As galinhas podem comer mirtilos?

Se quiser que as suas galinhas sejam saudáveis, deve alimentá-las com alimentos saudáveis. Além disso, deve evitar que comam forragem e servir-lhes guloseimas de vez em quando. Algumas das guloseimas que pode dar às suas galinhas incluem mirtilos, entre outros tipos de bagas, mas deve ter cuidado com a porção que lhes serve.

As galinhas podem comer mirtilos?

Pode ser surpreendente, mas as galinhas podem comer mirtilos. Os mirtilos são saborosos e saudáveis; como tal, podem ser utilizados como guloseimas para as galinhas. Contêm fósforo, magnésio, zinco, cálcio e ferro, que são essenciais para o bem-estar das galinhas.

São considerados superalimentos porque são enriquecidos com antioxidantes como a antocianina, que eliminam os radicais livres no sangue e tratam de diferentes problemas de saúde.

Guloseimas vs. ração

No entanto, os mirtilos devem ser dados às galinhas apenas como uma guloseima e não como o seu alimento principal. Ao dar guloseimas às galinhas, deve ser seguida a regra dos 90-10 %.

Isto significa que 90% do que dá ao seu frango deve ser a sua alimentação, enquanto 10% deve ser tratado. Como tal, pode dar aos seus frangos mirtilos duas ou três vezes por semana. Embora apenas dois ou três mirtilos possam contribuir para a sua nutrição, lembre-se que eles precisam de uma dieta equilibrada para obter todos os nutrientes de que necessitam.

Porquê ração para galinhas?

A ração para galinhas contém proteínas, vitaminas e minerais, gorduras e cereais. Os cereais podem ser milho ou centeio, enquanto as proteínas podem ser obtidas a partir de soja. Além disso, são adicionadas à ração gorduras como o óleo de soja e vitaminas como os aminoácidos.

Por exemplo, a alimentação das galinhas que põem ovos é diferente da das que são criadas apenas para a produção de carne. Além disso, o que uma galinha de um dia precisa de comer não é exatamente o mesmo que uma galinha de 6 meses.

As galinhas precisam de comer a sua ração para crescer porque a ração é preparada com os minerais, vitaminas e proteínas necessários em proporções adequadas. As guloseimas como os mirtilos contêm apenas alguns dos nutrientes essenciais de que a sua galinha necessita.

Por esta razão, não podem substituir a ração principal. O excesso de mirtilos no sistema das galinhas pode reduzir a produção de ovos ou torná-los malformados. Pode também dificultar o processo de digestão e causar problemas como a diarreia.

Com o tempo, um desequilíbrio na dieta das galinhas pode causar vários problemas de saúde, pelo que é importante fornecer uma dieta equilibrada e nutritiva. O excesso de mirtilos pode causar deficiências proteicas e aumentar a produção de calor nas galinhas.

7 razões pelas quais as galinhas devem comer mirtilos

Os mirtilos são superalimentos que devem fornecer às galinhas alguns dos nutrientes essenciais. Algumas das razões pelas quais as galinhas comem mirtilos incluem:

Fonte de fibra

Um dos nutrientes cruciais com que os mirtilos são enriquecidos é a fibra solúvel. A fibra solúvel ajuda a passagem dos alimentos no trato digestivo e atrasa a fome. Como tal, as galinhas alimentadas com mirtilos sentirão menos fome, o que abranda a sua ingestão de calorias e evita que se tornem obesas.

Propriedades anti-inflamatórias

Além disso, os mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias, como qualquer outra baga, o que ajuda a proteger os seus frangos de doenças cardíacas, constipações, infecções, etc., e elimina as causas de inflamação crónica, como o stress.

Coração saudável

Outro benefício vital dos mirtilos é o facto de manterem o coração saudável, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares no sangue. Assim, as suas galinhas ficam protegidas de danos fatais nos seus órgãos vitais. Os mirtilos também melhoram a coagulação do sangue, o que evita a perda excessiva de sangue se as suas galinhas se ferirem.

