As galinhas são provenientes de todo o mundo, mas parece que precisamos de saber mais sobre as da Ásia. Por isso, vamos agora concentrar a nossa atenção nas galinhas que vêm do Oriente. Está na altura de conhecer estas 6 raças asiáticas!

Galinhas do Leste

As raças de galinhas domésticas que conhecemos atualmente têm uma origem muito interessante. Acredita-se que provêm de quatro espécies de galinhas selvagens da selva encontradas na região do Sudeste Asiático. Há uma espécie em particular, a galinha vermelha da selva, que se diz ser a antecessora das galinhas domésticas.

Ao remontar as origens das galinhas à Ásia, não deve ser surpresa para ninguém que algumas das raças de galinhas mais impressionantes provenham desta região. Se quiser saber mais sobre elas, eis as raças de galinhas asiáticas que deve conhecer.

1) Cochim da China

As galinhas de Cochim são originárias da província chinesa de Xangai. O desenvolvimento desta raça ocorreu por volta da década de 1840. Devido à sua atração e beleza, esta raça foi alvo de grande entusiasmo por parte do Ocidente, tendo sido uma das raças que esteve na origem de toda a "febre das galinhas".

Quando o Cochin foi trazido para os Estados Unidos, os criadores esforçaram-se por aperfeiçoar esta raça, que foi iniciada na APA por volta de 1874, tendo sido também levada para o Reino Unido na mesma altura.

Se vir as galinhas de Cochim, provavelmente ficará hipnotizado pela sua aparência. É uma das suas características mais distintivas que chama a atenção das pessoas. É uma ave grande coberta por belas e fofas penas. As suas penas abundantes cobrem até as pernas. A espessa cobertura de penas protege-as dos elementos, incluindo o frio do inverno.

Para além das suas penas, as galinhas de Cochim têm apenas um único pente vermelho. Têm também cabeças mais pequenas do que as outras galinhas. Como já foi referido, estas galinhas são bastante grandes. A variedade macho tem um peso médio de cerca de 1,5 kg. A sua contraparte fêmea, por outro lado, pesa cerca de 1,5 kg. Existem também variedades Bantam de galinhas de Cochim.

As galinhas de Cochim estão disponíveis em várias cores, incluindo as seguintes:

  • Barrado
  • Preto
  • Azul
  • Castanho
  • Buff
  • Dourado atado
  • Perdiz
  • Branco
  • Laço de prata

Independentemente da sua cor, estas galinhas de Cochim têm qualquer coisa de encantador e de agradável. Se tivermos em conta a qualidade da carne que produzem e o tamanho dos ovos castanhos que põem, ainda as acharemos mais agradáveis!

Se está a pensar adicioná-los à sua capoeira ou ao seu bando, eles são óptimos companheiros de quintal. Voam pouco, o que significa que não é necessário colocar uma vedação alta ou algo do género. São fáceis de manusear. Na maioria das vezes, são mansos e não apresentam comportamentos agressivos.

2) Silkie da China

Outra raça de galinha conhecida, originária da China, é a galinha Silkie, que existe desde a China Antiga e cujo aparecimento mais antigo remonta à dinastia Han, tendo chegado ao Ocidente através da Rota da Seda.

Dizer que as galinhas Silkie existem há muito, muito tempo seria um eufemismo. Ao longo dos séculos, esta raça prosperou e cresceu, continuando a cimentar-se como uma raça antiga sobrevivente.

A galinha Silkie tem algumas características muito distintas que provavelmente chamarão a sua atenção. Existe também uma diferença entre as duas variedades de galinha Silkie - a sem barba e a com barba. Dito isto, é fácil detetar a diferença entre estas duas. Existem cerca de 7 cores que são reconhecidas pela Associação Americana de Avicultura. Estas são:

  • Preto
  • Azul
  • Bluff
  • Cinzento
  • Perdiz
  • Salpicos
  • Branco

No que diz respeito ao tamanho, os Silkies são um pouco mais pequenos do que outras raças de galinhas. No Reino Unido e nos Estados Unidos, são mais ou menos classificados como "bantams" devido ao seu tamanho. Os Silkies machos pesam cerca de 2 a 3 lbs, enquanto as fêmeas pesam entre 1,5 e 2 lbs.

