- Frango de Bresse Descrição geral
- Antecedentes e história de Bresse
- Padrão da raça e aspeto das galinhas de Bresse
- Personalidade e temperamento
- Galinha de Bresse postura de ovos
- Questões de saúde e cuidados
- 7 conselhos para a criação de galinhas de Bresse
- Resumo
Graças ao sabor e aroma de renome mundial desta raça particular de galinha, diz-se que é apelidada de "a galinha mais saborosa e deliciosa alguma vez criada". Uma galinha de Bresse assada é surpreendentemente vendida a uma soma bastante elevada - até centenas de dólares - nos mercados franceses locais, o que indica como estas galinhas são extraordinárias!
Com este artigo, vamos aprender mais sobre esta raça de galinha francesa!
Frango de Bresse Descrição geral
Tamanho | Médio a grande |
Forma do corpo | Compacto |
País de origem | França |
Peso | Galo: 2,3 a 3 kg (5 a 6,5 libras) Galinha: 2,95 a 3,85 kg (6,5 a 8,5 libras). |
Tempo de vida | 6 a 8 anos |
Temperamento | Ativo e alerta |
Cor | Branco Azul Preto Cinzento |
Raridade | Raro |
Tipo de raça | Dupla finalidade |
Mais adequado para | Explorações de criação ao ar livre |
Esta raça especial é originária do leste de França, na região de Bresse, e é famosa pelo seu sabor e textura surpreendentes. Mas para garantir que está a receber o verdadeiro produto, apenas os frangos que cumprem requisitos rigorosos de reprodução e criação podem ser chamados de Poulet de Bresse.
Os chefes de cozinha de todo o mundo adoram utilizar este frango único nos seus pratos devido à sua incrível qualidade. Não é de admirar que os chefes de cozinha de todo o mundo procurem a verdadeira carne de Bresse, conhecida pelo seu sabor inigualável, textura inesquecível e qualidade garantida pelaDenominação de Origem Protegida (DOP) de França.
Esta raça requintada não só oferece sabores sublimes que dão vida a refeições requintadas, como os seus hábitos de vida livre mantêm a carne tão suculenta que nenhum outro concorrente se aproxima. Para além do seu sabor, os admiradores apaixonados fazem frequentemente viagens para explorar a região conhecida pela sua paisagem diversificada e pela apreciação das práticas tradicionais de criação de aves.
Antecedentes e história de Bresse
A galinha de Bresse teve origem no Leste de França, há cerca de 500 anos, numa província chamada Bresse. Esta província foi entretanto renomeada, mas situava-se perto dos Alpes franceses e do rio Ródano. A área era uma grande extensão de belos bosques e campos. Os escritores relatam que a terra se estendia por cerca de sessenta milhas.
Surpreendentemente, a galinha de Bresse foi formada por um cruzamento de galinhas francesas locais. O cruzamento não tinha um objetivo específico; estavam simplesmente a misturar as galinhas locais disponíveis.
A galinha de Bresse foi desenvolvida a partir deste cruzamento. Há quem diga que a galinha de Bresse foi criada por sorte. Com o tempo, a galinha que deu origem à galinha de Bresse foi esquecida e não se sabe muito sobre ela.
Em França, a galinha de Bresse é conhecida como Poulet de Bresse. Foi preciso pouco tempo para que os habitantes desta região se apercebessem de que a galinha de Bresse tinha um sabor distinto, começando a ganhar a reputação de ter um sabor requintado e único. Esta descoberta levou a uma maior criação da galinha de Bresse em toda a França Oriental.
Não se conhecem os nomes das aves locais que foram utilizadas para criar o frango de Bresse, mas sabe-se que têm características únicas. A raça de frangos de Bresse provém de uma raça de frangos geneticamente diferente que pode metabolizar distintamente os alimentos. Diz-se que este fator de metabolismo contribui para a forma corporal e a produção do frango de Bresse.
A galinha de Bresse é conhecida por ter uma pele fina e lustrosa e ossos pequenos e leves em todo o corpo. Diz-se que estas características distintas provêm da herança da galinha local da França Oriental.
