- As galinhas gostam de aipo?
- 6 benefícios do aipo para as galinhas
- 4 dicas para escolher um bom aipo para as suas galinhas
- 6 outros legumes que pode dar às suas galinhas
- Resumo
O aipo é um desses alimentos, e as suas galinhas podem comê-lo. No entanto, as suas galinhas podem torcer o nariz ao aipo, a não ser que o sirva de forma mais apelativa.
Este artigo abordará
- As galinhas gostam de aipo?
- 6 benefícios do aipo para as galinhas
- 4 dicas para escolher um bom aipo para as suas galinhas
- 6 outros legumes que pode dar às suas galinhas
As galinhas gostam de aipo?
O aipo é enriquecido com as vitaminas e os minerais de que as suas galinhas necessitam nas quantidades certas. No entanto, como as galinhas são exigentes, é possível que não o comam à primeira quando lho dá. Por isso, tem de encontrar formas de o tornar mais apelativo. Abaixo estão algumas das coisas a ter em conta ao dar aipo às suas galinhas.
Folhas de aipo
As folhas são as partes mais ricas em nutrientes do aipo. São enriquecidas com nutrientes como o cálcio, o magnésio, o manganês, etc. Além disso, são muito sumarentas. As suas galinhas vão adorá-las.
Talos de aipo
As galinhas podem comer talos de aipo, mas se lhes der os talos sem os cortar, elas apenas os bicam e abandonam-nos. Para que comam os talos, é preciso cortá-los em tamanhos mais pequenos que cada galinha possa levar à boca.
Raízes de aipo
As raízes de aipo, também conhecidas como aipo-rábano, são seguras para as suas galinhas. Pode pendurar o aipo com raízes de nabo no seu curral para as suas galinhas o poderem debicar. No entanto, certifique-se de que as raízes não têm qualquer crescimento.
Em suma, todas as partes do aipo são adequadas para as suas galinhas. Para que as suas galinhas comam esta maravilha, eis algumas maneiras de o servir de forma mais apelativa.
Cortar o aipo
O aipo é fibroso e os dentes das suas galinhas não são suficientemente fortes para o cortar em pedaços adequados para comer e engolir. Corte sempre em pedaços qualquer parte do aipo que dê às suas galinhas. Se lhes der as raízes do aipo e quiser que elas o debicem em vez de o cortar, certifique-se de que as raízes não são demasiado fibrosas.
Misturar com outros alimentos
No início, pode ser difícil fazer com que as suas galinhas comam aipo. As galinhas determinam o que querem ou não comer. No entanto, se quiser que elas comam este vegetal saudável, misture os pedaços picados com a ração. Desta forma, elas vão comê-lo e também estará a evitar o desperdício de comida.
Quantidade
O aipo tem um elevado valor nutritivo, pelo que não deve ser dado em demasia às suas galinhas. Não é a sua alimentação, é uma guloseima que deve constituir apenas 10% da sua dieta.
6 benefícios do aipo para as galinhas
O aipo é um dos legumes que fornece os nutrientes de que as galinhas necessitam. Além disso, é enriquecido com propriedades medicinais que combatem doenças e mantêm as galinhas em boas condições de saúde. Abaixo estão alguns benefícios do aipo para as galinhas.
Reduz o colesterol
O aipo é um vegetal de baixas calorias com uma fibra que ajuda a reduzir a lipoproteína de baixa densidade no sangue. A lipoproteína de baixa densidade, também conhecida como mau colesterol, causa muitos problemas de saúde nos frangos, desde lesões no fígado gordo até à síndrome da morte súbita.
O consumo regular mas moderado de aipo estabilizará os níveis de colesterol nos frangos.
Reforça o sistema imunitário
Enriquecido com vitamina C, manganês, cálcio, magnésio, ferro, zinco, potássio, etc., o aipo contribui para reforçar o sistema imunitário, fortalecendo-o para lutar contra doenças como as constipações, às quais os frangos estão mais sujeitos, e para evitar que os órgãos dos frangos sofram danos oxidativos.
100g de aipo Nutrição
Nutriente | Valor |
energia | 14 kcal |
água | 95.4 g |
proteína | 0.69 g |
gordo | 0.17 g |
hidrato de carbono | 2.97 g |
fibra | 1.6 g |
açúcares | 1.34 g |
Vitamina C | 3,1 mg |
Vitamina K | 29,3 ug |
Manganês | 0,103 mg |
ferro | 0,2 mg |
potássio | 260 mg |
magnésio | 11 mg |
fósforo | 24 mg |
sódio | 80 mg |
zinco | 0,13 mg |
folato | 36 ug |
Protege o fígado
O aipo também protege o fígado, reduzindo a gordura nele contida. A acumulação de gordura no fígado não é boa para as galinhas. O aipo contém nutrientes que ajudam a eliminar todas as toxinas e gorduras do fígado.
Fortalece o intestino
Um intestino saudável é igual a um frango saudável. O aipo contém nutrientes que ajudam o corpo a produzir enzimas que auxiliam a digestão dos alimentos, limpam e activam o intestino quando necessário e tratam a obstipação, a retenção de líquidos, etc. Em suma, o aipo é um diurético natural.
Protege contra as bactérias
O aipo contém propriedades antibacterianas que matam as bactérias perigosas e estimulam o crescimento de bactérias boas no organismo. Tendo em conta a fragilidade das galinhas, estas não devem ser expostas a bactérias nocivas, principalmente através da alimentação. No entanto, em alguns casos, isso é inevitável. Como tal, pode incluir o aipo na sua dieta para combater esta situação.
