Como saber se um frango está pronto?

É frustrante quando se preparou tanto. Mas, infelizmente, pode servir um frango cru ao jantar da sua família enquanto todos os outros estão entusiasmados por comer. Como quem cozinha sempre para a família, deve saber como saber se o frango está pronto.

Técnicas sobre como saber rapidamente se um frango está pronto

O frango e o bife são diferentes um do outro. A maioria das pessoas prefere um bife mal passado no seu prato e ainda o considera seguro. Mas não é esse o caso dos frangos. O frango não deve ser cozinhado cru, pois contém muitas bactérias. O único objetivo de cozinhar bem um frango é matar os organismos que podem causar doenças a quem o comeu cru. Não cozinhar bem o frango podelevar a uma intoxicação alimentar grave, o que acreditamos que ninguém quer que aconteça, certo?

Saber cozinhar um frango não é apenas para profissionais. Também deve ser aprendido por qualquer pessoa, especialmente se for o cozinheiro designado em sua casa. E se souber distinguir o cozinhado do cru, já pode considerar isso uma vantagem para a sua vida.

A primeira coisa que deve reparar se o frango ainda não está pronto é se ainda há sangue ou se ainda está um pouco rosado. A carne do frango fica branca quando está pronta.

Abaixo estão listadas formas mais específicas de saber se tem um frango cozinhado:

1. utilizar um termómetro para alimentos

A maior parte das pessoas que gostam de cozinhar usam os seus instintos quando fazem aquilo em que são melhores, o que significa que a maior parte delas não tem um termómetro de cozinha. No entanto, uma das formas mais eficazes e eficientes de saber se o seu frango está pronto para ser servido é através de um termómetro alimentar. Comprar um termómetro alimentar é um investimento fiável e pode maximizar a sua função a longo prazo.

O ideal é que a temperatura recomendada seja de 165 a 185 graus Fahrenheit, mas isso também depende da parte do frango, do tamanho ou do método de cozedura.

Ao verificar a temperatura, lembre-se de inserir o termómetro na parte mais grossa do corpo do frango.

Um termómetro de peça única e um termómetro digital são os dois tipos mais comuns vendidos atualmente no mercado. Ambos os tipos de instrumentos cumprem muito bem as suas funções, mas os digitais são os mais recomendados e utilizados por muitos.

Para evitar uma leitura incorrecta, evite colocar a sonda junto ao osso, uma vez que os ossos do frango transmitem rapidamente o calor. É necessário introduzir a ponta no peito - a parte mais grossa da carne do frango.

Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre a temperatura de cozedura adequada para a carne.

2. a forma do frango é encolhida

O frango também encolhe depois de cozinhado, tal como qualquer outra carne - como a de porco, de vaca e afins. Quando ainda não encolheu, as probabilidades de se desfazer são elevadas. Para considerar um frango bem passado: o encolhimento deve situar-se entre 10 e 25 por cento do tamanho original da carne. No entanto, se o frango ficar com metade do seu tamanho original, está demasiado cozido.

Um frango encolhido é também uma boa indicação de que está pronto a sair da panela. É uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que começaram a cozinhar recentemente e não sabem como distinguir se o frango está cozido ou cru.

3. ver através da carne

Perfurar a carne é uma boa forma de verificar a cor da carne, mas também é melhor se o fizer com um garfo e uma faca. Ao fazê-lo, tente olhar para ela com uma iluminação adequada para ver a cor real da carne. Com isto, ajudá-lo-á a fazer o julgamento correto.

4) Verificar a textura

Uma das formas de determinar se um frango está pronto é através da sua textura. A sua textura tende a ser firme, com uma sensação mais suave na boca quando bem cozinhado. Mas se for denso e difícil de mastigar, precisa de mais tempo no lume.

Lembre-se de encontrar o equilíbrio ao cozinhar a carne, pois esta não parece apetitosa quando está demasiado cozinhada.

5. prensar a carne de frango

Um método para verificar o estado da carne é fazer o teste do dedo. A carne perde humidade durante a cozedura, o que significa que as fibras musculares se contraem a uma determinada temperatura. Pode pressionar a carne para verificar o nível de firmeza.

É uma boa indicação, pressionando a carne. E para sua referência, deve espetar o polegar no dedo médio com a mão relaxada e sentir a firmeza aproximada. Depois, pode fazer o mesmo com a carne para fazer uma comparação. No entanto, esta técnica funciona bem com fatias finas de frango.

Veja o vídeo da Chef Susan para saber mais sobre como saber se o frango está pronto para ser servido.

Como verificar se o frango está cozinhado sem um termómetro alimentar

1. o frango cor-de-rosa ainda não é seguro

A cor da carne de frango também é uma boa indicação de que está bem passada ou não. A carne de aves bem passada fica branca quando a corta. Não haverá vestígios de sangue que a façam parecer cor-de-rosa.

Se ainda conseguir ver uma ligeira tonalidade cor-de-rosa junto aos ossos do frango, isso sugere que a ave ainda não atingiu o seu ponto máximo de cozedura. O sangue nos ossos precisa de mais tempo de cozedura até ficar com um aspeto roxo escuro.

