Se quiser acrescentar uma excelente galinha de criação livre ao seu bando, considere a Cream Legbar. Esta galinha engraçada e única é uma excelente poedeira, com cada galinha a produzir 250 ou mais ovos por ano em condições óptimas. Em geral, esta é uma galinha pequena e de baixa manutenção, o que a torna uma adição bem-vinda a muitos bandos.

História do Frango à Coxa com Natas

O Cream Legbar Chicken foi apresentado ao mundo dos produtores de aves de capoeira numa exposição em Londres, em 1947, e dez anos depois recebeu uma descrição escrita do Poultry Club of Britain.

A adição desta nova raça resultou da experimentação dos Professores R.C. Punnett e Michael Pease com a Galinha Auracana Chilena, que foi cruzada com Leghorns Castanhos Dinamarqueses e Leghorns Dourados, seleccionando qualidades como a cor creme, a crista e a produção de ovos azuis.

O mais importante foi a caraterística de auto-sexagem dos pintos. A Cream Legbar foi apenas a segunda raça a possuir esta caraterística e é atualmente a mais antiga existente. A sua antecessora, a Cambar, não conseguiu competir com a produção de ovos da Cream Legbar e está agora extinta.

Em poucas décadas, os ovos da Cream Legbar Chicken tornaram-se o padrão de ouro dos ovos gourmet na Grã-Bretanha.

Com o tempo, desenvolveram-se vários subconjuntos da raça original e, atualmente, alguns dos melhores ovos produzidos na Grã-Bretanha são vendidos sob o nome de Cotswold Legbar, um descendente direto da galinha Cream Legbar.

Se o Cream Legbar Chicken tem uma história oficial de mais de setenta anos na Grã-Bretanha, a sua aparição no cenário americano é muito mais curta. No entanto, os mesmos benefícios que os britânicos encontraram nesta raça de frango apontam para um futuro brilhante nas explorações agrícolas americanas.

Os agricultores canadianos também descobriram esta galinha por volta da mesma altura, em 2012. Embora os fornecedores de frangas ainda sejam limitados nos EUA e no Canadá, esta raça está rapidamente a provar ser um bem valioso, especialmente no ambiente de criação ao ar livre.

Padrões e aparência da barra de perna em creme

O frango "Cream Legbar" tem um conjunto particular de normas a cumprir. Para as galinhas, as principais características são

  • Bico robusto, amarelo, ligeiramente curvo, com a ponta à frente do pente.
  • Coloração creme na cabeça, peito e pescoço
  • Coloração cinzento-prateada na subcor de todas as secções
  • Um único pente grande vermelho vivo com seis pontas e a primeira ponta erecta.
  • Penas moderadamente longas junto ao corpo.

Nos machos, o pente deve seguir a linha da cabeça até à parte de trás da mesma e não deve ter torções ou outras marcas irregulares. É claro que estas normas são para avaliar espécimes perfeitos, pelo que pode ter um frango perfeitamente bom que não cumpra o padrão de perfeição.

Os pesos padrão para galinhas e frangas são de 5,5 e 4,5 libras, respetivamente, com o galo e o galo a pesarem 7 e 6 libras.

Uma das melhores características desta raça é o facto de ser auto-sexuada desde o momento da eclosão. Esta vantagem prática faz do Cream Legbar uma das melhores raças para o futuro.

Personalidade e temperamento

A galinha Cream Legbar é uma raça de criação ao ar livre, pelo que precisa de estar alerta e de reagir aos perigos. Embora isto signifique que não é a raça mais amigável do galinheiro, confere-lhe uma natureza curiosa que a torna muito divertida de ter por perto.

Com um perfil tão alerta, não é de admirar que os galos se tornem agressivos, especialmente durante os períodos de acasalamento.

A herança Leghorn contribui para o que torna esta raça tão desejável: as galinhas tendem a não ficar chocas, pelo que mantêm a sua produção de ovos ao longo do tempo.

Por isso, para além das suas fortes capacidades de procura de alimentos, esta raça robusta e vigorosa tem poucas necessidades de manutenção e pode ser autossuficiente na maior parte do tempo.

Produção de ovos de pernilongo

Uma das grandes alegrias de acrescentar ao seu rebanho a galinha Cream Legbar é a recolha dos seus ovos que, devido ao seu cruzamento com as Araucanas, partilham a coloração azul dos ovos desta raça.

Os ovos também podem ser verdes claros. Estas colorações únicas podem realmente dar uma vantagem ao seu bando, especialmente como uma ferramenta de vendas se for o único produtor local.

