Galinha Lamona: Ovos, temperamento, tamanho e dicas de criação

O que é que se obtém quando se mistura um Leghorn branco com um Plymouth Rock branco e um Dorking cinzento-prateado? Obtém-se uma galinha Lamona cativante!

A galinha Lamona parece quase perfeita, tem um aspeto bonito e é também uma ave produtiva. Poder-se-ia dizer que esta galinha é algo que saiu da imaginação de alguém, e não se estaria completamente errado.

Harry S. Lamon tinha uma visão. Queria a ave perfeita para a América e não parou até a conseguir. Após anos de trabalho árduo, conseguiu finalmente a galinha perfeita para a América. Atualmente, conhecemos esta galinha como Lamona, o seu nome é provavelmente uma homenagem ao seu fundador.

Antecedentes e história da Galinha Lamona

Como já referimos, a galinha Lamona existiu pela primeira vez na mente de Harry S. Lamon que, ao embarcar na viagem para encontrar as galinhas perfeitas da América, poderá ter cruzado várias raças. No entanto, apenas três são amplamente conhecidas como tendo sido utilizadas na sua conquista, e essas aves são a Leghorn branca, a Plymouth Rock branca e a Dorking cinzento-prateada.

Após dezasseis longos anos, surgiu a galinha Lamona. Com a aprovação de Henry Wallace, o trabalho, o esforço e a dedicação de Lamon foram honrados com a atribuição do seu nome às galinhas.

Não se sabe ao certo o que levou a população de Lamonas a diminuir e diminuir, mas por volta da década de 1980 quase se extinguiu, chegando ao ponto de restarem apenas menos de cem Lamonas conhecidas.

Estas aves têm permanecido um mistério para muitos, com pessoas diferentes a dizerem coisas diferentes sobre o seu estado. Alguns dizem que foram completamente exterminadas. Por outro lado, outros contam a história das várias tentativas feitas para a sua preservação. No entanto, o problema é que não se sabe ao certo se as tentativas foram bem sucedidas ou não.

Enquanto outros relatos são vagos e pouco claros, o empreendimento de Steve Gedes é conhecido e honrado. Acredita-se que ele tenha conseguido recriar as Lamonas. Alguns podem questionar a autenticidade destas aves. No entanto, a fórmula para fazer as Lamonas é bem conhecida e Gedes conhecia bem as aves, o que torna a genuinidade das suas galinhas credível.

Padrão e Aspeto da Raça

A galinha Lamona é reconhecida pela American Poultry Association e pela American Bantam Association, existindo apenas duas variedades aceites, a Large Fowl White Lamona e a Bantam White Lamona.

As suas penas brancas e nítidas fazem com que pareçam criaturinhas elegantes e ajudam a realçar as suas outras características, como os lóbulos das orelhas vermelhos que os distinguem do Leghorn.

Outra diferença entre as duas raças é o facto de as penas serem compactas. Em comparação com o Leghorn, a plumagem da Lamona não é tão bem compactada. A sua plumagem faz com que pareçam aves de grande porte. No entanto, isso só acentua o seu tamanho, uma vez que são realmente aves grandes. Acredita? Podem pesar até 8 quilos!

Por outro lado, o bico e as patas têm a mesma tonalidade amarelada e parecem ter patas mais curtas do que os Leghorns.

Pode ser difícil distinguir as galinhas Lamona das galinhas Leghorn, mas veja a nossa descrição aqui e conseguirá identificar bem qual é qual.

Personalidade e temperamento

A galinha Lamona merecia verdadeiramente ser considerada como uma das melhores aves da América, pois dá muito e não exige muito.

Para além de serem aves produtivas, são também fáceis de cuidar. São conhecidas por serem amigáveis e calmas, pelo que muito provavelmente se dariam bem com os seres humanos e com outras raças de galinhas. Em comparação com raças menos afáveis, seria mais fácil interagir com elas. É claro que, regra geral, passar mais tempo com estas aves provaria torná-las mais amigáveis para os seus tratadores.

Apesar do seu temperamento calmo, não são aves preguiçosas. Podem não ser as aves mais activas, mas são grandes comedoras de alimentos e dão-se bem em liberdade. No entanto, não recusam cercas e toleram bem o confinamento.

De um modo geral, a galinha Lomana não será uma ave problemática na sua exploração e não lhe causará problemas. Pode dizer-se que estas aves conhecem bem os seus modos de galinha!

Postura de ovos da galinha Lamona

Enquanto a maior parte das raças com lóbulos das orelhas vermelhos dão ovos castanhos, as galinhas Lamona dão ovos brancos.