A criação original do frango de Bresse foi surpreendente para os franceses, que quiseram manter a integridade e a singularidade da ave.
Os franceses continuaram a selecionar raças específicas ao longo dos anos para produzir o fantástico frango de Bresse que se vê hoje em dia. Ao contrário de outras raças, esta raça não pode ser cruzada com raças não relacionadas e manter o sabor original.
Os frangos de Bresse são relativamente recentes nos Estados Unidos, tendo sido importados de França para os Estados Unidos pela primeira vez em 2011. Devido a certas restrições, todos os frangos de Bresse importados para os Estados Unidos devem ser designados por American Bresse.
Padrão da raça e aspeto das galinhas de Bresse
Padrão da raça
Os frangos de Bresse são considerados raros e muito procurados, sobretudo na sua região de origem, Bresse, em França. São também conhecidos pelo seu estatuto de Denominação de Origem Protegida (DOP), o que significa que os frangos criados na região de Bresse e que cumprem critérios específicos podem ser rotulados como "Poulet de Bresse", uma designação prestigiada e muito procurada.
Também é conhecido como:
- Poularde de Bresse
- Volaille de Bresse
- Chapon de Bresse
- Carne de vaca de Bresse
Só o Bresse de Bény pode ser considerado um Poulet de Bresse e os frangos devem ser criados na zona legalmente identificada da região de Bresse.
A denominação de origem controlada, reconhecida como tal pela legislação da UE e do Reino Unido, consiste na criação de galinhas brancas de uma raça específica, denominada "Bresse Gauloise", na região histórica e antiga província de Bress, situada no leste de França, para satisfazer as normas regulamentares estabelecidas por lei.
Aparência
A raça de galinha de Bresse tem quatro variedades: branca, azul, preta e cinzenta. A mais popular e conhecida é a branca, que se destaca por representar a bandeira nacional francesa, vermelha, branca e azul. A galinha de Bresse tem as seguintes características
- Grande favo vermelho vivo
- Penas brancas brilhantes visíveis
- As suas pernas têm uma tonalidade azul aço
As quatro raças de galinha de Bresse têm um pente vermelho vivo e pernas de cor azul aço. A cor das penas difere consoante a variedade. A galinha de Bresse está classificada nos tipos franga, galinha ou capão. O estatuto da classe da galinha de Bresse é significativo.
O frango de Bresse branco pesa normalmente cerca de 1,5 kg ou mais. As outras variedades de frango de Bresse são normalmente mais pequenas, pesando cerca de 1,5 kg. O frango de Bresse branco é de longe o mais procurado e popular.
A galinha de Bresse é conhecida por ter ossos invulgarmente leves e pele muito fina, razão pela qual a carne da galinha de Bresse é considerada única e a mais saborosa do mundo. A galinha de Bresse produz uma carne suculenta com um sabor intenso.
Personalidade e temperamento
Tal como outras raças como a raça Bresse, a galinha Bresse pode ter uma personalidade nervosa, o que significa que não se dá bem em áreas fechadas. As galinhas Bresse são criaturas extremamente sociais. São normalmente vistas em grandes bandos e gostam de procurar alimentos em conjunto. Outras características da sua personalidade incluem:
- O pássaro de Bresse gosta de ser manuseado com pouca frequência. Esta raça prefere menos interação humana.
- O seu temperamento é equilibrado e esta raça não apresenta qualquer agressividade.
- Verificou-se que esta raça é mais feliz quando está com outras galinhas em grandes pastos abertos.
- A personalidade da galinha de Bresse pode ser alterada se for mantida num espaço confinado durante mais tempo do que o recomendado.
Galinha de Bresse postura de ovos
A galinha de Bresse é uma excelente raça poedeira, podendo começar a pôr ovos um mês antes das outras galinhas poedeiras. Uma caraterística que a distingue das outras raças é o facto de amadurecer cedo. Se a galinha de Bresse for saudável e bem nutrida, pode pôr cerca de 250 ovos por ano. Os ovos produzidos são de cor creme.