Os Silkies têm um corpo gordo e largo, com a fenda coberta por aquilo a que chamamos "pom-pom", que se situa no topo da cabeça e se tornou uma das suas características únicas. O seu pente, normalmente de cor vermelha intensa, está normalmente escondido por estes pompons.

Por baixo das penas que as cobrem, a pele dos Silkies é preta. Na cultura chinesa, acredita-se que a carne preta desta raça de galinha tem fins medicinais.

Os Silkies podem viver, em média, cerca de 7 a 8 anos. Embora não sejam exatamente as poedeiras mais abundantes, podem pôr cerca de 2 a 3 ovos por semana ou cerca de 100-120 ovos por ano.

3) Asil ou Aseel, da Índia

Se quiser conhecer uma outra raça asiática antiga, pode sempre consultar a galinha Asil ou Aseel da Índia. É provável que já tenha visto estas galinhas por aí, especificamente os galos nas lutas de galos. É conhecida por ser uma das raças de galinhas mais fortes que existem, e dão bons galos de jogo. São basicamente os reis dessa arena!

As galinhas Asil também existem há muito tempo. A sua história pode ser rastreada até à Índia antiga. Embora a investigação não possa indicar especificamente se as Asils vieram do Paquistão ou da Índia, a sua origem está algures no Sul da Ásia. Chegaram ao Reino Unido e aos Estados Unidos por volta do final da década de 1840 e da década de 1880, respetivamente.

Se há uma coisa que separa os Asils das outras galinhas é a falta de fofura. Enquanto as outras galinhas parecem fofas devido às suas penas, os Asils não têm esse atributo físico. Mas não se deixe enganar pela falta de penas.

O que lhes falta em penas, compensam em músculos. Os galos pesam entre 2,5 e 2,5 kg e as galinhas entre 2,5 e 2,5 kg. São vermelhos, pretos ou uma mistura destas duas cores.

As fêmeas Asil não põem tantos ovos como outras raças. Em média, podem pôr cerca de 40 ovos por ano. O que lhes falta em termos de produção de ovos, compensam com uma excelente maternidade e criação. Os galos são conhecidos pela sua natureza agressiva. No entanto, quando se trata de interacções com criadores ou tratadores, parecem assumir um comportamento mais amigável.

4) Serama, da Malásia

As galinhas Serama existem desde 1600 e são originárias da província malaia de Kelantan. As Seramas modernas que conhecemos atualmente foram desenvolvidas por um criador chamado Wee Yean Een.

Embora esta raça de galinha tenha sido popular na Malásia e nos países vizinhos do Sudeste Asiático, só chegou às costas dos EUA no ano 2000, tendo sido o responsável por esse facto Jerry Schexnayder, do Louisiana.

Quando ocorreu o surto de Gripe Aviária Asiática ou H1N1, afectou as galinhas Serama ao ponto de as pessoas pensarem que iriam desaparecer, mas o bom é que os criadores conseguiram salvá-las.

Como já foi referido, as galinhas Serama são minúsculas, com uma altura média entre 15 e 25 cm, e devido ao seu tamanho, não há muito espaço entre as penas da cauda e o pescoço.

Têm uma postura muito erecta, o que faz com que a cabeça e o peito se destaquem. Apesar do seu tamanho, têm asas compridas. Têm um único pente vermelho no topo das suas pequenas cabeças. Existem em várias cores como o preto, o laranja e o branco.

As galinhas Serama são classificadas de acordo com o seu peso, nomeadamente

  • Classe A: Os galos pesam menos de 0,81 lbs e as galinhas menos de 0,75 lbs.
  • Categoria B: Os galos pesam menos de 1 libra e as galinhas pesam 0,93 libra.
  • Classe C: Os galos e as galinhas pesam menos de 1,18 lbs.
  • Micro: Os galos pesam até 1,18 lbs e as galinhas até 0,5 lbs.

