As galinhas podem comer quiabo? (Nutrição, benefícios, dicas de alimentação)

Há quem goste de comer quiabo e há quem não goste porque perde o apetite tendo em conta a sua textura viscosa. Se há pessoas que não gostam de quiabo, então e os animais? As galinhas podem comer quiabo? Seria bom saber se podem.

Este artigo abordará

  • O que é o quiabo?
  • As galinhas podem comer quiabo?
  • Nutrientes encontrados em cada 1 chávena de quiabo de 100g
  • As galinhas podem comer as vagens, as sementes e a pele do quiabo?
  • O quiabo é bom para as minhas galinhas?
  • Como é que se dá quiabo às galinhas?
  • Qual a quantidade de quiabo que deve alimentar as suas galinhas?

O que é o quiabo?

O quiabo é famoso e descrito como um legume verde, semelhante a um dedo, com cerdas, cujo nome varia de país para país. O quiabo, também conhecido como dedo-de-moça, gumbo, bendi ou ochro, é mais frequente durante a estação do verão, pelo que é colhido principalmente durante a estação quente, mas pode ser considerado um legume para todo o ano.

O quiabo é apenas uma vagem jovem da semente da planta do quiabo ou cientificamente conhecida como Abelmoschus Esculentus. Mencionámos que este vegetal verde e felpudo é frequentemente colhido durante a estação quente. É visto principalmente em países quentes que são quase húmidos durante todo o ano. Entre todos os países com clima húmido e a maioria deles são países asiáticos, a Índia é um excelente produtor desteplanta.

Apesar de as pessoas não gostarem do quiabo devido à sua textura viscosa, é um dos legumes preferidos da maioria dos países do Sul dos Estados Unidos, de outras partes do Médio Oriente e de África, da América do Sul e das Caraíbas, para citar apenas alguns.

Para esclarecer, o quiabo só é considerado um legume em termos culinários, mas é considerado um fruto em termos botânicos porque é a planta que transporta a semente.

As galinhas podem comer quiabo?

Se está hesitante em alimentar as suas galinhas com quiabo, então estamos aqui para acabar com as suas preocupações. O quiabo é considerado um dos alimentos orgânicos seguros para alimentar as suas galinhas. Portanto, sim, definitivamente as suas galinhas podem comer quiabo. No entanto, a única preocupação que precisa de ter em atenção é não o incluir como parte da sua dieta primária.

Apesar de ser rico em nutrientes, o quiabo contém um baixo nível de solanina. No entanto, a solanina é um composto tóxico que provoca problemas de saúde nas suas aves. Assim, para evitar futuros problemas de saúde, é necessário alimentá-las com quiabo moderadamente.

Nutrientes encontrados em cada 1 chávena de quiabo de 100g

Semelhante à curgete e à couve-flor, o quiabo também é abundante em nutrientes. A proteína faz do quiabo um excelente alimento que é seguro para as suas galinhas, principalmente porque é um nutriente que é escasso em relação a quaisquer outros vegetais e frutas que podem ser dados às galinhas.

Nutrientes Montante Unidade
Calorias 33 -
Proteína 1.9 Gramas
Gordura 0.2 Gramas
Hidratos de carbono 7.5 Gramas
Fibra 3.2 Gramas
Açúcar 1.5 Gramas
Vitamina K 31.3 Miligramas
Potássio 299 Miligramas
Sódio 7 Miligramas
Vitamina C 23 Miligramas
Tiamina 0.2 Miligramas
Magnésio 57 Miligramas
Cálcio 82 Miligramas
Vitamina B6 0.215 Miligramas
Folato 60 Microgramas
Vitamina A 36 Microgramas

Para além das vitaminas acima mencionadas e dos minerais, o quiabo é também rico em niacina, fósforo, ferro e cobre que o nosso corpo necessita. Além disso, é um dos excelentes vegetais fornecedores de antioxidantes que ajudam a contrabalançar os radicais livres que temos no nosso corpo.

De todos os nutrientes encontrados no quiabo, há algumas vitaminas e minerais que se destacam mais com vários benefícios:

Vitamina A

Tal como os seres humanos, também as galinhas precisam de vários nutrientes para se manterem saudáveis. Um deles é a vitamina A. É essencial para melhorar a visão, a reprodução, bem como o sistema imunitário. Além disso, também ajuda os órgãos internos a cumprirem a sua responsabilidade e a funcionarem corretamente para manter o corpo saudável. A deficiência de vitamina A pode levar a problemas de visão e a problemas médicos comoXeroftalmia, coriza infecciosa e muito mais. Embora a xeroftalmia seja uma ocorrência rara nas aves de capoeira comerciais, é muito prevalente nas aves de capoeira de quintal.

Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre a coriza infecciosa

Vitamina B6

Alguns sinais de deficiência de vitamina B6 incluem problemas de saúde reprodutiva, problemas de metabolismo e muda parcial.