Esta galinha é também uma excelente poedeira que pode dar até cinco ovos grandes por semana, o que equivale a cerca de 250 ovos por ano!

Além disso, estas aves raramente chocam, pelo que não terá grandes problemas quando chegar a altura de recolher os seus ovos. No entanto, isto pode constituir um problema se pretender chocar e criar os seus próprios pintos. Nesse caso, esperemos que tenha outras galinhas que estejam dispostas a ser mães de aluguer. Caso contrário, pode optar pela incubação artificial e por uma criadeira.

Questões de saúde e cuidados

A galinha Lamona é uma ave robusta, que não é conhecida por ser especialmente propensa a qualquer doença ou enfermidade, sendo apenas necessário estar atento a problemas de saúde comuns.

Além disso, são aves resistentes e acredita-se que podem tolerar qualquer clima. No entanto, não se esqueça de lhes dar as necessidades durante qualquer estação. Certifique-se de que lhes dá sombra e muita água durante as estações quentes para os manter hidratados e em pé. Por outro lado, certifique-se de que lhes dá uma fonte de calor durante as estações frias para garantir uma saúde óptima.

De um modo geral, as galinhas Lamona não requerem muita manutenção, mas é claro que não recusam um pouco mais de carinho. É também uma boa ideia manter o ambiente limpo para evitar qualquer doença antes que os germes possam atacar os seus bichinhos.

3 Conselhos para a criação de galinhas Lamona

Como dissemos anteriormente, as galinhas Lamona não precisam de muito. No entanto, também mencionámos que elas não dirão que não se lhes puder dar alguns cuidados extra, por isso aqui estão algumas dicas para o ajudar a cuidar melhor das suas galinhas Lamona.

  1. Originais: Se está a planear ter um bando de autênticas galinhas Lamona, então precisa de ter um bom olho. Uma vez que a Lamona é descendente de três outras raças, por vezes há defeitos. Certifique-se de que as suas Lamonas bebés não exibem lóbulos das orelhas brancos, o que é mais caraterístico de uma Leghorn, não têm cinco dedos, o que é mais caraterístico da Dorking, nem produzem ovos coloridos, o que é maiscaraterística do Plymouth Rock.
  2. Substitutos: Anteriormente, dissemos que as Lamonas não são conhecidas por serem chocadeiras, o que seria um problema se quiser chocar e criar os seus próprios pintos Lamona. Pode tentar encorajar as suas galinhas a tornarem-se chocas. Se isso falhar, então seria uma boa ideia usar as suas raças chocas para se tornarem substitutas. Se não tiver galinhas chocas, pode optar pela incubação artificial e por uma criadeira. Pode comprar estasinstrumentos ou mesmo tentar fazer uma incubadora e uma criadeira "faça você mesmo". É bastante fácil e acreditamos que vai gostar.
  3. Espaço: As galinhas Lamona são aves de grande porte e, regra geral, as aves de grande porte necessitam de um espaço maior. Além disso, elas também gostam de procurar alimentos, pelo que também precisam de espaço para o fazer. Certifique-se de que dá a estas aves uma grande extensão de terreno para que elas possam circular livremente e procurar alimentos.

Resumo

A partir da visão de um homem, as galinhas Lamona ganharam vida. No entanto, não foi assim tão fácil. Pode dizer-se que a existência desta ave está fortemente ligada ao trabalho árduo, ao esforço e à dedicação. Foram necessárias quase duas décadas até que a visão se tornasse realidade. Alguns anos mais tarde, o seu número começou a diminuir até à beira da extinção. Mais uma vez, outro homem deu um passo em frente e salvou estas aves de serem apagadasda face do planeta.

A galinha Lamona já foi a galinha do futuro. Hoje em dia, isso pode parecer demasiado exagerado, mas antigamente isso parecia provável.

Além disso, podem não ser as melhores das melhores, mas são, sem dúvida, uma óptima raça. As Lamonas são galinhas de duplo propósito e são excelentes opções para ambos os campos. Podem produzir cerca de 250 ovos por ano, sendo também excelentes aves de mesa.

Para além disso, é uma raça que dá muito mas não exige muito, é fácil de manusear e não lhe dará grandes dificuldades.

No geral, a galinha Lamona é uma óptima raça para considerar adicionar ao seu bando, se tiver oportunidade. Se estiver à procura de galinhas Lamona para venda, então deve verificar a Greenfire Farms de vez em quando para ver se estas aves estão de novo em stock.

Rolar para o topo