Reduz o colesterol mau

Não são só os humanos que sofrem de mau colesterol, mas também os animais, como as galinhas, que podem ter mau colesterol. O mau colesterol pode obstruir as artérias, restringindo assim o fluxo sanguíneo e, eventualmente, levar a doenças cardíacas ou ataques cardíacos.

Pode também transformar-se em pedras duras na vesícula biliar, sujeitando assim as galinhas a muitas dores. No entanto, os mirtilos podem contrariar os efeitos do mau colesterol no organismo.

Rico em nutrientes

Os mirtilos têm muitos nutrientes e, por isso, são considerados superalimentos. São enriquecidos com vitaminas e minerais que protegem as galinhas do frio e melhoram a sua coordenação. Um mirtilo contém vitamina C, manganês, cobre, ferro, fósforo, vitamina K1, folato, etc. No entanto, apesar da sua densidade nutricional, os mirtilos têm poucas calorias.

Uma chávena de mirtilos frescos contém:

Nutriente

Valor

calorias

84

colesterol

0

proteína

1.1 g

gordo

0.49 g

hidrato de carbono

21.45 g

fibra

3.6 g

açúcares

14.74 g

vitamina C

24% do RDI

Vitamina K

36% do IDI

Manganês

25% da IDR

ferro

0,41 mg

potássio

114 mg

magnésio

9 mg

fósforo

18 mg

sódio

1 mg

zinco

0,24 mg

folato

9 mg

Antioxidantes

Os antioxidantes protegem as células de qualquer ser vivo dos radicais livres, que são as principais causas de ataques cardíacos e de outras doenças graves. Os radicais livres são moléculas que destroem o sistema imunitário do organismo e aceleram o envelhecimento.

Apesar de serem essenciais para o funcionamento do organismo, tornam-se perigosos quando presentes em grandes quantidades. No entanto, os antioxidantes presentes nos mirtilos protegem as células sanguíneas dos seus frangos dos radicais livres.

Saboroso

Para além dos seus benefícios para a saúde, os mirtilos são deliciosos e as galinhas adoram alimentos saborosos. De facto, é possível que as galinhas lutem umas com as outras quando lhes dá mirtilos. Também não precisa de esmagar as bagas; elas são macias e cabem facilmente na boca das galinhas.

5 dicas para escolher mirtilos saudáveis para as suas galinhas

É importante que escolha mirtilos saudáveis para as suas galinhas. Os mirtilos que não são cultivados nas melhores condições contêm frequentemente substâncias tóxicas que prejudicam a saúde das suas galinhas. Abaixo estão algumas dicas para escolher mirtilos saudáveis :

Comprar a um produtor local

Se pretende comprar uma planta inteira de mirtilo, uma das melhores formas de garantir a escolha de mirtilos saudáveis para as suas galinhas é comprar a um produtor local credível. Como seria de esperar, o produtor tentará persuadi-lo de que as suas plantas de mirtilo estão isentas de doenças. Mas mesmo que não estejam, pode facilmente devolver as plantas e obter um reembolso ou substituição.

Cor

Os mirtilos saudáveis são de um azul profundo, o que significa que se encontrar alguma descoloração nos frutos ou nas folhas, os mirtilos estão provavelmente doentes. Por exemplo, as manchas cor-de-rosa nos mirtilos significam que não estão totalmente maduros e as manchas vermelhas significam que continuarão a amadurecer mesmo depois de já não estarem agarrados às plantas.

Textura

Os mirtilos saudáveis são firmes, rechonchudos, macios e sem amolgadelas. Não estão podres nem bolorentos. Alimentar as suas galinhas com mirtilos bolorentos só as vai pôr em perigo. Se não quiser fazer smoothies imediatamente, não compre mirtilos moles.

Tamanho

O tamanho da planta de mirtilo também é importante. Normalmente, uma planta de mirtilo saudável produz muitos frutos, enquanto que uma planta doente tem poucos frutos. Se estiver a comprar uma planta de mirtilo, deve considerar o número de frutos e botões que a planta tem.

Pode medir a planta para saber a sua altura. Se comprar mirtilos embalados, o tamanho não importa muito. Quer os bagos sejam pequenos ou grandes, certifique-se de que são saudáveis antes de os comprar.

