Originária do Canadá no início do século XX, a situação da galinha Chantecler é considerada crítica atualmente. No entanto, a galinha Chantcler tem perseverado ao longo dos anos como uma galinha adequada tanto para a produção de carne como para a postura de ovos. Grandes e resistentes ao frio, estas galinhas são uma bênção para muitos.

Antecedentes e história das galinhas Chantecler

A invenção da galinha Chantecler deve-se, em grande parte, ao irmão Wilfrid Châtelain, um monge canadiano, que chegou à conclusão de que, nessa altura da história, ainda não tinham sido criadas raças de galinhas específicas do Canadá.

Nessa altura, o Canadá só dispunha de raças de galinhas europeias e americanas e, ao constatar que se tratava de uma lacuna na história agrícola do país, o irmão Chantecler decidiu criar uma raça de galinhas específica para o Canadá.

Onze anos passariam até à declaração do Irmão e à apresentação ao público da raça Chantecler, em 1918, mas o Irmão Chantecler acabaria por ter sucesso.

O irmão Chantecler decidiu criar uma galinha adaptada aos invernos canadianos e às necessidades de produção da época. Combinou uma grande variedade de galinhas antes de se decidir pela galinha que viria a ser conhecida como a Chantecler branca. As raças incluem

  • Corniches escuros
  • Chifres brancos
  • Pedras brancas de Plymouth
  • Vermelhos de Rhode Island
  • Wyandottes brancos

Apenas três anos mais tarde, a raça seria introduzida no Padrão de Perfeição da Associação Americana de Avicultura. A Chantecler continuaria a ser apenas uma das duas raças de galinhas produzidas pelo Canadá e seria certamente a única raça de galinha conhecida por ter sido criada por uma figura religiosa.

No entanto, a raça viria a sofrer uma extinção altamente publicitada em 1979, depois de o último galo mantido por uma instituição ter chegado ao fim.

Apesar desta declaração, o Chantecler continuou a ser mantido por pequenas explorações agrícolas em todo o Canadá. Embora o Chantecler ainda exista atualmente, o seu estado de conservação está classificado como crítico. Existem muito poucas galinhas Chantecler que perseveraram ao longo do tempo.

Galinha Chantecler Padrão da raça e aparência

As aves brancas são conhecidas por produzirem carcaças particularmente limpas. A aparência branca do frango Chantecler foi desenvolvida muito deliberadamente, uma vez que estas aves são consideradas ideais para a produção de carne.

No entanto, com o passar do tempo, foi criada uma raça específica de Chantecler, que se adaptava melhor às condições de criação ao ar livre, conhecida como Chantecler Perdiz, que foi criada a partir de uma variedade de galinhas:

  • Chifres castanhos
  • Corniches escuros
  • Cochins de perdiz
  • Perdiz Wyandottes

A variedade Buff, de cor mais clara, foi introduzida nos anos 50, mas apenas as variedades White e Partridge Chantecler foram aceites pela APA.

Estas galinhas são grandes, com os galos a pesarem cerca de 9 quilos e as galinhas a pesarem até 7,5 quilos. Com pele amarela, bicos amarelos, pequenos barbilhões e cristas, estas galinhas não têm grandes sinais de identificação.

A galinha Chantecler também é conhecida por ter uma plumagem leve e fofa que permanece apertada contra o corpo, ajudando-a a manter-se resistente ao frio.

Ao longo dos anos, os Chanteclers foram criados para terem barbilhões mais pequenos do que os seus homólogos originais, o que criou uma ligeira distinção entre os Chanteclers originais e os Chanteclers que persistem atualmente.

Personalidade e temperamento

As galinhas Chantecler são, de um modo geral, fáceis de lidar e amáveis. Gentil e agradável, a galinha Chantecler é uma adição fácil a qualquer bando.

No entanto, a galinha Chantecler é conhecida por se tornar por vezes um pouco louca no confinamento, preferindo ter o seu próprio espaço para vaguear. No entanto, dar espaço à galinha Chantecler para vaguear deve resolver este problema, deixando-a com galinhas altamente receptivas que requerem pouca ou nenhuma manutenção.

As suas barbatanas frias quase não necessitam de ser aparadas e o seu grande tamanho permite-lhes produzir ovos com bastante facilidade. Esta galinha bem criada faz da Chantecler uma adição simples a qualquer exploração agrícola.

Estas aves são bastante inteligentes e curiosas e, apesar de não se meterem em sarilhos, muitas delas ficam intrigadas com os humanos e apreciam a atenção humana. Os Chanteclers amigáveis seguem os seus donos e até gostam de ser abraçados de vez em quando.

Grandes forrageadoras e galinhas bem intencionadas, é provável que encontre uma Chantecler que se considere muito boa sem se tornar uma rufia. Estas galinhas defendem-se a si próprias, mas provavelmente não agirão como agressoras em relação a outras galinhas.

