- Apresentação do Clover
- Benefícios do trevo para a saúde
- Mais sobre os trevos e o seu efeito nas galinhas
- Mais ervas daninhas de que as suas galinhas poderão gostar
- Resumo
A saúde das galinhas é um assunto importante quando se trata de criar galinhas. Embora as galinhas possam parecer resistentes e descomplicadas, elas ainda exigem cuidados, providências e manutenção adequados. Por outras palavras, é essencial responder a perguntas relacionadas com a alimentação sobre se elas podem ou não comer um determinado ingrediente. Então, as galinhas podem comer trevo?
Apresentação do Clover
Um dos tipos de trevo mais famosos é famoso por ser um amuleto da sorte, ou seja, quando se encontra um trevo de quatro folhas.
Em geral, o trevo é considerado uma erva e é um dos que têm uma vida curta. Tem folhas alternadas e compostas. Estas folhas são geralmente apenas três, mas há raras ocasiões em que se encontra um trevo com quatro folhas. É por isso que os trevos com quatro folhas são considerados sortudos, principalmente porque são difíceis de encontrar.
O "trevo" é o termo mais comum utilizado para designar o Trifolium e a família Fabaceae. Esta família de ervas é o lar de cerca de 300 ou mais plantas leguminosas. Pode encontrar trevos propagados em locais com climas temperados e subtropicais em todo o mundo. Como os trevos são fáceis de cultivar, podem ajudar de muitas maneiras.
Cultura de cobertura
Uma cultura de cobertura é uma planta que cresce mais rapidamente do que outras plantas. Várias plantas conhecidas têm estas características, como o trigo mourisco, a ervilhaca e muitas outras. Estas plantas são propagadas para ajudar a evitar a erosão do solo e aumentar a matéria orgânica do solo.
Os trevos crescem e espalham-se rapidamente, pelo que a sua utilização como escudo contra a erosão do solo é uma excelente ideia. Por isso, são também chamados de culturas de cobertura, no sentido em que cobrem uma área de solo, juntamente com os outros objectivos e benefícios mencionados.
Alimentos para animais
Por serem de baixa manutenção e fáceis de cultivar e espalhar, os trevos são também ideais para a alimentação do gado, forragem e feno.
Tal como já foi referido, os trevos são utilizados como forragem, alimento para o gado e feno, o que significa que são muito seguros para as galinhas. Consequentemente, as galinhas adoram comer trevos, pois não só são saborosos e oferecem uma boa textura, como também têm uma cor verde viva que é visualmente atractiva para as galinhas.
As galinhas apreciam a sua comida visualmente. É mais provável que comam algo com bom aspeto do que algo que possa ser mais saboroso. Têm boa visão e é uma vantagem alimentá-las com algo visualmente agradável.
O trevo é também saudável para as suas galinhas, para além de ser fácil de cultivar e visualmente bonito. São normalmente utilizados como substitutos de forragem sempre que há falta de erva na zona ou sempre que as galinhas querem algo novo.
Na realidade, existe mais do que um tipo de trevo, e o que pode ter em mente como "trevo" não é o único que existe. Alguns dos tipos mais comuns de trevo incluem o branco, o vermelho e o roxo. Os seus nomes e cores podem ser diferentes, mas o valor nutricional é muito semelhante.
Benefícios do trevo para a saúde
Cálcio
Este é um dos nutrientes essenciais que a sua galinha deve consumir. O cálcio contribui para o seu crescimento correto. Por outro lado, o cálcio é vital para produzir cascas de ovo sólidas e boas.
Niacina
A niacina ajuda a reduzir o teor de gordura bruta na carne do seu bando. Este nutriente também é adequado para reduzir o colesterol, tornar os seus frangos mais saudáveis e inclinar-se para a categoria de baixo teor de gordura ao transformá-los em carne de frango.
Potássio
O potássio é um bom nutriente que ajuda as galinhas a manterem o seu desempenho típico de postura, e este nutriente ajuda-as a manter uma época de produção de ovos saudável, o peso e até a espessura da casca. Para as pessoas que criam galinhas para os seus ovos, o potássio é vital para manter e conservar ovos de boa qualidade de galinhas saudáveis.
Vitamina A
A vitamina A é uma das vitaminas essenciais de que as galinhas necessitam e ajuda a manter as células epiteliais e a boa qualidade da casca do ovo. Quando se criam galinhas para produção de ovos e carne, é também vital manter o seu sistema reprodutor saudável, e a vitamina A é um dos principais nutrientes que mantêm a sua saúde reprodutiva. A vitamina A aumenta a produção de ovos.
Vitamina B
A vitamina B ajuda a reduzir as elevadas taxas de mortalidade dos frangos, o que também ajuda a prevenir o crescimento lento, normalmente causado por uma deficiência de ácido fólico. A vitamina B também assegura que os músculos dos frangos crescem de forma consistente e saudável.
Ferro
O ferro é um dos nutrientes essenciais, uma vez que ajuda a transportar oxigénio e electrões por todo o corpo do frango, que também tem um papel proeminente na síntese do ADN do frango.
