Galinha Dorking: Ovos, altura, tamanho e dicas de criação

A galinha de Dorking é uma raça rara! Proveniente da Grã-Bretanha, esta ave de cinco dedos tem sido cruzada com outras galinhas ao longo dos anos para criar novas raças, o que é um testemunho das características positivas da galinha de Dorking. No entanto, estas galinhas raras não são apenas raras, são na verdade uma raça considerada em vias de extinção!

Antecedentes e história da Dorking Chickens

A raça de galinha Dorking é mencionada em documentos históricos desde o ano 43 d.C. À medida que o império romano se expandia por toda a Europa, os soldados romanos traziam consigo membros da família. Ao migrarem de Itália, trouxeram consigo gado, sendo um deles a galinha Dorking.

A população britânica adorava a galinha de Dorking, sobretudo pela sua carne tenra e suculenta e pela sua capacidade de produzir ovos deliciosos e bastante grandes. Alguns historiadores descrevem a popularidade da galinha de Dorking como "amor à primeira prova".

Independentemente da razão pela qual as galinhas Dorking se tornaram populares na Grã-Bretanha, os "aficionados da carne" procuraram esta ave acima de outras aves de quintal disponíveis.

O nome Dorking deriva do nome da cidade mercantil de Dorking (Surrey, Inglaterra), onde os londrinos compravam tradicionalmente as suas aves de mesa, tendo o Dorking se tornado popular em toda a região. De facto, a sua popularidade manteve-se durante séculos, até que o frango de Sussex o substituiu.

O Dorking é uma galinha de tal forma bela que é frequentemente utilizada como ave de exposição. De facto, o Dorking é conhecido pelo seu porte majestoso, o que o torna uma excelente raça para exposições.

Além disso, o Dorking gosta de interagir com os humanos, não sendo necessariamente treinado, mas o seu comportamento gentil torna-o uma adição bem-vinda em qualquer exposição da raça.

Hoje em dia, o Dorking ainda está disponível para os entusiastas, mas certas variedades que outrora existiam em grande número estão agora a extinguir-se. Muitos dos Dorkings actuais são criados especificamente para exibição, e estes Dorkings têm a melhor linhagem disponível. No entanto, os Dorkings raros não recebem tanta atenção, e estão a começar a desaparecer por causa disso.

Característica Informações
Objetivo Dupla finalidade
Cor do ovo Branco ou colorido
Tamanho do ovo Grande
Broody Sim
Tolerância ao calor Sim
Tolerância ao frio Não
Tipo de pente Pente único
Produção de ovos 140-160 por ano
Cor da pele do frango Branco
Tempo de vida 5-7 anos
Peso adulto (galinha) 8-10 lbs
Peso adulto (galo) 10-14 lbs
Amigo do quintal 4/5

Padrão e Aspeto da Raça Dorking

O Dorking é uma ave cujo padrão constava dos primeiros livros de padrões avícolas. O Dorking foi apresentado na primeira exposição avícola realizada em Londres em 1845. Em 1970, algumas das variedades originais tinham morrido e foi necessário criar um novo padrão.

Existem cinco variedades de cores reconhecidas relativamente à galinha Dorking: branca, cinzento-prateada, vermelha, escura e cuco. Um facto interessante acerca da Dorking é que as várias cores da plumagem podem contribuir para a cor dos ovos postos pela galinha.

O macho adulto da galinha Dorking pesa entre 3 e 4 quilos e a galinha pesa normalmente entre 2 e 3 quilos. Um Dorking bantam pesa entre 1,5 e 2 quilos. Em média, independentemente do sexo da ave, pode esperar que o Dorking pese cerca de 2 quilos.

A parte inferior da pele da galinha de Dorking é branca, independentemente da cor das suas penas.

O corpo da galinha de Dorking é descrito como retangular e as suas pernas são curtas em comparação com as de outras aves. A galinha de Dorking tem um único pente, o que a torna mais suscetível a queimaduras pelo frio em climas mais frios. O pente está sempre ereto. Tem lóbulos das orelhas vermelhos, o que é uma estranheza em si mesmo, uma vez que a maioria das galinhas com lóbulos das orelhas vermelhos produzem ovos coloridos.

O pescoço do Dorking é bastante curto, mas é robusto e forte. Os seus barbilhões são longos e cheios. O pente e o barbilhão do Dorking são tipicamente vermelhos.

As cores do cuco Dorking são cinzento-escuro sobre um fundo cinzento-claro. O Dorking vermelho é, na verdade, uma mistura de penas vermelhas e pretas. O Dorking branco é completamente branco, sem penas "cor de palha". Existem algumas outras variedades de cores do Dorking, mas estas estão a tornar-se raras.

Personalidade e temperamento

O Dorking é conhecido pela sua propensão para a personalidade. É isso mesmo - o Dorking é referido por muitos dos seus entusiastas como "queridos". Não só são calmos e tolerantes com outras galinhas, humanos e outros animais em geral, como são bastante amigáveis.

