixar que as crianças a abracem. Se o seu filho não for especialmente rude, pode provavelmente deixá-los brincar juntos.

No entanto, não se esqueça de que todos os galos, incluindo os pequineses, podem apresentar um certo grau de comportamento territorial, especialmente em torno de outros galos. No entanto, são geralmente mais gentis.

Se procura uma ave querida para acrescentar ao seu rebanho, a galinha Pekin é, sem dúvida, uma escolha a ter em conta.

Galinha Pekin postura de ovos

Sendo mais uma ave ornamental, a galinha Pekin não é a melhor poedeira que existe.

Os seus ovos não são os melhores em termos de dimensões, tal como o seu tamanho, os seus ovos são mais pequenos. Além disso, dão uma tonalidade branca ou creme. Em geral, sabe-se que produzem cerca de 100 ovos por ano.

No entanto, são boas chocadeiras e chocam regularmente. Se tenciona chocar os seus próprios pintos Pekin, então não terá grandes problemas com esta raça. Além disso, são também atentas às suas crias. A galinha Pekin é uma óptima mãe.

Questões de saúde e cuidados

A galinha Pekin é fácil de cuidar.

Estas aves podem não ser muito fortes, mas não são as mais fracas do grupo. São geralmente conhecidas por serem aves robustas e não são especialmente susceptíveis a quaisquer doenças ou enfermidades. Terá sobretudo de se preocupar com os problemas de saúde comuns que as galinhas enfrentam. Em média, com cuidados adequados, as galinhas Pekin podem viver entre sete e dez anos.

Ao contrário de outras raças, não precisam de muito espaço e parecem ficar contentes em qualquer sítio, podendo mesmo ser mantidos dentro de casa, desde que se lhes dê liberdade de movimentos.

No entanto, é necessário ter alguma atenção no que diz respeito às suas penas. Para evitar qualquer dor ou doença, é necessário aparar a plumagem de vez em quando. Além disso, é necessário mantê-la limpa para não atrair piolhos e ácaros. Por último, certifique-se de que a seca quando se molhar.

Exceto para ter um pouco mais de cuidado com as penas destes pássaros, eles não precisam de muito. No entanto, é claro que eles não vão dizer não se tiver algum amor extra (e guloseimas) para dar!

3 dicas para a criação de galinhas Pekin

As galinhas Pekin são um dos bichinhos mais preciosos que alguma vez verá e, muito provavelmente, não quererá outra coisa senão dar-lhes os cuidados que merecem.

  1. Penas nos pés: É necessário prestar uma atenção especial à plumagem das patas da galinha Pekin. É fácil acumular todo o tipo de coisas que acabarão por causar problemas à sua galinha. Certifique-se de que ela anda normalmente em terra seca ou, pelo menos, que seca as suas patas emplumadas depois.
  2. Cercas altas: Para manter a sua galinha Pekin feliz, terá de comprar cercas bastante altas. Não são as melhores a voar, mas conseguem voar e saltar. Apesar do seu pequeno tamanho, são conhecidas por ultrapassarem barreiras que são significativamente mais altas do que elas.
  3. Época de inverno: Não se deixe enganar pelas penas, estas aves podem estar cobertas por mais do que uma camada de plumagem, mas não são tão resistentes ao frio como seria de esperar. Certifique-se de que fornece o calor de que necessita quando o frio começa a instalar-se. Clique aqui para saber mais sobre como manter as suas galinhas quentes no inverno.

Resumo

A galinha Pekin é uma das aves mais bonitas que existem.

Embora algumas partes da sua história pareçam não ser claras, quase toda a gente concorda que vieram de Pequim, que é de onde provavelmente veio o seu nome.

Não são as aves mais produtivas, mas durante anos foram consideradas principalmente galinhas ornamentais e, com a sua personalidade encantadora, foram por vezes consideradas animais de estimação.

Estas aves não necessitam de muito espaço e podem ser tratadas em espaços pequenos. Também não são propensas a quaisquer doenças ou enfermidades e, muito provavelmente, apenas terá de ter em atenção os problemas de saúde habituais.

Toda essa penugem ajuda a colocá-los no topo da lista dos pássaros mais adoráveis. No entanto, também pode causar problemas para as pequenas criaturas. É necessária uma manutenção adequada para evitar complicações graves.

Em geral, a galinha Pekin é, sem dúvida, uma ave que vale a pena considerar para adicionar ao seu bando.

Se estiver à procura de galinhas Pekin para venda, pode consultar o Omelet para obter actualizações quando tiver novos anúncios. No entanto, se não puder esperar, pode querer consultar o Pipinchick para ver os seus bantams Pekin para venda.

Rolar para o topo