Produção de carne
É de notar que a galinha de Bresse é mais conhecida pela sua carne do que pelos ovos que produz. A carne da galinha de Bresse é procurada há séculos.
O sabor da galinha de Bresse é considerado muito diferente do sabor típico das galinhas comerciais. A galinha de Bresse francesa original tem um preço elevado e há quem a considere a galinha da realeza por ser mais cara do que as outras raças.
Um frango oficial de Bresse francês custa cerca de 50 dólares ou mais por frango. Só se pode encontrar o frango de Bresse genuíno e original na região de França. O frango de Bresse está agora disponível noutras partes do mundo, mas tem uma qualidade diferente do frango de Bresse genuíno.
Um facto interessante é que, para que uma galinha de Bresse seja certificada como galinha de Bresse, tem de ser criada na região de Bresse e consumida localmente. É por isso que as raças importadas não podem simplesmente usar o nome "galinha de Bresse".
Questões de saúde e cuidados
A raça original de galinha de Bresse não tem problemas de saúde específicos relacionados apenas com a sua espécie. Como a raça está agora a ser importada, é suscetível aos seguintes problemas de saúde:
- Botulismo - O botulismo é uma doença que pode infetar as galinhas, paralisando os seus membros e o seu pescoço. Todas as raças de galinhas domésticas estão em perigo de contrair esta doença. O botulismo causa uma morte rápida nas galinhas. Existem anti-toxinas disponíveis para tratar o botulismo.
- Bronquite infecciosa - Esta doença é comum entre as galinhas e pode ser mortal, dizimando bandos inteiros. A tosse, os espirros e o ressonar são sintomas de bronquite contagiosa. Esta doença afecta o trato respiratório superior das galinhas. Quando as galinhas começam a ter sintomas desta doença, é melhor separá-las e colocá-las numa área quente e seca.
- Coriza infecciosa - Trata-se de uma doença bacteriana grave. A coriza infecciosa pode afetar o sistema respiratório das galinhas. A doença manifesta-se por uma inflamação debaixo do olho. Outros sintomas incluem espirros e corrimento nasal. Não existe uma vacina contra esta doença. Se uma galinha contrair esta doença, deve ser abatida para que não se propague ao resto do bando.
As doenças acima mencionadas são doenças comuns que podem ser encontradas em todas as raças de galinhas. Agora que a galinha de Bresse está a ser importada para outras partes do mundo, devem ser tomadas precauções para garantir a saúde da raça. Novos locais e novas regiões trazem novas doenças e condições. Os cuidados a ter com uma galinha de Bresse devem ser mantidos a um nível elevado.
7 conselhos para a criação de galinhas de Bresse
- Enquanto pintos, as galinhas de Bresse são mantidas numa dieta diária.
- A Bresse gosta de ter espaço aberto e pasto para deambular. Permita que a galinha Bresse deambule livremente.
- À medida que uma galinha Breese cresce, limite a quantidade de ração de milho.
- Após a fase de pintos, deve forçar a galinha de Bresse a procurar fontes de proteínas por si própria, o que, segundo se diz, contribui para o sabor geral do frango.
- Quando as galinhas de Bresse forem transferidas para o pasto, deixe-as pastar e depois devolva-as para viverem os seus últimos dias com uma dieta à base de milho e lacticínios.
- Por volta dos 3-4 meses, confinar as galinhas de Bresse numa pequena área fechada para completar o seu desenvolvimento.
- Ao fornecer alimentos às galinhas de Bresse, certifique-se de que os alimentos são de alta qualidade; caso contrário, estará a pôr em perigo a qualidade da carne.
Resumo
A galinha de Bresse é uma raça de galinhas de renome mundial. Desde os seus primórdios na região de Bresse, no Leste de França, a galinha de Bresse sempre teve uma reputação de alta qualidade. Nos seus 500 anos, esta raça tem sido a galinha mais saborosa de sempre.