Proporciona hidratação
Devido ao seu elevado teor de humidade, o aipo é uma boa fonte de hidratação para as suas galinhas. Manter-se hidratado é essencial para as suas galinhas, uma vez que a desidratação pode aumentar as probabilidades de problemas intestinais, tais como pedras no fígado, movimentos intestinais irregulares, etc. No entanto, não alimente excessivamente as suas galinhas com aipo, uma vez que demasiada humidade pode levar a complicações de saúde, tais como queimaduras de frio, especialmente no inverno.
4 dicas para escolher um bom aipo para as suas galinhas
Tal como acontece com outros produtos perecíveis, o aipo torna-se impróprio para consumo quando ultrapassa o prazo de validade. Dar esse tipo de aipo às suas galinhas só as prejudica. Se precisar de ajuda para escolher o aipo certo, segue-se um guia para si.
Sem descoloração
As folhas devem ser de um verde vibrante. Os talos também devem ser verdes, mas nem sempre são tão verdes como as folhas. Não deve haver qualquer parte do aipo que fique acastanhada ou amarelada. A descoloração indica que o aipo expirou e deve ser deitado fora.
Talos grossos e estaladiços
Os talos de aipo devem ser espessos, firmes e estaladiços. Pode testar a sua estaladiça partindo-os em dois. Se se partirem facilmente, estão bons. Se não se partirem, os talos são provavelmente borrachudos e não são adequados para as suas galinhas. Elas terão dificuldade em mastigar talos de aipo borrachudos. Se comprar um ramo de aipo, verifique se os talos são finos no meio. Verifique também a parte de baixo dosos caules para detetar danos causados por insectos.
Cultura biológica
Se quiser um aipo sem insectos, opte pelo aipo biológico, que é mais seguro para comer e tem mais valor nutricional do que o aipo cultivado com produtos químicos. Para ter a certeza do que está a dar de comer às suas galinhas, pode decidir cultivar aipo sozinho ou comprar a um agricultor local de confiança.
Além disso, o aipo biológico tem um sabor melhor e é suscetível de ser mais apelativo para as suas galinhas. Se está a pensar em cultivar aipo, precisa de saber que o aipo precisa de luz solar direta e de muita água. Tem de manter o solo enriquecido com composto e água. O aipo é bastante fácil de cultivar, pelo que há menos probabilidades de doenças nas plantas.
Armazenamento
É provável que as suas galinhas não comam todo o aipo que comprar de uma só vez. Pode guardar o que sobrar para utilizar mais tarde. O aipo pode durar até quatro semanas se for devidamente refrigerado. Mas não deve ser congelado, pois o aipo congelado fica mole quando descongela. Lave e seque os talos antes de os refrigerar. Pode colocá-los numa folha de alumínio ou num saco Ziploc antes de os colocar no frigorífico.
6 outros legumes que pode dar às suas galinhas
O aipo não é o único vegetal nutritivo que as suas galinhas podem comer e apreciar. Existem outros vegetais como os brócolos, a couve, o pepino, etc. Qualquer que seja o vegetal que dê às suas galinhas, certifique-se de que está nas melhores condições.
Pepinos
Os pepinos têm um elevado teor de humidade, pelo que são boas fontes de hidratação, especialmente durante a estação quente. Também têm propriedades anti-inflamatórias que reduzem qualquer inchaço no corpo das galinhas, um elevado teor de fibras que evita a obstipação, vitamina A para ajudar a melhorar o sistema imunitário e vitamina K para tornar os ossos das galinhas fortes.
Cenouras
As galinhas também adoram comer cenouras, que podem ser servidas cruas ou cozinhadas. As cenouras contêm vitamina B6, K1 e A, biotina, glutationa e potássio. As vitaminas ajudam as galinhas a manterem-se activas, melhoram a saúde dos ossos e regulam a coagulação do sangue. A glutationa melhora a saúde do fígado, enquanto a biotina ajuda o metabolismo. No entanto, não dê às suas galinhas cenouras enlatadas devido ao seu elevado teor de salconteúdo.
Couve
A couve é outro excelente legume que deve dar às suas galinhas. É enriquecida com magnésio, cálcio, potássio e outros nutrientes que previnem a indigestão, mantêm um intestino saudável e salvaguardam a saúde das suas galinhas. Além disso, a couve é suculenta e dá um saboroso petisco.
Espargos
Os espargos existem em três variedades diferentes: brancos, roxos e verdes. São ricos em folato, vitamina K, riboflavina, ferro, zinco, etc. Favorecem o crescimento das células e outros processos essenciais do organismo. Também protegem as aves dos danos oxidativos.
Couve
Considerada um dos legumes mais ricos em nutrientes, a couve contém cobre, manganês, potássio, vitaminas, etc. É rica em antioxidantes e ajuda a baixar os níveis de colesterol. O seu elevado teor de vitamina C favorece a síntese de colagénio nos frangos.
Abóboras
As abóboras não são apenas uma das guloseimas preferidas das galinhas; são também medicinais e divertidas. Por exemplo, pode colocar uma abóbora no galinheiro para as suas galinhas bicarem. Isto mantê-las-á ocupadas e reduzirá o barulho que fazem, dando-lhe alguma paz.
As abóboras têm vitamina A, que regenera as células, vitamina B, que ajuda o metabolismo, zinco, que aumenta a produção de ovos, e potássio, que ajuda as galinhas a sobreviverem às estações quentes. Também pode dar às suas galinhas sementes de abóbora secas ou frescas.
Resumo
As galinhas podem comer aipo se este lhes for bem apresentado. Originalmente, o aipo tem um sabor suave, mas se o misturar com a ração ou com outras guloseimas saborosas, as suas galinhas irão comê-lo. Tendo em conta o seu elevado valor nutricional, pode fazer do aipo uma parte vital da dieta das suas galinhas. No entanto, isto deve ser feito com moderação