Galinha Chantecler postura de ovos

Criadas para serem as primeiras galinhas polivalentes adaptadas especificamente aos meios canadianos, as galinhas Chantecler são conhecidas por serem grandes poedeiras.

Como são aves resistentes ao inverno, são ainda melhores poedeiras de inverno e produzem grandes ovos castanhos, que normalmente põem uns impressionantes 4 ovos por semana.

Dado que estas galinhas foram desenvolvidas para se adaptarem idealmente aos frios Invernos canadianos, a galinha Chantecler continua a ser resistente mesmo no inverno, o que é ainda mais útil quando se trata de postura invernal. Muitas das melhores galinhas poedeiras não são tão produtivas no inverno.

Esta qualidade faz com que a Chantecler seja a ave de inverno ideal e resistente, perfeita para quem procura boas poedeiras de inverno.

No entanto, apesar da sua aptidão para pôr ovos mesmo no inverno, as galinhas Chantecler mais velhas são conhecidas por ficarem chocas. Apesar disso, a Chantecler mantém um registo sólido de postura de ovos durante a maior parte da sua vida, bem como ao longo de todo o ano.

Dar ao Chantecler o espaço certo para se movimentar é extremamente importante para o seu bem-estar. Com isso, eles são poedeiras de baixa manutenção que são ideais para quase qualquer fazenda.

Questões de saúde e cuidados

Como a galinha Chantecler foi criada especificamente para resistir ao clima canadiano, é extremamente resistente ao frio. Muitas aves sacrificam um pouco da sua rusticidade no tempo quente para o conseguir. No entanto, a Chantecler permanece resistente tanto no tempo quente como no frio.

Além disso, os Chanteclers são aves de manutenção extremamente reduzida no que diz respeito a problemas de saúde. O barbilhão quase inexistente do Chantecler e as penas muito unidas impedem que a limpeza seja um grande problema.

Uma coisa que os donos de Chantecler devem ter em atenção é a necessidade de dispor de espaço suficiente para que estas aves, um pouco volúveis, possam circular livremente.

Dar aos Chanteclers um amplo espaço para se movimentarem e forragearem é uma óptima solução para este problema. No entanto, isto é praticamente tudo o que é preciso fazer para manter os Chanteclers felizes.

Criados para serem excelentes em quase tudo o que fazem, os Chanteclers também desenvolveram personalidades pouco exigentes. No entanto, quando as suas poucas exigências não são satisfeitas, os Chanteclers podem tornar-se um pouco obstinados. Se confrontados com galinhas que não se comportam da forma que desejam ou que os intimidam, os Chanteclers defender-se-ão.

5 conselhos para a criação de galinhas Chantecler

1. dar-lhes espaço

Como já foi referido, não se esqueça de dar aos seus Chanteclers muito espaço para vaguear e procurar alimentos.

2. são grandes produtores de ovos

Embora a popularidade da galinha Chantecler tenha diminuído ao longo dos anos, não se deve associar este facto a uma fraca capacidade de criação. Estas galinhas são grandes produtoras de ovos, produzindo frequentemente grandes ovos castanhos, mesmo no inverno. Não subestime o poder da Chantecler para ser a principal produtora de ovos do seu bando.

3. lembre-se que também são óptimos para a carne

Desenvolvidas para serem das melhores galinhas para todos os fins, o grande tamanho destas galinhas brancas torna-as excelentes para a produção de carne. Não se esqueça do tesouro que esta raça é. Muito poucas galinhas são boas tanto para ovos como para carne, e ainda menos têm personalidades de baixa manutenção.

4. podem sobreviver ao calor e ao frio

O Chantecler foi originalmente criado para sobreviver aos rigorosos invernos canadianos, mas quem vive em climas quentes não deve ser desencorajado a interessar-se por esta raça.

Estas galinhas são muito resistentes e podem sobreviver facilmente na maior parte dos climas, quentes ou frios.

5. não os colocar com galinhas agressivas

Pode parecer óbvio, mas estas galinhas dóceis não devem ser colocadas lado a lado com galinhas mais agressivas. Embora sejam susceptíveis de provocar as outras galinhas, elas não recuam perante um desafio.

Os Chantecler podem ser teimosos, por vezes. Se um Chantecler orgulhoso se juntar a um galo agressivo, pode resultar num confronto em que nenhuma das galinhas recuará.

[su_youtube url="//youtu.be/Gli2kHtEaLs"]

Resumo

Embora o estado de conservação da galinha Chantecler seja considerado crítico atualmente, há poucas razões para não tentar reabilitar estas grandes criaturas.

Excelentes poedeiras de ovos e óptimas para a produção de carne, as Chanteclers são galinhas polivalentes com excelentes personalidades. Além disso, estas galinhas fáceis de lidar são um ótimo complemento para qualquer bando.

Rolar para o topo