A galinha de Ancona, também chamada por vezes de Leghorn preta ou Leghorn malhada, é uma raça de galinha originária de Itália. Embora esta raça tenha sido desenvolvida principalmente para fornecer uma ave resistente que produzisse muitos ovos, já no século XIX, começou a ser criada especificamente pelo seu aspeto vistoso e pela sua utilidade.

Atracções do Ancona:

  • Camadas consistentes e prolíficas
  • Também é uma boa ave de carne
  • Raça do património do Velho Mundo
  • Aspeto atrativo
  • Interessante e divertido de criar
  • Pouco dispendioso para criar
  • Fértil e fácil de reproduzir
  • Resistente na maioria dos climas

Antecedentes e história da Ancona Chicken

O nome da raça provém da capital com o mesmo nome, na província de Marche, em Itália. A Ancona foi uma galinha de quintal básica durante séculos em Itália, antes de ser descoberta por agricultores e criadores de outros países.

Em meados do século XVIII, as Anconas começaram a aparecer no Reino Unido e, pouco tempo depois, a raça foi também levada para os Estados Unidos. Na criação original da galinha Ancona foram utilizadas várias raças, incluindo Leghorns. Devido à sua ascendência parcial Leghorn, são por vezes conhecidas como Black Leghorns.

Existem dois tipos de Ancona: o Ancona monopenteado e o Ancona rosado. A American Poultry Association aceita estes dois tipos de Ancona como raças oficiais, mas em Itália apenas o Ancona rosado é considerado uma raça válida.

A Ancona monopente foi reconhecida como raça padrão pela American Poultry Association em 1898 e, em 1914, a Ancona rosada também foi reconhecida como oficial nos EUA.

Ancona Chicken Overview

Característica Informações
Objetivo Duplo objetivo (carne & ovos)
Cor do ovo Branco
Tamanho do ovo Médio a grande
Broody Não
Tolerância ao calor Sim
Tolerância ao frio Sim
Tipo de pente Pente simples & Pente rosa
Produção de ovos 180 a 280 ovos por ano
Cor da pele do frango Amarelo
Vida útil Não mencionado no texto
Peso adulto (galinha) 4,5 lbs
Peso adulto (Galo) 6 lbs ou um pouco mais
Amigo do quintal 4/5

Padrão e Aspeto da Raça

A Ancona é uma ave de exposição maravilhosa. Estas galinhas atraentes são consideradas uma das aves mais bonitas que se podem ver numa exposição avícola. Até os pintos têm um aspeto distinto e encantador.

As galinhas e os galos adultos da raça Ancona apresentam penas pretas brilhantes, salpicadas de pontas brancas. Os melhores exemplares da raça apresentam pontas brancas em cada cinco penas.

No entanto, é bastante comum na raça ver as pontas brancas tão frequentemente como cada terceira pena. As pontas brancas também se tornam maiores com cada muda, e assim as manchas nas pontas das penas podem dar alguma indicação da idade da ave.

As Anconas têm patas e bicos amarelos. Por vezes, as patas apresentam manchas pretas. Os bicos têm riscas pretas na parte superior das mandíbulas. Têm manchas brancas por baixo dos olhos em ambos os lados da cabeça. As fêmeas atingem cerca de 1,5 kg na maturidade e os machos 1,5 kg ou pouco mais. São consideradas raças médias a grandes.

Tanto os pintos machos como as fêmeas eclodem com uma penugem maioritariamente amarela, acentuada pelo preto na parte superior das asas. Determinar o sexo dos pintos de Ancona enquanto são muito jovens pode ser difícil, uma vez que os machos e as fêmeas são muito semelhantes na aparência.

Galinha de Ancona Personalidade e Temperamento

A raça de galinha Ancona tem uma personalidade muito interessante. Estas aves são frequentemente descritas como sociais, activas, inteligentes e divertidas. Têm também algumas tendências selvagens, tais como a sua distinta capacidade de voo.

Estas galinhas gostam de explorar, o que as torna óptimas galinhas de ar livre. É claro que terá de vigiar estas galinhas voadoras se tenciona deixá-las andar à solta. Elas têm mais resistência para voar do que a maioria das outras raças de galinhas, e manter uma rede no topo dos seus galinheiros e quintal é vital para garantir que não perde permanentemente nenhuma ave.

Também se diz que é faladora e até afectuosa, há quem diga que a raça Ancona é tão boa como animal de estimação como ave de criação. Até os galos desta raça são conhecidos por serem simpáticos para as crianças.

As suas Anconas não só vão querer socializar consigo, como também estão muito interessadas em fazer amizade com todas as outras raças do seu bando. No entanto, embora as Anconas sejam geralmente muito amigáveis, deve apresentá-las lentamente a outras galinhas, pois algumas raças podem não ficar muito entusiasmadas com as suas personalidades vivazes.

