A borra de café é um excelente material para a compostagem e para a jardinagem biológica. Muitos agricultores estão agora a utilizar este material amigo do ambiente nos seus quintais. No entanto, isto coloca uma preocupação significativa para aqueles que criam galinhas e, ao mesmo tempo, mantêm um jardim - as galinhas podem comer borras de café se as encontrarem no chão?

Tudo sobre o café

Qual é a origem do café?

O café é uma bebida habitual em muitas casas em todo o mundo, sendo um dos alimentos básicos favoritos ao pequeno-almoço, pois fornece um impulso de energia e ajuda a melhorar a capacidade de atenção.

Segundo a lenda, um pastor descobriu o café quando as suas cabras comeram umas bagas que as mantiveram excecionalmente alerta durante todo o dia. Depois, partilhou a sua descoberta com um abade que preparou uma bebida com as bagas. A bebida manteve os monges alertas durante as suas orações nocturnas.

Quando a notícia dos benefícios destas bagas chegou à Península Arábica, começou a viagem do café pelo mundo e, até hoje, continua a ser uma bebida apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo.

Quais são os tipos de café?

Existem duas espécies principais de plantas de café - a Robusta e a Arábica. Cada uma produz grãos de café que têm um perfil de sabor e um teor de cafeína únicos. A Arábica tem um sabor doce e frutado, enquanto a Robusta tem um sabor terroso e amargo. A Robusta também tem o dobro do teor de cafeína da Arábica.

Como é que o café é preparado em casa?

Embora o café esteja sempre disponível nas cafetarias, muitas pessoas continuam a gostar de o preparar em casa. A chave para fazer uma boa chávena de café é utilizar grãos de café frescos e inteiros. A proporção recomendada de café para água é de 1 grama de café para 17 gramas de água.

O que são grãos de café?

As borras de café são subprodutos do processo de fabrico do café. As formas e os tamanhos destes restos dependem dos grãos utilizados e do processo de moagem. No entanto, muitas vezes têm o aspeto de grãos, grânulos ou agulhas.

Embora algumas pessoas considerem as borras de café como resíduos, alguns agricultores e entusiastas da jardinagem utilizam-nas para vários fins agrícolas. O café é rico em nutrientes que podem melhorar significativamente a saúde das plantas. É um excelente material de compostagem, uma vez que diminui as emissões de gases com efeito de estufa e a concentração de metais pesados no solo.

As borras de café também são utilizadas para repelir as pragas do jardim, como moscas, mosquitos, lesmas e escaravelhos, uma vez que contêm certos compostos altamente tóxicos para os insectos.

As galinhas podem comer grãos de café?

O café contém compostos que são tóxicos para os animais, pelo que as galinhas não devem comer borras de café. Embora alguns criadores de quintal afirmem que as suas galinhas ignoraram as borras de café no solo, outros partilharam que as suas aves comeram algumas.

É melhor não correr o risco de utilizar borras de café em rações ou como material de jardinagem em áreas onde cria galinhas e onde estas possam ter acesso. Estas aves têm comportamentos imprevisíveis e gostam de procurar alimentos, podendo comer acidentalmente borras de café do solo.

Porque é que o café é mau para as galinhas?

Para todos os amantes do café: sabem aquela sacudidela de energia que sentem depois de beberem uma chávena de café? Afinal, não se trata apenas de uma perceção - deve-se a um químico chamado "metilxantinas" presente no nosso querido café.

Esta substância também se encontra noutros produtos, como chocolates e chás.

De facto, esta metilxantina é a substância mais utilizada (e abusada) do planeta para alterar a mente e dar uma sensação de excitação.

O café, em particular, tem uma grande quantidade de cafeína pura e não adulterada, o que significa problemas para os nossos amigos de penas - mesmo que comam apenas uma pitada, não demorará muito para que os efeitos os atinjam em cheio.

Desde o gado até às criaturas mais pequenas (mesmo o cão do vizinho), este material é um assunto sério. No prazo máximo de meia hora, as condições podem deteriorar-se rapidamente para qualquer animal de estimação desprevenido, por isso certifique-se de que deita fora as suas borras de café usadas longe do galinheiro.

O que é a toxicidade da cafeína?

