Galinha da Holanda: Ovos, temperamento, tamanho e dicas de criação

A criação de galinhas no quintal é útil e divertida, pois não precisa de comprar os ovos na loja e pode criar boas raças de galinhas que põem ovos saudáveis, reduzindo assim a probabilidade de consumir alimentos com OGM e outros químicos perigosos.

Uma vez que vai alimentar as suas galinhas, pode personalizar as suas refeições para obter ovos e carne da melhor qualidade. Além disso, é divertido ver as suas galinhas lutarem umas com as outras pela comida. Se quiser uma raça de galinhas com ovos de boa qualidade e um temperamento calmo, deve considerar a Galinha Holandesa. Leia mais detalhes sobre esta raça de galinhas abaixo.

Antecedentes e história da galinha holandesa

Antes de 1949, as galinhas das pequenas explorações agrícolas dos Estados Unidos da América punham ovos castanhos. No entanto, na altura, acreditava-se que os ovos brancos eram melhores porque eram mais leves e mais doces, pelo que muitas pessoas preferiam os ovos brancos aos castanhos.

No entanto, as raças de galinhas que punham ovos brancos não estavam disponíveis na maior parte dos casos e não estavam bem equipadas em termos de normas sanitárias, o que levou a Rutgers Breeding Farms a cruzar diferentes raças de galinhas que fossem bem carnudas e pusessem ovos brancos.

A Rutgers Breeding Farms faz parte da Rutgers New Jersey Agricultural Experiment Station, criada em 1880 com o objetivo de ensinar diferentes práticas agrícolas.

Embora a raça de galinha Holland tenha sido desenvolvida em Nova Jersey, o seu nome é "Holland" porque os criadores cruzaram galinhas importadas da Holanda com raças como Lamona, Leghorn Branco, Rhode Island Red, etc.

A raça de galinhas criada a partir destas outras raças foi designada por White Hollands. Um outro conjunto de galinhas da Holanda foi cruzado com Barred Plymouth Rocks, Brown Leghorn e Australorp para criar Barred Hollands. Em 1949, o Standard of Perfection da American Poultry Association admitiu a raça de galinhas da Holanda.

As galinhas holandesas são apreciadas tanto pela produção de ovos como pela produção de carne. O tamanho dos seus ovos varia de médio a grande e são de cor branca. A sua carcaça também é carnuda. Apesar de serem raras e de terem sido listadas como críticas na Lista de Prioridades de Conservação da American Livestock Breeds Conservancy, são boas raças para quintal.

Como são naturalmente saudáveis, vivem mais tempo, com uma esperança média de vida de 8 anos. Podem sobreviver em condições extremas, o que não significa que se deva ser indiferente aos cuidados a ter com elas. Se está a planear criar galinhas holandesas, é essencial verificar com o centro de conservação mais próximo se existem instruções especiais a seguir ou uma licença especial a obter.

Padrão e Aspeto da Raça

A galinha holandesa é de duas variedades: branca e barrada. Na variedade barrada, as galinhas são mais escuras do que os galos. O galo normal pesa cerca de 4 kg, enquanto a galinha pesa 3 kg. Ambos os sexos têm pernas amarelas limpas e robustas e lóbulos das orelhas vermelhos.

Como qualquer outra galinha saudável, as patas de uma galinha holandesa devem apontar diretamente para a frente e não para dentro ou com membranas. Não deve haver inchaço ou áreas abertas. A boca também não deve estar aberta, exceto durante as refeições ou quando a galinha está a cantar.

Tanto as variedades brancas como as barradas têm pentes vermelhos com seis pontas. É possível distinguir as variedades pela sua cor. Uma galinha holandesa saudável tem olhos claros e brilhantes, sem inchaço nem corrimento. As pálpebras não se mostram. O nariz também não tem corrimento.

Se as asas estiverem caídas ou se notar a perda de penas e a pele dessa zona estiver nua e dorida, então o frango não está saudável.

O respiradouro é outro local a verificar para determinar o estado de saúde das suas galinhas holandesas. Normalmente, não deve ter quaisquer sinais de inflamação ou descoloração e as penas à sua volta devem estar limpas. Pode ficar sujo devido às fezes que saem através dele, mas deve tentar mantê-lo limpo tanto quanto possível.

Além disso, as galinhas holandesas são activas durante o dia. Se a sua galinha estiver aborrecida e quieta, e permitir que lhe toque facilmente no corpo, é sinal de que algo se passa com ela. Normalmente, as galinhas saudáveis não estão quietas durante o dia, nem é fácil manuseá-las. Se a sua raça holandesa não cumprir esta norma, deve tratá-la.

