As galinhas podem comer brócolos? (Dicas de nutrição, vantagens e alimentação)

As galinhas têm um sistema digestivo capaz de processar vários alimentos, razão pela qual comem quase tudo. Os brócolos são um vegetal natural com um elevado valor nutritivo. Pode torná-los um alimento básico nas guloseimas que dá às suas galinhas. No entanto, seja moderado com a quantidade que dá às suas galinhas, porque não é a sua alimentação habitual.

Este artigo abordará

  • As galinhas gostam de brócolos?
  • 6 benefícios dos brócolos para as galinhas
  • O que deve ter em atenção quando compra brócolos?
  • 4 passos para cozinhar brócolos para as suas galinhas

As galinhas gostam de brócolos?

Os brócolos contêm potássio, vitamina K, vitamina C, etc., que contribuem para a produção de ovos e para a saúde geral das galinhas. As partes comestíveis dos brócolos são os floretes e os talos.

Floretes

Os floretes dos brócolos são os botões de flores que se encontram na parte superior. São geralmente verdes escuros e saborosos. As suas galinhas vão gostar de comer esta parte do vegetal. Corte os floretes em tamanhos pequenos antes de os servir às suas galinhas. Pode cozinhar os floretes com outros vegetais como a couve-flor.

Talos

Os talos dos brócolos não devem ser deitados fora, pois são mais nutritivos do que a cabeça e enriquecidos com ferro, vitaminas, cálcio, etc. Apesar de demorarem mais tempo a ficar bem cozinhados, são suculentos e saborosos. Pode cozinhá-los com os floretes ou servir os seus frangos crus.

Se os servir crus, corte os talos em cubos pequenos. Pode também misturá-los com outras frutas e legumes para fazer saladas. Há muitas maneiras de preparar os talos de brócolos para os tornar mais apelativos para as suas galinhas.

Admissão

Embora os brócolos sejam um vegetal natural que melhora a saúde das suas galinhas, não devem constituir uma grande percentagem da sua dieta. A melhor alimentação para as suas galinhas é a sua ração normal, pois contém todos os requisitos dietéticos de que as suas galinhas necessitam para uma saúde óptima.

Por conseguinte, os brócolos e outros legumes e frutos não devem constituir mais de 10% da alimentação das galinhas. Além disso, não é necessário alimentar as galinhas com brócolos a toda a hora. A rotação dos alimentos que lhes dá ajuda-as a obter uma nutrição completa.

Formulário

Pode servir brócolos aos seus frangos, crus ou cozinhados. Pode cozinhá-los a vapor, escaldá-los ou assá-los para os tornar mais saborosos. No entanto, evite pôr sal nos brócolos que pretende servir aos seus frangos.

O sistema digestivo das galinhas não é suficientemente forte para lidar com a quantidade de sal que os humanos colocam na comida. Além disso, as suas papilas gustativas não são tão apuradas como as dos humanos, pelo que não lhes faz diferença se a comida é salgada ou não. Para ter cuidado, alimente-as com brócolos simples.

6 benefícios dos brócolos para as galinhas

Os brócolos contêm muitos nutrientes que ajudam os frangos a manterem-se saudáveis e reduzem os efeitos no ambiente.

Ossos fortes

Os nutrientes dos brócolos ajudam na formação dos ossos e na prevenção de problemas relacionados com os ossos. Por exemplo, as vitaminas, o cálcio e o zinco são alguns dos nutrientes encontrados nos brócolos. Estes nutrientes ajudam no desenvolvimento de ossos e articulações fortes. Com ossos fortes, as suas galinhas serão mais saudáveis e felizes.

100g de brócolos crus Nutrição

Nutriente

Valor

energia

34 kcal

água

89.3 g

proteína

2.82 g

gordo

0.37 g

hidrato de carbono

6.64 g

fibra

2.6 g

açúcares

1.7 g

Vitamina C

89,2 mg

Vitamina K

102 ug

Manganês

0,21 mg

ferro

0,73 mg

potássio

316 mg

magnésio

21 mg

fósforo

66 mg

sódio

33 mg

zinco

0,41 mg

folato

63 ug

Aumenta a produção de ovos e de carne

Quer esteja a criar galinhas para produção de ovos ou de carne, os brócolos são um excelente alimento para incluir na sua dieta. Os nutrientes que possuem aumentam o valor nutricional dos ovos, pelo que as gemas desses ovos têm uma cor profunda. Além disso, os brócolos têm propriedades antioxidantes, reduzindo o risco de exposição a vírus, bactérias, etc., tornando assim os seus produtos seguros para consumo.

Desintoxicação

Os brócolos têm grandes quantidades de fibra, o que ajuda a eliminar os compostos indesejáveis do corpo através do sistema digestivo. Uma vez que as galinhas comem muita coisa, especialmente quando procuram alimentos, é necessário eliminar regularmente as toxinas do seu organismo.

Além disso, os brócolos contêm isotiocianatos, que tratam os compostos indesejáveis do património genético das galinhas.

Combate a poluição

Embora deva manter o galinheiro das suas galinhas livre de poluição, deve também incluir alimentos antipoluição na sua dieta. Nunca é demais ter cuidado quando se trata de poluição com as galinhas.

A sua alimentação e a sua água podem ficar rapidamente poluídas com pragas, sujidade, etc., o que prejudica rapidamente a sua saúde. No entanto, os alimentos antipoluição, como os brócolos, ajudam a combater ou a aliviar os efeitos da poluição antes de se tornarem complicações graves para a saúde.