Florescer

A flor é a substância branco-prateada que se encontra nos mirtilos e que protege as bagas de bactérias e insectos, ao mesmo tempo que sela a humidade no interior dos frutos. Também indica que os mirtilos ainda estão frescos e não foram expostos a muito manuseamento. Se possível, compre apenas mirtilos com flor. Pode limpar facilmente a flor com as mãos.

Se não quiser comprar mirtilos na loja, pode cultivá-los no seu jardim. Desta forma, garantirá que as suas galinhas comem mirtilos saudáveis. Se comprar mirtilos em grandes quantidades, certifique-se de que os mantém no frigorífico para evitar que se estraguem. Podem manter-se em boas condições durante 14 dias quando refrigerados.

Outras guloseimas para as suas galinhas

Os mirtilos não são as únicas guloseimas que pode dar às suas galinhas; pode alimentá-las também com outros tipos de bagas. Eis algumas das guloseimas que pode dar às suas galinhas.

Sementes de girassol

As sementes de girassol são saborosas e nutritivas. Contêm aminoácidos essenciais, vitaminas e magnésio. Estes nutrientes ajudam a facilitar o metabolismo da galinha, aumentam a produção de ovos e o crescimento de penas saudáveis.

Pode oferecer às suas galinhas sementes de girassol com óleo preto ou sementes de girassol às riscas. No entanto, as sementes de girassol pretas têm um teor de gordura mais elevado. Certifique-se de que as sementes de girassol que utiliza como guloseimas são frescas.

Framboesas

As bagas são uma das guloseimas preferidas das galinhas, independentemente da sua variedade. As galinhas comem framboesas porque são saborosas. Para além do sabor, as framboesas são enriquecidas com muitos antioxidantes, minerais e vitaminas.

Iogurte grego

O iogurte natural é outra boa guloseima para as suas galinhas. Uma vez que contém probióticos, ajuda a eliminar as bactérias dos seus corpos e auxilia a digestão. No entanto, não as alimente com iogurtes que contenham adoçantes artificiais. Além disso, não lhes dê demasiado iogurte, uma vez que o excesso de iogurte provoca diarreia.

Abóbora

A abóbora é uma guloseima de que as suas galinhas vão gostar muito, pois nenhuma parte é desperdiçada. Elas vão comê-la até quase não sobrar nada. Tanto a polpa como a semente são saborosas e nutritivas. Por exemplo, a semente tem vitamina E, e a polpa tem zinco e vitaminas que reforçam o sistema imunitário das suas galinhas e ajudam na coagulação do sangue.

Farinha de aveia

A farinha de aveia contém nutrientes como a riboflavina, a niacina, o cobre, o ferro, o cálcio, etc., quer sejam cozinhados ou crus. Alimentar os pintos com aveia também faz com que cresçam mais depressa e sejam mais robustos. Para tornar a refeição mais exótica para os seus frangos, pode misturar algumas sementes de girassol ou bagas com a farinha de aveia.

Larvas de farinha

As larvas de farinha são uma boa fonte de proteínas para as suas galinhas, especialmente para as que põem ovos. As larvas de farinha são ricas em proteínas, que constituem aproximadamente metade do seu conteúdo nutricional. Além disso, as larvas de farinha melhoram a saúde das suas galinhas durante a muda e aumentam o volume dos ovos que põem. Notará um aumento no tamanho dos ovos quando der às suas galinhas larvas de farinha.[10 planos de criação de minhocas que pode fazer em casa].

Resumo

As galinhas podem comer mirtilos, entre outros tipos de guloseimas. No entanto, tal como qualquer outra guloseima, os mirtilos devem ser dados com moderação, como parte de uma dieta equilibrada. Deve ter sempre em consideração a regra dos 90 - 10 % quando dá mirtilos às suas galinhas ou qualquer outro tipo de guloseimas. Apenas a ração para galinhas tem todos os requisitos nutricionais necessários para uma galinha sobreviver; como tal, deve ser de topoprioridade.

Rolar para o topo