Personalidade e temperamento da galinha holandesa

Tal como os seres humanos, as diferentes raças de galinhas também têm personalidades diferentes. Uma das qualidades proeminentes da galinha holandesa é a sua capacidade de adaptação a qualquer lugar, o que faz dela uma das melhores raças para criar numa quinta. As galinhas também são boas mães.

Além disso, são muito dóceis e fáceis de manusear. Dão-se bem com outras raças de galinhas, no entanto, deve introduzir lentamente raças diferentes no bando. Gostam de procurar comida e de se bronzear ao sol. Como tal, é necessário vigiá-las, uma vez que não gostam de estar confinadas e gostam de comer a comida que procuram.

A sua calma e alegria fazem com que sejam bons animais de estimação para ter ao pé dos seus filhos e para lhe fazerem companhia. Não são barulhentas, pelo que são perfeitas galinhas de quintal. As galinhas holandesas não precisam de nenhum tratamento especial; no entanto, deve certificar-se de que as condições são adequadas para que a sua galinha mantenha a sua simpatia.

Por exemplo, é preciso começar a criá-los quando são jovens, pois assim eles vão ser educados para gostar da companhia humana, o que aumenta a sua simpatia e facilita o seu manuseamento.

Além disso, para as ajudar a manter a sua disposição naturalmente alegre, preste atenção às suas galinhas holandesas. Dê-lhes guloseimas e brinque com elas. Mantenha-as seguras e zele sempre pelo seu conforto. Também não devem passar fome. Por mais naturalmente calma que uma galinha seja, perderia a sua calma quando tivesse fome e não lhe fosse permitido procurar alimentos.

Quanto mais o fizer, melhor será o seu temperamento. Uma vez que as galinhas holandesas gostam de procurar comida, pode fazer com que o galinheiro seja suficientemente grande para lhes dar espaço extra para brincarem. Não permita que procurem comida, pois isso fará com que fiquem selvagens. Serão mais fáceis de controlar se o reconhecerem como a sua fonte de alimento.

Pôr ovos de galinha holandesa

As galinhas holandesas são galinhas de dupla finalidade; são criadas tanto para a carne como para os ovos. Põem ovos grandes e brancos. Começam a pôr ovos logo a partir das 16 semanas de idade e fazem-no de forma consistente durante todo o ano, quer seja verão ou inverno.

Uma galinha pode pôr cerca de três a quatro ovos por semana e cerca de 200 a 240 por ano. Uma vez que as galinhas holandesas são geralmente saudáveis e fortes, os seus ovos são deliciosos e podem durar até três semanas.

No entanto, para além dos benefícios da sua ascendência, muitos outros factores determinam também a sua produção de ovos. Por exemplo, a qualidade da sua alimentação determina a qualidade e o tamanho dos seus ovos.

Se a sua alimentação contiver todos os nutrientes necessários na proporção correcta, as suas galinhas holandesas produzirão ovos maiores e de boa qualidade. Se houver alguma deficiência na sua alimentação, também a encontrará nos ovos.

Outro fator importante é o tratamento que recebem. Embora as galinhas holandesas não necessitem de tratamento especial para se manterem saudáveis, deve vigiar a sua saúde de tempos a tempos. Certifique-se de que as protege de quaisquer doenças, o que significa que todo o equipamento que entra em contacto com elas e o seu ambiente devem ser mantidos limpos.

Questões de saúde e cuidados

As galinhas holandesas requerem uma atenção adequada se quiser criá-las com sucesso. Elas não terão vários problemas de saúde, mas é preciso estar sempre atento a sinais de fraqueza, feridas, etc.

Queimaduras de frio

Os galos podem ter queimaduras de frio, como é típico das galinhas com pêlos grandes. As queimaduras de frio são normalmente causadas por excesso de humidade e aparecem como manchas pretas nos pêlos ou barbilhões das galinhas. Embora as queimaduras de frio não sejam fatais, podem causar infecções ou dores nas galinhas.

Por isso, é necessário tratar as queimaduras de frio nas galinhas holandesas logo que se observem os sinais. Para tratar as queimaduras de frio, certifique-se de que o galinheiro é bem ventilado para evitar o armazenamento de humidade. Além disso, coloque mais camas secas no galinheiro e retire as camas molhadas.

