Se alguma vez viu os desenhos animados dos Looney Toons quando era jovem, provavelmente lembra-se do galo real Foghorn Leghorn. Foghorn brigava frequentemente com o cão do agricultor e muitas vezes não era tão inteligente como pensava ser. No entanto, as suas travessuras fazem dele a galinha Leghorn mais famosa dos Estados Unidos!

Tal como nos desenhos animados, a galinha leghorn distingue-se pelo seu corpo branco e pelo seu barbilhão vermelho. Embora a galinha leghorn não seja suscetível de se meter com os outros animais da quinta, é uma das raças de galinhas mais inteligentes.

História das galinhas Leghorn

Os antepassados do Leghorn vieram originalmente de Itália; no entanto, os primeiros Leghorns americanos não eram referidos como "italianos". No entanto, não se sabe ao certo de onde vieram estas galinhas. A região da Toscana, em Itália, era o lar de muitas galinhas de raça local com penas brancas no corpo.

A palavra "leghorn" é uma derivação da palavra "Livorno" e, uma vez que as galinhas foram enviadas para os Estados Unidos a partir desta cidade, ficaram conhecidas como galinhas Leghorn.

A documentação mostra que estas aves foram enviadas para os Estados Unidos em 1828, mas depois de terem sido trazidas para solo americano, pouco se sabe sobre elas.

Os primeiros Leghorns foram trazidos para Mystic Harbor, Connecticut, pelo Capitão Gates. Uma vez introduzidas nos agricultores americanos, estas aves foram cruzadas com outras galinhas para produzir um pente de rosas.

Os criadores europeus de galinhas criaram a Leghorn com a Minorca e exportaram as galinhas resultantes para os Estados Unidos. Foram estas versões posteriores da raça Leghorn que foram introduzidas na indústria avícola em 1910.

Os Leghorns tendem a ser uma ave bastante magra, pelo que não são normalmente considerados "comida de mesa". No entanto, as galinhas são procuradas pela sua produção de ovos. A maior parte dos Leghorns utilizados na indústria avícola funcionam como galinhas industriais.

Atributo Frango Leghorn
Objetivo Ovo
Cor do ovo Branco
Tamanho do ovo Médio a extra-grande
Broody Não
Tolerância ao calor Sim
Tolerância ao frio Não
Tipo de pente Pente simples ou pente rosa
Produção de ovos 280 - 320 por ano
Cor da pele do frango Amarelo
Vida útil 5 - 7 anos
Peso adulto (galinha) 5 lbs
Peso adulto (Galo) 7,5 lbs
Amigo do quintal 3/5

Padrão da raça e aspeto dos Leghorns

Embora a maior parte das Leghorn sejam brancas, existem em várias cores. A galinha também tem um único pente ou um pente rosa. Também têm normalmente um barbilhão vermelho. Os lóbulos das orelhas brancos das Leghorn são uma designação de que põem ovos brancos.

Têm a pele e as patas amarelas; os seus olhos são de cor laranja/vermelha e têm quatro dedos em cada pata.

O padrão da raça reconhece dez variedades padrão:

  • o 1874 - preto, castanho e branco com um único pente
  • o 1883 - castanho claro e escuro com um pente rosa
  • o 1886 - branco com um pente rosa
  • o 1889 - cauda vermelha e preta, colombiano vermelho com um único pente
  • o 1894 - lustre e prata com um único pente
  • o 1891 - lustre, prata, asa de pato dourada e preto com um pente rosa

É de notar que o peso normal de um Leghorn é de 7,5 libras para os machos e de 5 libras para as fêmeas.

Alguns grupos não aceitam o favo de rosa como parte da norma para os frangos Leghorn.

Personalidade e temperamento da galinha Leghorn

O Foghorn Leghorn é conhecido pelos seus planos brilhantes e muitas vezes mal sucedidos, o que é uma alusão ao facto de as galinhas Leghorn serem bastante inteligentes. De facto, alguns especialistas descrevem-nas como "engenhosas", uma vez que têm tendência para encontrar a sua própria comida quando são deixadas à sua sorte.

Gostam de estar activas, e a procura de alimentos é uma das suas actividades favoritas. Na verdade, preferem ser galinhas "à solta", mas, se forem criadas em confinamento, adaptar-se-ão. É melhor proporcionar-lhes algum tipo de atividade, mesmo quando estão confinadas, como poleiros adequados.

A Leghorn voa bastante bem e, se lhe for permitido, empoleira-se nas árvores. Também é conhecida por ser barulhenta (a personagem dos desenhos animados era conhecida por falar demasiado; mais uma vez, isto pode ser uma alusão inteligente à galinha Leghorn barulhenta).