Vitamina C

A vitamina C, amplamente conhecida como ácido ascórbico, funciona normalmente como um antioxidante que ajuda a proteger as células contra os radicais livres que resultam em danos. Também promove o crescimento e serve de reparação para todos os tecidos do nosso corpo. A ingestão de quantidades suficientes de vitamina C também é benéfica para os seus frangos, especialmente quando estão em sofrimento.

Vitamina K

A vitamina K tem múltiplas responsabilidades, incluindo a regulação normal da coagulação sanguínea e ajuda a manter os ossos saudáveis. É necessária para sintetizar a protrombina. A vitamina K ajudará a evitar que as galinhas sofram contusões ou, pior ainda, levá-las-á à morte devido a uma hemorragia excessiva. Assim, os sintomas de deficiência de vitamina K fazem com que as galinhas sofram hemorragias internas.

As galinhas podem comer as vagens, as sementes e a pele do quiabo?

Alimentar a sua galinha com quiabo não lhe tomará muito tempo a preparar, porque tudo é comestível e seguro para as suas aves; as sementes, as vagens e as folhas. As vagens de quiabo, especialmente as compactas, são preferíveis porque podem ser facilmente digeridas em comparação com as maiores. Afinal de contas, o risco de asfixia é relativamente elevado. Para além disso, é nas vagens de quiabo que se encontra a maior parte dos nutrientes.

Para além das vagens, as sementes também podem ser dadas às suas galinhas. As suas galinhas nunca terão dificuldade em comer as sementes de quiabo porque é a parte mais macia. Além disso, também é rica em nutrientes e pode ser dada de várias formas. Devido à sua textura, pode ser misturada com os granulados das galinhas. Além disso, pode fazer o mesmo com a parte da pele do quiabo.

Assim, o quiabo é rico em nutrientes em geral. Certifique-se de que alimenta os seus frangos com quiabos frescos porque os nutrientes neles contidos estão no seu auge. Por isso, caso cultive quiabos no seu quintal, dê aos seus frangos no momento em que colher os quiabos.

O quiabo é bom para as minhas galinhas?

Tal como todos os outros frutos e legumes, o quiabo está repleto de vários nutrientes e é considerado um dos alimentos biológicos seguros para as aves de capoeira. Embora os donos de galinhas possam alimentar os frangos apenas com granulados comerciais, uma vez que estes já possuem os nutrientes essenciais, não se deve limitar a isso. É sempre uma óptima ideia incluir alguns legumes e frutas na sua alimentação completa e saudáveldieta.

Alguns dos benefícios do quiabo para a saúde das galinhas são

1. melhoria do processo de digestão

O quiabo é rico em fibras alimentares, o que ajuda a prevenir a prisão de ventre das galinhas e a promover um movimento intestinal regular. Assim, as galinhas digerem facilmente os alimentos que ingerem, fazendo com que estes se desloquem convenientemente ao longo do trato digestivo da galinha.

2. melhoria da visão

Tal como nós humanos, as galinhas são propensas à cegueira e à deficiência visual quando têm falta de vitamina A. Por isso, alimentar as galinhas com quiabo também lhes fornece a quantidade de vitamina A de que o seu corpo necessita, ajudando-as a ter uma melhor visão, especialmente na escuridão.

3. ajuda a reforçar o sistema imunitário

O quiabo também tem um grande volume de antioxidantes que ajudam a evitar que os radicais livres destruam as células do corpo. Assim, ajuda a restringir futuras doenças e enfermidades que as suas aves possam sofrer.

Saiba como tratar as suas galinhas para o caso de ficarem doentes:

Como é que se dá quiabo às galinhas?

O quiabo pode ser dado às suas galinhas cruas ou cozinhadas. Embora o possa dar como está, elas podem achar difícil bicá-lo devido à sua textura externa dura, que é a mesma quando cozinhado. Por isso, certifique-se de que o corta em pedaços antes de lho dar.

Outra forma de alimentar as suas galinhas com quiabo é misturar granulado de galinha comercial com uma salada e depois colocá-lo num comedouro. As galinhas não escolhem o que comer e comerão tudo o que lhes der, por isso certifique-se de que lhes serve quiabo já cortado em cubos para evitar que se engasguem.

Qual a quantidade de quiabo que deve alimentar as suas galinhas?

Já foi mencionado que as galinhas só devem comer quiabo moderadamente. Por conseguinte, pode alimentá-las algumas vezes por semana. Para além da solanina, o quiabo também é composto por frutanos que podem causar problemas gastrointestinais às suas galinhas. Se notar que as suas galinhas têm sofrido de diarreia, pode ser porque as alimentou com uma quantidade excessiva de quiabo.

Resumo

A resposta à pergunta "As galinhas podem comer quiabo?" é, sem dúvida, um sim. Por isso, juntamente com a curgete e a couve-flor, podemos agora incluí-lo na nossa lista de frutas e legumes que são seguros para as galinhas comerem. No entanto, não se recomenda que o quiabo faça parte da sua dieta básica.

Rolar para o topo