Reduz as alergias

Se as suas galinhas sofrem constantemente de alergias, os brócolos são um bom tratamento para elas. Contêm kaempferol e ácidos gordos ómega 3 que diminuem o impacto das alergias e combatem a inflamação.

Reduz o colesterol

A fibra solúvel dos brócolos ajuda a remover o mau colesterol do corpo. Demasiado colesterol nas galinhas leva a danos no fígado, obesidade, síndrome da morte súbita, etc. Como tal, os brócolos são um superalimento que as suas galinhas devem comer.

O que deve ter em atenção quando compra brócolos?

Se comprar o tipo certo de brócolos, não só estará a fazer valer o seu dinheiro, como também estará a garantir a saúde das suas galinhas. Os brócolos estão disponíveis em qualquer altura do ano e podem ser encontrados em lojas, mercados de agricultores, etc.

Cheiro

Cheire os brócolos, se puder, antes de os comprar. Devem cheirar bem; um odor desagradável indica que os brócolos se estragaram e não são seguros para comer. Por exemplo, se os brócolos cheiram a gás, não os dê às suas galinhas.

Aparência

Para além do cheiro, inspeccione os brócolos para ver se os talos estão firmes e apertados. Os floretes devem ser verde-escuros e bem fechados. Se não forem, não compre esses brócolos. Os brócolos com manchas amarelas nos botões ou com os talos soltos estão velhos e não são tão saborosos e saudáveis como os brócolos frescos.

Utilização

Comprar os brócolos sempre que precisar deles em vez de os comprar com antecedência aumenta as probabilidades de os brócolos envelhecerem e perderem o seu sabor e força antes de os utilizar. Compre sempre brócolos frescos sempre que quiser alimentar as suas galinhas com eles.

Modo de crescimento

O melhor tipo de brócolos é o que é cultivado organicamente. Se não tiver a certeza de conseguir brócolos cultivados organicamente no supermercado, pode ir a um mercado de agricultores onde os produtos são melhores e mais baratos. As plantas são cultivadas com OGM ou outros produtos químicos que não são seguros para a saúde das suas galinhas.

Vegetais pré-cortados

Para tirar o máximo proveito dos brócolos, deve comprar os brócolos inteiros e cortá-los você mesmo. Comprar legumes pré-cortados pode ser perigoso para a saúde das suas galinhas. Além disso, a integridade de um legume preserva os nutrientes e evita que o legume se estrague rapidamente.

Se não utilizar os brócolos comprados de uma só vez, pode conservá-los durante 5 dias no frigorífico. Não os lave antes de os conservar e envolva-os com uma película aderente ou um saco de plástico para evitar que a humidade entre em contacto com eles.

4 passos para cozinhar brócolos para as suas galinhas

Pode servir aos seus frangos uma versão mais saborosa dos brócolos cozinhando-os. Utilize apenas brócolos firmes e bem fechados se os cozinhar. Pode cozinhar os brócolos utilizando diferentes métodos, como o micro-ondas, o vapor, etc.

Lavagem

Os brócolos devem ser lavados antes de serem cozinhados. Mergulhe-os em água fria durante alguns minutos e coe-os num coador. Como vai dar os brócolos aos seus frangos, não os lave com sal. Se achar que não estão suficientemente limpos, continue a lavá-los com água fria até estarem limpos.

Cortar

Não deite os brócolos inteiros dentro de água numa panela e leve-a ao lume. Demoraria mais tempo a ficar pronto e nem todos os lados ficariam cozinhados uniformemente. Em vez disso, corte os brócolos em várias partes. Separe os caules dos floretes antes de partir os caules. Pode ainda cortar os floretes em grupos mais pequenos e cozinhá-los. Certifique-se de que os cortes são suficientemente pequenos para que os seus frangos não se engasguem.

Cozinheiro

Existem vários métodos para cozinhar os brócolos. Se quiser cozinhá-los no micro-ondas, coloque os brócolos lavados e cortados num prato de vidro ou de plástico, adicione um pouco de água e coloque-o no micro-ondas. Não se afaste muito quando utilizar o micro-ondas, pois os brócolos ficam prontos mais rapidamente.

Também pode escaldar os brócolos, mas sem sal. Cubra os brócolos com água numa frigideira e coloque-os em lume médio durante alguns minutos. Qualquer que seja o método utilizado, certifique-se de que os brócolos estão suficientemente tenros para as suas galinhas comerem.

Servir

Quando terminar de cozinhar, deixe os brócolos arrefecerem antes de os servir às suas galinhas. Como seria de esperar, as suas galinhas vão devorá-los com entusiasmo. Lembre-se de os limpar depois de terminarem para evitar atrair pragas para o seu galinheiro. Além disso, só sirva brócolos às suas galinhas se elas gostarem e não forem alérgicas a eles. Pode testá-las com uma pequena quantidade antes de se dedicar a tudo.

Outros legumes que pode dar às suas galinhas são: repolho, beterraba, alface, couve, espargos, pepinos, abóboras, etc. Pode servi-los crus ou cozinhados. Torne a sua alimentação completa, alimentando-os também com outros legumes.

Resumo

Os brócolos não são apenas saborosos, eles contêm nutrientes que melhoram a saúde das suas galinhas. Além disso, pode servir brócolos de diferentes formas às suas galinhas, e elas vão gostar de os comer. No entanto, certifique-se de que as suas galinhas não se engasgam com eles.

Rolar para o topo