As 5 principais raças de galinhas francesas e dicas de criação (com fotos)

Não tem que se limitar a criar as raças de galinhas comuns à sua localidade. Existem várias raças em todo o mundo e pode acrescentar qualquer uma delas ao seu bando. Por exemplo, as raças de galinhas francesas são conhecidas pela sua carne saborosa e pela produção de ovos. Abaixo estão algumas raças de galinhas francesas que pode criar.

1) Frango de Bresse

História

Também conhecido como Poulet de Bresse, o Bresse é considerado o melhor frango do mundo e é criado em Bresse, França. Qualquer raça de frango considerada Bresse deve ter sido criada na região.

A história diz que os agricultores locais cruzaram diferentes raças locais para criar a raça de galinha Bresse em Bresse, que fica perto do rio Ródano.

Perfil

No que diz respeito ao seu aspeto, o Bresse é impressionante: é branco, com patas azuis e um único pente. Existe noutras cores, como o preto, o azul, o vermelho, etc. A variedade branca é a mais popular, pois muitas pessoas consideram-na representativa da bandeira nacional de França.

Além disso, pesa 1,5 kg, mais do que outras variedades que pesam menos. A pele do Bresse é fina, mas é considerada a galinha mais saborosa do mundo. Muitas pessoas associaram um sabor único e delicioso ao Bresse.

Não é uma raça de galinha barata; é preciso gastar mais dinheiro para a obter, quer para a produção de carne, quer para a produção de ovos.

As galinhas amadurecem cedo e são boas poedeiras, pondo cerca de 250 ovos de cor creme por ano. No entanto, muitos criadores criam-nas mais frequentemente pela sua deliciosa carne. Além disso, encontrará a Bresse a mover-se num bando das suas congéneres.

O seu melhor desempenho é quando estão na companhia um do outro. Adora procurar alimentos e não se dá bem com o confinamento. No entanto, não gosta de ser manuseado, preferindo ser deixado em paz.

Uma vez que a galinha de Bresse é exportada para todo o mundo, é suscetível a doenças comuns das aves de capoeira, especialmente as que são comuns a um determinado local. Como tal, vacine-as sempre que necessário e forneça-lhes uma alimentação de qualidade. Certifique-se também de que lhes dá espaço suficiente para se alimentarem. Leia mais sobre a galinha de Bresse.

2) Frango Houdan

História

Baptizados com o nome de uma aldeia de Yvelines, em França, os Houdans são famosos pela produção de ovos e de carne. A American Poultry Association reconheceu-os como raça padrão em 1874. Pensa-se que são criações dos Dorking, dos Polacos e dos Crevecoeur.

Perfil

Os houdans são aves de tamanho médio, de crista completa e barba, com cinco dedos nas patas, de duas variedades: mosqueada e branca, com lóbulos das orelhas e barbilhões pequenos e um único pente vermelho em forma de V.

As suas patas são pálidas e o seu corpo alongado. Têm uma aparência distinta das outras galinhas. Põem cerca de 180 ovos brancos ou de cor creme por ano. Dependendo da sua alimentação, os seus ovos podem ser pequenos ou grandes. Embora sejam boas poedeiras, são criadas principalmente para fins de carne e ornamentais.

No que diz respeito à sua personalidade, os Houdans são muito agradáveis de lidar, não são agressivos e gostam muito do contacto humano. As crianças estão seguras ao seu lado. Exceto se houver um predador à espreita, são calmos e não se perturbam facilmente.

Se as criar como galinhas de quintal, não terá de se preocupar em incomodar os seus vizinhos. São naturalmente chocas e fáceis de sustentar. No entanto, por vezes tentam pôr mais ovos do que os que põem e partem-nos no processo. É preciso evitá-lo, inspeccionando-as quando estão a incubar. Também não têm problemas em ficar confinadas durante muito tempo.

Apesar de não necessitarem de cuidados especiais, procurem manter a capoeira sempre limpa, pois um recinto sujo facilita a invasão de ratos nas suas barbas e cristas. Não são resistentes ao frio, mas toleram o calor.

Por isso, é necessário prestar-lhes muita atenção nas estações frias. Além disso, se tenciona criar galos Houdan, forneça-lhes um grande bando de galinhas para fertilizar os ovos. A sua alimentação deve ser de alta qualidade se quiser que ponham mais ovos e mais saudáveis. Leia mais sobre a galinha Houdan.

3) La Flechè

História

Com o nome de La Flèche, na região francesa de Pays de la Loire, as galinhas La Fleches foram exportadas para a América na década de 1850 e reconhecidas pela American Poultry Association em 1874. La Fleche é uma palavra francesa que significa "a flecha"; a galinha também é chamada de ave do Diabo.

Perfil

As La Fleches têm caudas em forma de V que se assemelham a chifres de animais; por isso, são apelidadas de aves-diabo. Existem apenas numa variedade, que é a preta. Têm lóbulos das orelhas grandes, que se tornam mais proeminentes devido à sua cor preta. Embora as suas penas bem ajustadas as façam parecer leves, não o são.