Não aqueça o galinheiro, pois isso provocará uma maior acumulação de humidade. Em vez disso, adicione pimenta de caiena à ração da galinha e esfregue os pentes e os barbilhões com óleo de coco ou pomada para queimaduras pelo frio. Aplique o óleo apenas nas áreas não afectadas pelas queimaduras pelo frio.

Se estiver a aplicar qualquer coisa na zona afetada, faça-o com cuidado para que não se parta. Coloque o frango afetado num local quente; pode colocar os pés, se estiverem afectados, em água quente. Certifique-se de que mantém o frango quente durante o período de recuperação, que demora cerca de 4 a 6 semanas.

Parasitas

Além disso, as galinhas holandesas podem ser afectadas por parasitas internos e externos. Os parasitas internos são os vermes, as lombrigas, as ténias, etc., enquanto os parasitas externos são os piolhos e os ácaros. Para manter os seus filhos saudáveis, é essencial tratar de ambos os parasitas.

Pode desparasitar as suas galinhas duas vezes por ano como medida de precaução. Se estiverem infectadas, trate-as adequadamente. Para manter os parasitas externos afastados, certifique-se de que o galinheiro está sempre limpo. Aplique tratamentos químicos em todas as fendas e fissuras da gaiola. Certifique-se de que segue à letra todas as instruções para o tratamento de parasitas internos e externos.

4 dicas para criar galinhas holandesas

Os cuidados adequados farão com que a sua galinha holandesa seja saudável e apta para todos os fins para que a quer utilizar.

Habitação

As galinhas holandesas são forrageadoras naturais. No entanto, se as criar como galinhas de quintal, é necessário proporcionar-lhes um local seguro e espaçoso.

Assegure-se de que o galinheiro é grande para conter o número de galinhas que pretende criar e para que cada uma delas possa andar à solta; cada galinha deve ter, pelo menos, um espaço pessoal de 4 metros quadrados e espaço suficiente para correr. Isto também ajudará a manter o seu temperamento alegre.

Alimentação

Uma vez que não permite que as suas galinhas se alimentem, é essencial que as alimente corretamente. A sua alimentação deve conter os nutrientes certos na proporção certa. Forneça-lhes também sempre água fresca, pois a água suja deixá-las-á doentes. Isto torná-las-á saudáveis, aumentará a produção de ovos e aumentará a sua carnalidade para fins de carne.

Durante as primeiras 12 semanas, alimente os seus pintainhos holandeses com alimentos para pintos antes de os introduzir na alimentação normal. Além disso, examine as cascas dos ovos quando eles põem ovos. Os ovos quebradiços indicam principalmente que a alimentação da sua galinha não tem cálcio suficiente, pelo que tem de adicionar mais cálcio à sua dieta.

Ambiente limpo

O ambiente em que cria as suas galinhas é essencial para o seu bem-estar. Normalmente, as galinhas são muito sensíveis a um ambiente sujo. Por esta razão, deve mudar regularmente as suas camas e limpar os excrementos e os restos de comida. Certifique-se também de que o galinheiro está seco, pois a humidade provoca diversas doenças.

Limitar as guloseimas

As guloseimas não contêm todos os nutrientes de que as suas galinhas necessitam, devendo constituir apenas 5 a 10 % da sua dieta. As galinhas que vivem de guloseimas não se tornam saudáveis.

Resumo

As galinhas holandesas são uma raça que requer pouca manutenção, pelo que não são necessários muitos recursos para as criar com sucesso. Têm uma personalidade agradável e gostam muito da companhia humana. Se tiver crianças, são uma excelente escolha para ter por perto.

No entanto, só deve deixar os seus filhos brincarem com elas sob supervisão. Além disso, deve saber como identificar uma galinha holandesa entre as diferentes raças antes de a comprar. Por exemplo, as galinhas holandesas têm pentes simples com pontas bem definidas. Também existem duas variedades: brancas e barradas.

Além disso, para ter a certeza de que compra a raça holandesa correcta, compre pintos holandeses numa incubadora local. É melhor começar com pintos, pois pode criá-los para que gostem da sua companhia, melhorando assim o seu temperamento.

As galinhas holandesas também podem ser criadas com outras raças de galinhas, uma vez que são sociáveis. No entanto, deve fazê-lo gradualmente, permitindo que ambas as raças se misturem antes de as colocar num local permanente. Desta forma, evitará que as coisas fiquem fora do seu controlo.

Apesar de as galinhas holandesas serem naturalmente fortes, elas precisam da sua atenção e dos seus cuidados. É preciso garantir que elas estejam sempre nas melhores condições, pois mesmo as galinhas mais fortes podem adoecer.

Rolar para o topo