Ancona postura de ovos

As fontes divergem quanto ao número de ovos que se pode esperar desta raça, mas parece que, em média, a galinha de Ancona põe entre 180 e 280 ovos de tamanho médio a grande por ano, começa a pôr por volta das vinte semanas de idade e põe durante todo o ano.

Estas galinhas não se deixam perturbar pelo frio e continuam a pôr ovos com a mesma frequência no inverno e no verão.

As áreas de nidificação limpas e secas são essenciais para a Ancona, mesmo que seja criada ao ar livre. Se as suas galinhas não andam à solta, forneça-lhes caixas de nidificação e feno ou palha frescos regularmente. As galinhas criadas ao ar livre podem gostar de criar oportunidades de nidificação no mato, na vegetação rasteira da floresta ou em folhas secas.

No entanto, se não viver numa área com muitos materiais de nidificação naturais, deve acrescentar alguns materiais ao habitat de criação ao ar livre para que as galinhas possam encontrar oportunidades de nidificação adequadas.

As galinhas poedeiras precisam de proteínas e cálcio extra na sua alimentação para incentivar uma produção elevada de ovos. Pode fornecer esta nutrição extra, em parte, permitindo que as suas Anconas sejam aves criadas ao ar livre.

No entanto, deve também oferecer às suas galinhas, de vez em quando, farinha suplementar ou restos de mesa para garantir que elas estão a receber um fornecimento adequado dos componentes dietéticos necessários.

Questões de saúde e cuidados

A Ancona é uma raça bastante resistente que não necessita, geralmente, de muitos cuidados de saúde. De um modo geral, é aconselhável, em relação a qualquer raça, informar-se sobre as vacinas que as suas aves já tomaram, se é que tomaram alguma, antes de as comprar. Pode administrar muitas vacinas você mesmo, se necessário, mas é amplamente encorajado que todas as galinhas recebam a vacina contra a doença de Marek.

Embora as aves tenham penas vistosas, elas fazem um bom trabalho para se limparem a si próprias, pelo que não deverá precisar de o fazer. No entanto, deve verificar regularmente se as suas aves têm parasitas, como ácaros, piolhos e carraças. Recomenda-se que desparasite regularmente as suas galinhas, tanto para a sua saúde como para a saúde de quaisquer crianças que possam ter as aves por perto.

Estas galinhas são também muito activas e gostam de se alimentar, pelo que não deve ser necessário cortar-lhes as unhas dos pés. Pode optar por cortar-lhes as asas para evitar que voem.

Como são aves sociais, deve começar com um bando de, pelo menos, três Anconas, que precisam de interagir com outras galinhas para evitar o tédio e a agressividade.

Tanto os galos como as galinhas adoram interagir com os humanos e são conhecidos por seguirem os seus cuidadores ou mesmo correrem ao seu encontro.

Conselhos para a criação de galinhas de Ancona

Uma vez que a raça Ancona se encontra num estado de conservação de "vigilância", consulte as autoridades locais e os centros de conservação antes de comprar quaisquer aves. Algumas áreas podem ter regulamentos especiais necessários para manter a raça.

Uma das razões pelas quais a criação desta raça pode ser barata é o facto de ela se alimentar de bom grado de restos de comida. As raízes e as verduras, tais como nabos, couves, repolho, alface e acelga, constituem uma das melhores "rações para galinhas praticamente gratuitas" que se podem encontrar.

Uma vez que estes legumes são fáceis e baratos de cultivar, pode facilmente fornecer às suas Anconas uma miscelânea de produtos biológicos frescos. Pode também alimentar as suas Anconas com qualquer um dos seguintes alimentos: aveia, arroz, milho, ervilhas, couve, brócolos, cerejas e maçãs.

Estas galinhas gostam muito de espaço, por isso tente fornecer-lhes um galinheiro grande e uma área de quintal aberta. Um galinheiro é realmente necessário para qualquer raça de galinha que voe, pois permitir-lhes-á o espaço para se exercitarem e brincarem sem a possibilidade de fuga.

As caixas de nidificação e as grades de empoleiramento são também uma boa ideia para garantir que as galinhas têm um local quente e seco para pôr os ovos e que todas as aves têm locais de repouso confortáveis e acima do solo.

Mantenha as suas Anconas entretidas com banhos de pó, poleiros, palha e feno, distribuidores de guloseimas e brinquedos.

Resumo

Em suma, a Ancona é uma ave bonita e divertida, bastante fácil de criar e com uma elevada produção de ovos. Existem realmente muito mais razões para criar esta raça do que para não a criar, por isso, porque não adicionar algumas destas aves vistosas ao seu bando?

Rolar para o topo