As galinhas Serama podem pôr cerca de quatro ovos minúsculos por semana ou cerca de 180 a 200 ovos por ano. Com a sua grande personalidade e fofura, são óptimos animais de estimação. São amigáveis e fáceis de gerir. Pode deixá-las num espaço aberto e elas encontrarão uma forma de se divertirem.

5. Brahma da China

Se está à procura de uma raça asiática grande e bonita, o Brahma deve estar no topo da sua lista. É uma das mais populares entre criadores e amantes de animais de estimação. Não é de admirar que seja muito apreciada, pois tem tantas características fantásticas que não é possível resistir.

Esta raça de galinhas também tem uma história interessante. A sua origem permanece obscura. As actuais galinhas Brahma que conhecemos foram desenvolvidas nos Estados Unidos. Diz-se que os seus antepassados são as galinhas Cochin de Xangai, na China. Embora possam ter semelhanças, são definitivamente duas raças completamente diferentes.

Antigamente, por volta dos anos 30, as galinhas Brahma eram muito populares pela sua carne. No entanto, a sua popularidade diminuiu. Apesar disso, a Brahma continua a ser uma das favoritas entre aqueles que criam galinhas.

Uma das características que fazem com que as galinhas Brahma se destaquem é a sua coloração. Existem três variações, que incluem:

  • Buff
  • Luz
  • Escuro

Em termos de peso e tamanho, os Brahmas pertencem definitivamente à categoria das aves de grande porte. A presença das suas penas felpudas faz com que pareçam ainda maiores. Os Brahmas machos pesam cerca de 1,5 kg e as Brahmas fêmeas cerca de 2,5 kg. Esta raça também existe na variedade Bantam.

Sendo um alimento popular à mesa, tanto no passado como no presente, pode dar-nos uma grande quantidade de carne. Produz também uma boa quantidade de ovos. As galinhas Brahma podem pôr cerca de 3 a 4 ovos por semana. Os ovos são geralmente castanhos e o seu tamanho varia entre médio e grande.

As galinhas da raça Brahma têm um excelente temperamento, são calmas e manejáveis, o que as torna óptimos animais de estimação. A maioria não tem medo das pessoas e está pronta para se misturar sempre que surge a oportunidade.

6) Croad Langshan, da China

A Croad Langshan é uma antiga raça originária da China, conhecida pelos seus ovos, pela sua carne e pelo seu aspeto físico, tendo sido um sucesso não só no seu país de origem, mas também nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A raça foi transportada para Inglaterra na década de 1870 pelo Major A.C. Croad. Na mesma década, o Croad Langshan conseguiu chegar às costas dos EUA. Apesar da sua popularidade no passado, o seu número diminuiu. O Croad Langshan está atualmente classificado como uma raça a observar devido ao seu estado de conservação. Os criadores estão a trabalhar arduamente para reproduzir e aumentar o seu número.

O Croad Langshan é também uma ave de grande porte. Tal como os seus primos asiáticos, é um pouco maior do que as outras raças. Os Croad Langshans machos podem pesar até 4,5 kg e as fêmeas até 2,5 kg. Devido ao seu tamanho e peso, pode obter-se muita carne branca destes frangos.

No que diz respeito aos ovos, podem dar cerca de 150-200 ovos por ano. Tendo em conta que se trata de uma ave de dupla finalidade, estes números não são maus. O que é fascinante nos ovos de Croad Langshan são as suas cores.

No que diz respeito aos ovos, podem dar cerca de 150-200 por ano. Tendo em conta que se trata de uma ave de dupla finalidade, estes números não são maus. O que é fascinante nos ovos de Croad Langshan são as suas cores.

Durante o processo de formação dos ovos, o útero da galinha segrega pigmentos que deixam uma tonalidade cor-de-rosa nos ovos. Se estiver interessado em experimentar ovos coloridos, pode obtê-los das galinhas Croad Langshan. São uma alternativa interessante aos ovos brancos habituais.

Abraçar as galinhas asiáticas

A Ásia é o lar de muitos animais fantásticos, incluindo várias raças de galinhas. As raças de galinhas asiáticas não são exceção. Já é tempo de lhes dar destaque porque são aves magníficas com histórias ricas. Para além do seu aspeto, podem fazer muito mais pelo seu rebanho.

Rolar para o topo