Não são agressivas, mas são muito cuidadosas com os humanos e tentam afastar-se o mais possível das relações humanas, pelo que não são o tipo de galinhas que se possa levar ao colo.

São activas e adoram andar à solta; sabem também cuidar de si próprias em caso de perigo. No entanto, não se importam de estar confinadas mas também não permitem que as domestique. Se procura uma relação próxima com as suas galinhas, a La Fleches não é a raça certa para isso.

Gostam de voar e, por vezes, empoleiram-se nas árvores. Não são naturalmente chocas, pelo que é necessária uma incubadora de ovos para chocar os ovos, se quiser que se tornem pintos. No entanto, põem ovos grandes e brancos. Podem ser postos até 150 ovos por ano.

Para além disso, as La Fleches são fortes e tolerantes ao calor, não tendo qualquer predisposição para doenças, mas é necessário mantê-las hidratadas durante as estações quentes.

Embora não sejam resistentes ao frio, tomar medidas para evitar que sofram queimaduras pelo frio ajudará. Crescem lentamente e adoram o seu espaço. Serão mais felizes e saudáveis se lhes der espaço suficiente para andarem à solta, mas mantenha-se atento aos predadores também. Leia mais sobre La Flechè.

4) Galinha de Crevecoeur

História

Os Crevecoeurs são criados para carne e para exibição. O seu nome deriva da aldeia de Crevecoeur, em Auge, na Normandia, França. Devido à sua raridade, são considerados espécies criticamente ameaçadas de extinção. Foram admitidos pela Associação Americana de Aves de Capoeira em 1874.

Perfil

Os Crevecoeurs existem em diferentes variedades, como o preto, o branco, o salpicado e o azul. São barbudos e com crista, semelhantes aos Houdans. Encontrará um brilho verde na barba, na crista e na cauda, com lóbulos das orelhas vermelhos ou brancos, consoante a variedade. Além disso, têm pentes em forma de chifre, com patas cinzentas e dedos azuis, são grandes e grossos.

Não são poedeiras prolíficas; se tiver sorte, poderá obter 100 ovos ou mais por ano. Além disso, começam a pôr ovos a partir dos 7 meses, ao contrário de outras raças de galinhas. Como tal, são criadas principalmente para carne.

Não são chocadeiras, mas gostam muito da atenção humana, podendo ser domesticadas se assim o desejar. São dóceis e amigáveis, especialmente quando se passa mais tempo com elas. Vai gostar muito de estar com elas. Também são activas, no entanto, são calmas e cautelosas.

Falam e cantam muito, embora não de forma ruidosa, e agem como se estivessem sempre à procura de predadores. Não têm problemas em estar confinadas e não são muito exigentes no que respeita à procura de alimentos. Se encontrar galinhas individuais que gostem de procurar alimentos no seu bando, mantenha-as debaixo de olho para evitar ataques de predadores.

Além disso, complemente a sua dieta com guloseimas e nutrientes como o cálcio para os manter saudáveis e aumentar a sua produção de ovos. Não precisa de ter um grande espaço para os manter, mas certifique-se de que o recinto está sempre limpo.

Não são predispostas a nenhuma doença, mas deve mantê-las afastadas de parasitas. Apare as penas da cara regularmente, para evitar problemas oculares. Em condições adequadas, vivem até aos 8 anos ou mais. Leia mais sobre a Galinha Crevecoeur.

5) Coucou de Rennes

História

Esta raça de galinhas foi criada em França no ano de 1900, na região de Rennes, e esteve quase em vias de extinção até que alguns criadores retiraram algumas galinhas individuais do bando e as criaram separadamente para dar continuidade a esta linha da raça de galinhas.

Perfil

O Coucou de Rennes é uma galinha de plumagem fofa e de aspeto impressionante, considerada criticamente em perigo de extinção, mas que alguns criadores criam deliberadamente para assegurar a sua disponibilidade.

A sua plumagem é tingida de azul, branco e cinzento, a sua pele é branca e são normalmente criados pela sua carne saborosa e pelo seu carácter exibicionista. Estão disponíveis em alguns museus e são sempre um espetáculo bonito de se ver.

Continuam a pôr ovos até à idade adulta, pelo que se pode contar com um fornecimento constante de ovos. Adaptam-se tanto às estações quentes como às frias, pelo que há menos probabilidades de contraírem doenças em ambos os períodos, desde que se cuide deles adequadamente.

No entanto, não são sociáveis. O Coucou de Rennes não quer ser manuseado, não faz muito barulho, mas não é uma ave que permita relações estreitas. Gostam de procurar alimentos com vigor, o que os torna activos. É necessário dar-lhes espaço para que possam andar à solta o tempo que quiserem.

Algumas das qualidades mais proeminentes destas aves são a sua natureza rústica e o seu crescimento lento. Têm de ter pelo menos quatro meses de idade antes de serem consideradas suficientemente maduras para serem comidas. Põem cerca de 160 ovos ou mais por ano, e os seus ovos são normalmente castanhos claros.