A toxicidade da cafeína é uma condição que resulta da ingestão de quantidades excessivas de cafeína. Esta síndrome afecta negativamente a absorção de cálcio e o sistema imunitário, o que leva a problemas no coração e nos pulmões.

Os cientistas estudaram a adição de cafeína nas rações das galinhas poedeiras para ver se esta pode melhorar o seu desempenho. Os resultados mostraram que pode interferir com os sistemas nervoso central, respiratório e circulatório, podendo mesmo levar à morte.

A adição de cafeína à sua alimentação pode também afetar o desempenho das galinhas poedeiras e a qualidade dos ovos. Assim, quer a ingestão de cafeína seja acidental ou intencional, não é adequada para as galinhas.

Quais são os sintomas de toxicidade da cafeína?

As galinhas que ingerem produtos alimentares que contêm metilxantinas, como o café e o chocolate, podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Inquietação
  • Agitação
  • Taquicardia ou ritmo cardíaco acelerado
  • Vómitos
  • Ofegante
  • Hipertermia
  • Convulsões

Eis como são os ataques de galinha:

Só um lembrete amigável: a cafeína e os seus amigos de penas não são um bom casamento. Sei que algumas pessoas podem pensar que um pouco não vai fazer mal a ninguém - mas acredite em mim, é melhor errar pelo lado da precaução.

Porque a cafeína afecta as aves de forma diferente, dependendo do seu tamanho e da quantidade de café que comem ou bebem. E deixe-me que lhe diga que, se as alimentar o suficiente, estas fofinhas podem começar a agir como hooligans loucos, a gritar e a berrar.

Os seus pequenos corpos não estão preparados para lidar com uma grande dose de estimulação - aquele doce néctar que nos acorda de manhã pode tornar-se mortal muito rapidamente.

Por isso, não arrisque com a vida deles. Mantenha esse Java longe do bando, meu amigo. Eles agradecem-lhe mais tarde! Mas é bom avisar, mantenha-se atento a outras fontes de cafeína à espreita no galinheiro, também (nunca se sabe onde vai aparecer).

6 formas de prevenir a toxicidade da cafeína

A toxicidade da cafeína é problemática para os donos de animais de estimação e pode ser dispendiosa para os criadores de animais de quintal. No entanto, estes problemas podem ser evitados.

As dicas que se seguem podem ajudá-lo a manter o seu gado em segurança.

  1. A utilização de borras de café como fertilizantes pode manter as suas plantas saudáveis e livres de produtos químicos nocivos. Se decidir utilizá-las, certifique-se de que as suas galinhas não têm acesso ao seu jardim.
  2. Não guarde as borras de café perto da ração para evitar contaminações. É preferível que não sejam guardadas num mesmo compartimento. Mantenha-as longe do alcance das crianças, uma vez que estas podem alimentá-las às galinhas ou a outros animais por curiosidade.
  3. Alguns agricultores e jardineiros utilizam borras de café para repelir pragas e insectos. No entanto, não é seguro utilizá-las quando também se criam galinhas no quintal.

Como alternativa, pode utilizar os seguintes repelentes naturais de insectos.

Insectos Pulverizar, polvilhar ou pendurar Plantar ao longo da corrida
Formigas, grilos, milípedes, centopeias Pimenta preta

Cravinho

Pacotes de alfazema, alecrim e tomilho

Paus de canela

Vinagre branco

Hortelã

manjericão

Moscas Chardonnay com cascas de manga

Saquetas de citrinos, eucalipto e trevo

Manjericão

Endro

Hortelã

Bálsamo de limão

Alecrim

citronela

Ratos Pimenta de caiena

Hortelã

Óleo de hortelã-pimenta

Veja este vídeo para saber como manter as moscas afastadas.

  1. Se utilizar borras de café para fazer compostagem, certifique-se de que utiliza contentores com fundos sólidos e tampas seguras. Elevá-los sobre uma plataforma robusta seria mais seguro para que as galinhas e outros animais não possam bicar através dos orifícios de arejamento. Faça com que a base seja suficientemente forte para que o contentor não seja derrubado por animais maiores, porque se o conteúdo se derramar, as galinhas podem procurar alimentos entre os materiais de compostagem.
  2. Evite usar borras de café como cama no seu galinheiro. Alguns criadores de quintal usam-nas porque são óptimos desodorizantes e não têm pó. No entanto, não são recomendadas. Use aparas de madeira, palha ou feno, areia ou papel reciclado nas suas camas para um galinheiro mais seguro.
  3. Se não tenciona reciclar as borras de café, certifique-se de que as deita imediatamente num caixote do lixo bem tapado.