Mas nem sempre é o caso, porque há alturas em que a carne cor-de-rosa não significa necessariamente a existência de resíduos de sangue.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, alguma carne de frango cor-de-rosa pode ser proveniente da hemoglobina encontrada nos tecidos que lhe confere uma cor termicamente estável.

2) Verificar os sumos

Se não dispuser de um termómetro alimentar, verifique se o frango está bem passado inspeccionando os seus sucos. Vai precisar de uma faca para perfurar a carne. E assim que o sumo sair, repare se há manchas ou resíduos de sangue. Se tudo o resto estiver bem, isso pode confirmar que o frango cozinhou bem.

3. é necessário tempo de cozedura

Outro método para garantir que o frango cozinha bem é através destes dois pontos: o tempo de cozedura e a temperatura correcta. Cozinhar o frango durante o tempo suficiente é uma das coisas mais seguras a fazer. Mas deve certificar-se de que o faz à temperatura correcta. Esta varia consoante o tamanho e a forma como o quer cozinhar; grelhado, cozido ou assado. Certifique-se de que não o cozinha durante menos tempo do que otempo que a receita exige.

Quanto tempo demora a cozinhar um frango?

Como dissemos anteriormente, a temperatura interna de cada parte deve atingir pelo menos 165°F. Mas se estiver a cozinhar um frango inteiro, deve atingir 180°F. Agora, vejamos a diferença com base em quatro métodos de cozedura.

Método de cozedura Parte Temperatura Tempo

Assado

Inteiro, recheado

Forno a 350 graus

Pelo menos 2 horas
Inteiros, não recheados 1 hora e 30 minutos.
Peito sem osso e coxas com osso 35-45 minutos.
Pernas e peito com osso 40-55 minutos.

Grelhado

Peito desossado

Não há uma temperatura específica, desde que em fogo controlado e direto.

Menos de 12 min/lado
Peitos e pernas com osso Menos de 17 minutos por lado
Coxas e asas desossadas Menos de 8 min/lado

Frito na frigideira

Peito sem osso e coxa com osso

Calor médio-alto

8-10 mins/lado
Peitos e pernas com osso 15 minutos/lado
Frito Partes iguais de frango 350-375 graus Pelo menos 15 minutos ou até ficarem dourados

O último método mencionado é o mais complicado de todos. Porquê? O calor externo aumenta mais rapidamente do que o necessário para cozinhar o interior do frango. Obtém-se uma pele de frango dourada, mas a carne perto do osso ainda está crua até ao âmago - literalmente! Por isso, se planeia fritar grandes quantidades, utilize um termómetro alimentar para uma cozedura eficiente.

Sugestão: Coza primeiro o frango com especiarias durante, pelo menos, 30 minutos. Depois, deixe-o arrefecer durante uma hora ou durante a noite antes de o fritar. Isto garante que o interior cozinhe antes de o fritar com calor.

É possível sofrer uma intoxicação alimentar com frango cru?

A única razão pela qual os frangos têm de ser cozinhados com rigor é para matar as bactérias que podem causar intoxicação alimentar. E uma das bactérias que os frangos mais atraem é a salmonela. Para além da salmonela, as outras bactérias encontradas nos frangos são a Campylobacter, a Clostridium Perfringens e a E. Coli.

Se não se sentir bem depois de comer frango desfeito, o mais provável é que esteja a ser vítima de uma intoxicação alimentar. Pode sentir sinais e sintomas desagradáveis de intoxicação alimentar. Alguns deles manifestam-se como

  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Vómitos
  • Náuseas
  • Febre

Se tiver alguma destas situações, é necessário procurar ajuda médica urgente para evitar um problema de saúde mais grave que possa surgir.

Primeiros socorros em caso de intoxicação alimentar

O efeito da intoxicação alimentar também varia de pessoa para pessoa, tal como qualquer outra doença. Algumas pessoas correm um risco mais elevado quando os alimentos são envenenados e podem necessitar de antibióticos para se tratarem. Isto vai desde os bebés com menos de cinco anos de idade até aos idosos com mais de 65 anos. As mulheres grávidas e as pessoas com baixa imunidade fazem parte do risco elevado.

Se for vítima de uma intoxicação alimentar e apenas tiver vómitos e diarreia regular, beba muita água ou sumo de fruta diluído e outros líquidos para se manter hidratado.

Mas se os sintomas persistirem, consulte imediatamente um profissional, sobretudo se começar a ter diarreia com sangue.

Quanto tempo é que a salmonela demora a fazer efeito?

Os sintomas podem aparecer durante seis horas se tiver comido frango cru com salmonela, mas há casos em que as pessoas só apresentam sinais seis dias após a infeção.

Os sintomas duram normalmente entre quatro dias e uma semana nos casos ligeiros e podem persistir durante várias semanas em condições extremas. Para aliviar a dor, os profissionais de saúde receitam normalmente antibióticos que combatem a bactéria.

Veja para saber mais sobre primeiros socorros e intoxicação alimentar.

Conclusão

Certifique-se de que serve e come um frango bem passado para evitar quaisquer problemas de saúde que possam surgir. Um frango que não esteja completamente cozinhado ainda contém bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Aprender a saber se o frango está bem passado será uma vantagem para a sua vida, que lhe será útil um dia.

Rolar para o topo