Além disso, são aves que requerem pouca manutenção. Não têm problemas com os requisitos padrão que todas as raças de galinhas necessitam para sobreviver. Embora possam sobreviver em climas frios e quentes, não as exponha a calor ou frio excessivos. Mantenha-as também a salvo de predadores e parasitas. Se estiver a introduzir uma raça diferente de galinhas no seu bando, examine a raça durante algum tempo antes de as misturar. Lermais sobre

3 dicas para escolher uma raça de galinha

Não existem raças de galinhas perfeitas; o que torna uma raça de galinha perfeita para si depende de muitos factores.

Objetivo

Por exemplo, se quiser criar galinhas pela sua carne saborosa, deve optar por raças de galinhas como a Bresse, a Jersey Giant, a Orpingtons, a Cornish Cross, etc.

Se quiser carne e ovos, as galinhas de dupla finalidade, como as Buck Eye, Wyandottes, Black Australorp, etc., são boas escolhas. Para o espetáculo, raças de galinhas como Silkie, Cubalaya, Faverolles, etc., são adequadas.

Se quiser ovos, tem de determinar quantos ovos quer que as suas galinhas ponham por ano e a cor dos ovos. Nem todas as raças de galinhas põem a quantidade e o tamanho exactos de ovos. As galinhas Bantam, por exemplo, põem ovos pequenos em comparação com as espécies de tamanho normal. Faça a sua pesquisa antes de escolher qualquer raça.

Estilo de vida

Quanto tempo tem para cuidar das suas galinhas? O seu estilo de vida também é importante quando se considera qual a raça de galinha a criar. Algumas espécies requerem mais atenção, enquanto outras não gostam muito de contacto humano.

Silkies, Cochins, Sultans, Easter Eggers, etc., são raças que adoram atenção e gostam de ser acariciadas, enquanto espécies como Leghorns preferem ser deixadas sozinhas. Se não tiver muito tempo livre, opte por raças de galinhas que só precisam de comida, água e um ambiente limpo para sobreviver.

Temperamento

Outro fator a ter em conta é o temperamento da galinha. Algumas raças são dóceis e domesticáveis, enquanto outras são agressivas e teimosas. Por exemplo, será difícil domesticar uma galinha da Cornualha devido à sua agressividade, ao contrário das Brahmas, que são mais dóceis. Se não quiser galinhas que bicam as suas mãos enquanto as alimenta, opte por galinhas dóceis.

5 dicas para criar galinhas no quintal

A criação de galinhas no quintal não deve ser difícil se tiver um plano detalhado e o seguir. É por isso que é fundamental prepará-lo corretamente para que você e as suas galinhas se divirtam.

Abrigo

Construa o seu galinheiro no local mais seguro e mais conveniente para as galinhas na sua propriedade. Quando os predadores, como os gatos, os falcões, as raposas, etc., souberem que há galinhas disponíveis num determinado local, vão conceber todo o tipo de estratégias para se aproximarem.

Assegure-se de que as paredes são fortes e de que o galinheiro é elevado para chocar qualquer predador suficientemente atrevido para escavar um túnel por baixo dele. Além disso, se as suas aves gostam de procurar alimentos com frequência, deixe-as fazê-lo dentro de limites protegidos. Não vale a pena procurar alimentos à custa dos seus ovos ou das suas vidas.

Alimentação

A alimentação e a água de qualidade são cruciais para o bem-estar das suas galinhas de quintal, independentemente da sua raça. A dieta é geralmente a mesma para todas as raças de galinhas, mas, por vezes, com ligeiras variações. Tem de fazer a sua pesquisa sobre os nutrientes específicos de que a sua raça necessita e fornecê-los. Além disso, nem todos os alimentos devem entrar na boca das suas galinhas. Assegure-se também de que elas estão sempre constantemente hidratadas.

Raça de galinha

A criação de galinhas com duplo objetivo é uma forma de ganhar dinheiro, pois pode recuperar os recursos gastos na sua criação comendo ou vendendo os seus ovos.

Só as galinhas de duplo objetivo são assim tão versáteis. Se criar galinhas apenas para a produção de ovos, poderá não gostar de as utilizar como carne quando já tiverem passado o ponto de postura.

Legislação local

Antes de começar a criar galinhas no quintal, informe-se sobre as leis locais relativas à criação de galinhas no quintal. Estas leis ajudam a proteger as outras pessoas da comunidade dos efeitos de ter um bando na sua propriedade.

Por exemplo, se as suas galinhas forem naturalmente barulhentas ou se tiver galos agressivos no seu bando, os seus vizinhos terão dificuldades em lidar consigo, o que pode levar a infracções civis. Para estar do lado seguro, conheça a lei e viva de acordo com ela.

Resumo

Se quiser tornar o seu passatempo de criação de galinhas mais divertido ou quiser uma carne saborosa e ovos saudáveis, considere a possibilidade de criar galinhas de raças francesas. Na maioria das vezes, estas aves não são comuns na sua localidade, pelo que poderá ter de as exportar dos seus locais de origem ou comprá-las em grandes quintas. Certifique-se de que conhece os requisitos básicos para a raça da sua escolha antes de começar a criar em casa.

Rolar para o topo