No entanto, se for dado ao Leghorn um amplo espaço para forragear e expelir energia, ele será um ótimo complemento para qualquer exploração agrícola.

Alguns especialistas aconselham que as crianças pequenas não devem ser deixadas sem supervisão perto de galinhas Leghorn.

O Leghorn tende a ser tímido e pode ser voador. Embora não possa causar qualquer dano a um humano, pode assustar crianças pequenas que tenham pouca experiência com animais.

Galinha Leghorn postura de ovos

Como já foi referido, a Leghorn é normalmente utilizada como "galinha industrial", o que significa que a Leghorn é uma galinha poedeira muito procurada, o que não é sem razão - a Leghorn põe normalmente entre 280 e 320 ovos por ano, ou seja, pelo menos quatro ovos por semana.

Ao contrário de outras raças de galinhas, a Leghorn não é uma raça que ponha ovos durante uma década, mas "põe bem" até aos quatro anos de idade; depois disso, o número de ovos que produz por ano diminui.

A Leghorn é também muito procurada pela indústria avícola, porque as galinhas Leghorn põem ovos maiores desde o início do seu ciclo de postura. De facto, quando a Leghorn atinge os quatro anos de idade, os seus ovos podem ser considerados "extra-grandes" pelos padrões industriais.

Tendem a produzir ovos saudáveis, mas não são muito bons a chocar. De facto, esta descrição de um Leghorn tende a ser rara.

Questões de saúde e cuidados

Uma outra razão pela qual os frangos Leghorn tendem a dar-se tão bem na indústria avícola é o facto de não terem problemas de saúde reais.

O pior problema de saúde que parecem ter é uma tendência dos Leghorns da variedade de pente único para sofrerem queimaduras de frio no pente. Os Leghorns de pente rosa não têm este problema.

São óptimas galinhas poedeiras e raramente têm problemas em produzir ovos saudáveis.

Conselhos para a criação de galinhas Leghorn

Quando se trata de criar galinhas Leghorn, é necessário fornecer-lhes um local para se empoleirarem e para se protegerem do frio do inverno, mas também dar-lhes muitas áreas para se alimentarem e "bicarem".

Além disso, em climas mais frios, não se esqueça de "isolar" o pente do Leghorn (especialmente o pente único) com vaselina.

O Leghorn não é recomendado para ser uma galinha ao ar livre numa área que possa ser descrita como "urbana" ou "suburbana". O Leghorn não se importa com linhas territoriais e vai exatamente para onde quer ir. Também é bastante inteligente.

Se tiver vizinhos, é melhor construir um poleiro coberto e um recinto coberto. No entanto, se apenas uma das áreas do seu recinto vedado ficar aberta por qualquer razão, terá um Leghorn que voa para o galinheiro!

Estas aves também são conhecidas por se empoleirarem nas árvores, pelo que um poleiro coberto e uma pista de corrida são realmente melhores se não tiver áreas ilimitadas para o Leghorn explorar.

A não ser que disponha de um espaço ilimitado para o Leghorn passear, vai querer um poleiro com um corredor coberto para o manter contido.

Também não espere que o Leghorn seja uma galinha carinhosa, pois é provável que se mantenha independente, uma vez que é assim que a ave original era. Ao mesmo tempo, há alguns proprietários de Leghorn que afirmam que as suas galinhas apresentam uma boa interação com eles.

Resumo

A galinha Leghorn é uma das variedades de aves mais saudáveis para criar, mas dê-lhe um lugar para se empoleirar e para se proteger do frio rigoroso do inverno. São aves independentes que toleram os seres humanos, mas não são consideradas muito carinhosas ou interactivas. Põem bem os ovos e não têm problemas reais de saúde.

A Leghorn é uma das raças favoritas da indústria avícola, especialmente no que diz respeito às galinhas poedeiras, mas é também uma das raças de galinhas mais maltratadas.

Curiosamente, muitas galinhas poedeiras têm uma segunda oportunidade na vida quando lhes é permitido serem realojadas (da vida industrial) para uma vida no quintal, ao ar livre.

Lembre-se de que estas galinhas tendem a não pôr ovos depois do quarto ano, pelo que muitos criadores de aves de capoeira permitem que sejam compradas e colocadas no quintal de alguém. (Não se esqueça de que o Leghorn não é uma galinha de "mesa" muito procurada; isto provavelmente torna-o um pouco mais atrativo como ave a ser realojada).

O Leghorn também não precisa de muita comida. De facto, adora procurar minhocas ocasionais ou outros alimentos naturais tentadores (carraças, alguém?). Eles prosperam se lhes for permitido serem criaturas independentes e são uma óptima adição ao rebanho de qualquer quintal.

Rolar para o topo