Proteína
Mais uma vez, as proteínas são essenciais para as aves de capoeira, especialmente para o seu crescimento, produção de ovos e imunidade. As proteínas também ajudam a melhorar a forma como as suas galinhas se adaptam ao seu ambiente. Em suma, as proteínas ajudam a manter as suas galinhas resistentes e capazes de suportar uma vasta gama de tipos de ambiente.
Mais sobre os trevos e o seu efeito nas galinhas
Os trevos estão normalmente repletos de coisas boas para as suas galinhas. Embora não devam constituir a totalidade da dieta das suas galinhas, têm muitas coisas boas para lhes oferecer.
Quando as galinhas consomem trevos, permitem a sua desintoxicação, uma vez que os trevos são desintoxicantes naturais que ajudam a eliminar as toxinas e a melhorar a sua saúde em geral. Os trevos são mais do que apenas sorte!
Outro aspeto positivo da alimentação com trevos de galinha é que melhora o bem-estar holístico geral das suas aves, uma vez que também são agentes principais na melhoria dos sistemas circulatório e respiratório.
No entanto, é possível que já tenha lido artigos que advertem os proprietários de aves de capoeira contra a alimentação das galinhas com trevos. Estas leituras também são válidas, mas são muitas vezes retiradas do contexto. Os trevos contêm cumarina, que supostamente ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a manter os níveis de tensão arterial mais saudáveis.
No entanto, em determinadas condições, os trevos podem ser tóxicos para as galinhas. Esta condição ocorre precisamente quando um trevo começa a ficar bolorento na presença de um fungo específico. Quando estas condições surgem, a cumarina presente nos trevos transforma-se numa toxina. Esta toxina torna-se agora perigosa para as galinhas, uma vez que é conhecida por causar hemorragias.
Esta ameaça surge normalmente e torna-se mais possível quando os trevos são cortados e misturados com o feno que se destina a alimentar o gado. Estas condições tornam os trevos cortados vulneráveis ao crescimento de fungos. Caso contrário, é raro que os trevos se tornem tóxicos para as galinhas. Os trevos tóxicos são improváveis quando as galinhas estão nas suas condições normais de pastagem.
Os trevos também podem afetar o sistema reprodutivo das galinhas quando consumidos em grandes quantidades. Por outro lado, os trevos consumidos em grandes quantidades não têm problemas e podem fazer parte da dieta diversificada de ervas daninhas e gramíneas das suas galinhas. Em geral, tudo em excesso tem efeitos adversos.
Em suma, os trevos são um ótimo complemento para a alimentação do seu bando. São relativamente fáceis de encontrar e crescem bastante depressa. Em suma, são fáceis de propagar, pelo que não há necessidade de um esforço excessivo para incluir os trevos na alimentação das suas galinhas.
Mais ervas daninhas de que as suas galinhas poderão gostar
Alguns tipos de trevo podem causar problemas digestivos às suas galinhas, pelo que é melhor investigar o tipo de trevo antes de o incluir na dieta das suas galinhas.
Se ainda estiver à procura de mais ervas daninhas para alimentar as suas galinhas, eis algumas ervas relativamente comuns que podem fazer parte da dieta do seu bando.
Erva-de-passarinho
A julgar pelo nome, é evidente que esta erva é algo que uma galinha pode comer. Este tipo de erva é um excelente analgésico e tem qualidades de alívio do stress que são muito úteis para galinhas poedeiras e galinhas em dificuldades. A erva-de-bico também é adequada para o consumo por galinhas bebés e é uma excelente forma de acrescentar diversidade à sua dieta diária.
Dentes-de-leão
As flores do dente-de-leão são bonitas e podem decorar o seu jardim; as folhas podem ir para uma parte da dieta da sua galinha. São ricas em cálcio e vitamina C. As flores também são comestíveis para a sua galinha, mas pode mantê-las no seu jardim e dar as folhas ao bando, se quiser. As galinhas adoram petiscar dentes-de-leão, por isso é uma excelente planta para tentar adicionar ao menu da dieta da galinha.
Urtigas
As urtigas são plantas que gostam de crescer em solos ricos; solos que são bem cuidados e, talvez, cultivados para o crescimento de plantas. As folhas destas plantas são ricas em minerais necessários que contribuem significativamente para a força e o crescimento do seu frango.
As folhas de urtiga também são ideais para saladas. Se quiser apimentar as suas refeições, pode preparar-lhes uma salada e adicionar algumas urtigas ao prato.
Beldroegas
Esta planta é fácil de encontrar e de cultivar, se preferir. Desenvolve-se em quase todos os tipos de solo e níveis de temperatura. Pode viver à sombra, ao sol, em pedras, em paredes, etc. As purslanes são espontâneas, o que é uma das razões do seu encanto.
A beldroega contém ómega 3, um dos nutrientes necessários para as galinhas que raramente se encontra noutros tipos de alimentos para galinhas. Além disso, a beldroega também é rica noutros nutrientes bons para a sua galinha.
Resumo
As galinhas podem comer trevo? A resposta é sim e não, que é muito saudável e útil para o seu bando em situações típicas de pastagem. No entanto, qualquer que seja o novo alimento que queira introduzir na sua galinha, é essencial recolher informações ou perguntar a um especialista antes de o introduzir na dieta da sua galinha.