Que outros alimentos são maus para as galinhas?

Este conselho é de ouro puro: nunca poupe na qualidade quando se trata de alimentar o seu querido rebanho. É claro que tratá-los de vez em quando é bom para a alma, quero dizer, para o passarinho.

Brincadeiras à parte, no entanto, se quiser mantê-los saudáveis, vibrantes e prontos para enfrentar tudo o que a vida lhes oferecer, é importante lembrar-se de uma coisa, meu amigo: a regra 90/10. Em termos mais simples, dê aos nossos amigos de penas 90% de comida completa, nutritiva e rica, antes de os mimar com 10% de guloseimas ocasionais.

Não se esqueça que outros alimentos aparentemente inofensivos, para além da borra de café, podem prejudicar as suas galinhas, nomeadamente os seguintes

  • Chocolate
  • Caroço ou pele de abacate
  • Feijões secos e lentilhas
  • Batatas verdes
  • Tomates
  • Ovos crus
  • Doces e guloseimas açucarados
  • Alimentos estragados ou pão bolorento (evitar alimentar as galinhas com alimentos impróprios para consumo humano)
  • Arroz não cozido
  • Alimentos que são temperados com quantidades excessivas de sal

Veja este vídeo sobre os alimentos que são maus para as suas galinhas.

Que alimentos são bons para as galinhas?

As galinhas também gostam de comer outros alimentos para além dos habituais. Dar-lhes restos de comida também garante que nenhum alimento será desperdiçado. Alimentar o seu bando com as seguintes guloseimas pode ser um momento para criar laços com eles e ver como estão.

  • Aveia - As papas de aveia cruas ou cozinhadas podem ser uma boa refeição para as suas galinhas, pois estão repletas de vitaminas e minerais como o magnésio, a tiamina e o manganésio.
  • Frutas - Embora a maioria das frutas seja óptima como guloseima para as suas aves, seria uma boa ideia alimentá-las com as menos açucaradas. As mangas e as bananas não são apenas uma fonte rica de nutrientes, mas as suas galinhas também as acharão deliciosas e refrescantes.
  • Legumes - Todos os animais, incluindo as galinhas, colherão os fantásticos benefícios da maioria dos legumes.
  • Carne cozinhada - Se der carne ao seu bando, certifique-se de que a corta em pedaços pequenos para evitar engasgamentos. Evite dar-lhes carne crua, que pode conter bactérias nocivas e prejudicar os seus frangos.
  • Grãos - Grãos como a cevada, o milho e o trigo ajudam a estimular o comportamento de procura de alimentos das galinhas. São também uma boa fonte de nutrientes e fibras.
  • Ervas - Quase todas as ervas comuns são seguras para as galinhas. Fornecem vitaminas e minerais e contêm propriedades medicinais. Ervas como o tomilho, a salsa e o alecrim são uma excelente adição à dieta da sua ave.

Os grãos de café são para as plantas, não para as galinhas.

As galinhas podem comer borras de café? A resposta é não. As borras de café podem ser um excelente material orgânico para a jardinagem, mas a sua presença no quintal pode prejudicar o seu bando. Há outras guloseimas que são benéficas para as suas galinhas.

Em vez de lhes dar algo que podem não digerir muito bem, como borras de café velhas, acredite que eles não lhe vão agradecer - só ocupam espaço nas barrigas sem fornecer qualquer valor nutricional. Além disso, ninguém quer ver o seu passarinho preferido doente por ter comido algo que não devia.

Mas não se preocupe; há muitas coisas que vão deixar os seus pássaros felizes e a cacarejar, como verduras frescas e sementes estaladiças. Então, porque não dar-lhes algo que eles adoram?

Boa sorte! Uma barriga sã faz um passarinho feliz.

Rolar para o topo