Embora muitas galinhas não devam ser deixadas sozinhas com crianças pequenas, recomenda-se que a Dorking fique com crianças "supervisionadas". Na verdade, são bastante tolerantes com as pessoas e se uma galinha pode ser descrita como "paciente", então a Dorking pode ser rotulada como tal.

É preciso ter em conta que as Dorking podem ser tão dóceis que não são boas misturas com raças mais dominantes, tornando-se rapidamente membros do fundo da hierarquia, pelo que se possuir raças de galinhas mais agressivas, misturar as Dorking com elas pode não ser uma boa ideia.

Os especialistas recomendam que as galinhas Dorking sejam socializadas com outras raças de galinhas desde tenra idade, pois tendem a ser bons membros de qualquer bando e não criam problemas com outras galinhas.

As galinhas de Dorking são conhecidas por serem chocas. No entanto, são óptimas mães e fazem um excelente trabalho a cuidar dos seus pintos! As galinhas de Dorking são lendárias por adoptarem pintos que não são seus.

De facto, se uma outra galinha empurrar os seus pintos para fora do ninho demasiado depressa, a galinha Dorking irá literalmente tomar esse pintinho sob a sua asa. Mesmo com os seus próprios pintos, a mãe Dorking tende a mantê-los no ninho durante mais tempo do que o habitual.

Galinha de Dorking postura de ovos

A galinha Dorking foi venerada pelos britânicos (e outros entusiastas em todo o mundo) pela sua capacidade de produzir carne, mas os ovos produzidos pela Dorking também são maravilhosos!

A Dorking produz ovos brancos ou de cor creme, o que é invulgar, uma vez que as galinhas com lóbulos das orelhas vermelhos produzem normalmente ovos castanhos.

Outra particularidade do Dorking é o facto de não serem apenas boas poedeiras, mas também boas produtoras de carne (lembrem-se que era por isso que eram aclamadas na Grã-Bretanha).

Questões de saúde e cuidados

A galinha de Dorking é descrita como uma galinha "resistente" e "robusta", o que indica que é geralmente uma raça saudável.

Tal como outras raças de galinhas, são vulneráveis aos piolhos e a outros parasitas tropicais. Os cuidadores devem vigiar a galinha para detetar a presença de piolhos e tratar quaisquer surtos o mais rapidamente possível. A Dorking geralmente dá-se bem quando os surtos de piolhos são tratados prontamente.

Uma consideração especial para a galinha Dorking é o facto de a maioria das variedades não tolerar muito bem o tempo frio. A exceção é a Dorking branca que ostenta um pente de rosas.

As galinhas (de todas as raças) com um favo de rosas têm tendência a tolerar melhor o frio. Se o seu Dorking tiver um único favo, deve ter o cuidado de evitar que a ave fique congelada.

Para além da prevenção ou do tratamento das infestações parasitárias nas galinhas Dorking, estas são galinhas saudáveis em geral.

Conselhos para a criação de galinhas Dorking

Dependendo do tipo de galinha que adquirir, uma Dorking com um favo de rosas ou com um único favo, deve planear a construção de um galinheiro adequado para os seus pintos. As galinhas precisarão de um lugar para se empoleirarem e para se deitarem, e os galos precisam de um lugar para, bem, governarem o galinheiro.

A galinha Dorking é uma óptima raça para criadores principiantes. São aves amigáveis e são conhecidas por interagirem com os humanos muito mais do que outras raças.

O Dorking é também uma excelente ave de ar livre. De facto, gosta muito de poder forragear. Adora encontrar sementes e, ocasionalmente, insectos durante a procura de alimentos, e prospera verdadeiramente quando tem um galinheiro adequado e a possibilidade de forragear à vontade.

O Dorking é também uma excelente ave de exposição, com uma plumagem muito bonita e um porte que chama a atenção dos juízes. Como animal de estimação, o Dorking gosta de ficar perto de casa (embora goste de procurar alimentos) e não se afasta muito do seu poleiro, por assim dizer.

O Dorking adora interagir com as crianças, o que é mais uma razão para serem óptimos para mostrar às aves.

A Dorking pode voar um pouco e é conhecida por ser barulhenta por vezes. No entanto, não são incómodas. Tendem a dar-se bem com outras raças de galinhas, mas lembre-se, quando são misturadas com aves mais dominantes, podem acabar no fundo da hierarquia.

Resumo

A galinha de Dorking é uma ave de quintal agradável, amigável e adorável. Tendem a ser aves saudáveis, sem problemas reais de comportamento. Gostam de estar perto de seres humanos e são proclamadas como óptimos animais de estimação. Estas aves remontam aos antigos romanos, mas atualmente estão a tornar-se aves raras.

Rolar para o topo