Os ovos da Cream Legbar não são apenas bonitos, mas também grandes, especialmente tendo em conta o tamanho da galinha. Uma dúzia pesa em média cerca de 25 onças, o que classifica estes ovos como "grandes" de acordo com as normas do USDA.

Se o tamanho supera as expectativas, a quantidade também o faz. Como já foi referido, em condições perfeitas, as galinhas podem pôr uma média de 260 ovos por ano. Pode esperar entre 180-200 ovos por ano de uma poedeira média.

Saúde e manutenção

O seu bando de galinhas Cream Legbar pode ser bastante independente, mas continua a necessitar dos cuidados regulares que a maioria dos bandos necessita para se manter saudável e produtivo. Lembre-se de verificar e limpar o seu abastecimento de água diariamente, para além de manter o seu abastecimento de alimentos regularmente abastecido.

Podem precisar de menos durante os melhores meses para procurar alimentos, pelo que a manutenção de registos pode ser útil neste caso. Esteja também atento à muda, uma vez que as suas aves precisam de proteínas adicionais durante este período para promover o crescimento saudável das penas. Lembre-se também de recolher os ovos diariamente para garantir a sua frescura e consistência.

O mais importante é conhecer o seu bando, observando-o diariamente para detetar mudanças de comportamento ou de aspeto. As suas galinhas devem ser enérgicas, com olhos brilhantes e penas macias.

Lembre-se de que se trata de um animal vibrante e curioso. Se verificar uma falta de energia ou um excesso de conflito no seu bando, deve tomar medidas para a saúde geral do seu bando.

Um dos melhores atributos da galinha Cream Legbar é a sua força e saúde, mas deve estar atento às penas da crista das suas galinhas.

Estes podem ser o local de infestações de ácaros e piolhos que necessitam de atenção. Existem soluções fáceis para este problema comum, mesmo que o encontre.

De galinha para galinha

É uma verdadeira alegria ver os pintos recém-nascidos no seu galinheiro, e a criação de Cream Legbars não é particularmente exigente. Esta raça tem a grande vantagem de se auto-sexar, pelo que pode separar os machos e as fêmeas assim que quiser.

Os machos têm um aspeto mais claro e um pouco de amarelo na cabeça, enquanto que as fêmeas são mais escuras com algumas riscas no dorso. A popularidade desta galinha continua a crescer, pelo que poderá até encontrar um mercado local rentável para a venda dos seus pintos.

No que diz respeito à alimentação, o seu bando irá procurar alimentos sempre que possível, mas também é necessário fornecer-lhe alimentos para poedeiras para que a sua produtividade seja máxima. Apesar de gostar de procurar alimentos, esta galinha não precisa de muito espaço no poleiro.

O seu galinheiro deve ter cerca de 1 metro quadrado por ave no galinheiro, com cerca de três vezes mais espaço no recinto. O seu bando adaptar-se-á bem a ficar a tempo inteiro no recinto se não lhes puder dar opções de liberdade.

No entanto, alguns indivíduos não reagem bem ao confinamento a longo prazo e podem necessitar de mais espaço.

Como são aves mais pequenas, podem tornar-se um alvo para raças mais agressivas, por isso, se as adicionar a um bando existente, certifique-se de que as suas aves actuais não são agressivas.

A segurança também pode ser um problema para os juvenis, uma vez que uma bicada na cabeça de uma ave adulta pode causar danos graves.

O veredito sobre o Cream Legbar

Com o aumento da popularidade desta raça de galinhas, é possível que, em breve, venham a obter o estatuto de raça da American Poultry Association (APA), mas, por enquanto, não são reconhecidas para exibição, embora já tenham esse estatuto no Reino Unido.

Apesar deste inconveniente e da limitação da participação na 4H, a Cream Legbar continua a ganhar reputação como uma galinha que requer pouca manutenção e que fornece constantemente belos ovos de cor pastel para a sua cozinha.

A galinha de pernas de creme está bem adaptada a explorações agrícolas com muito espaço para forragem ou a espaços suburbanos para bandos de quintal. Dada a qualidade desta galinha e a sua produtividade, pode ser mais cara para estabelecer um bando quando comparada com outras raças.

Existem pintos mais baratos, mas podem não ter o elemento crucial da auto-sexagem.

Hoje em dia, o Cream Legbar tem até o seu próprio clube, que trabalha para dar a conhecer a raça, para ganhar a aceitação da APA e para construir uma comunidade em torno da apreciação desta raça única. O Cream Legbar é um destaque entre as galinhas e vai certamente ganhar mais popularidade nos EUA e no estrangeiro.

Rolar para o topo