As galinhas surpreendentemente exibem uma série de comportamentos e características que os donos que passam algum tempo a observá-las podem vir a reconhecer e a apreciar. Aprenda a cuidar delas para que tanto você como as suas galinhas se dêem bem.

Visão geral da galinha Ameraucana

Característica Galinha Ameraucana
Objetivo Duplo objetivo (carne e ovo)
Cor do ovo Azul
Tamanho do ovo Grande
Broodiness Normalmente não choca
Tolerância ao calor Sim
Tolerância ao frio Sim
Tipo de pente Pente de ervilha
Produção de ovos Cerca de 150 ovos por ano
Cor da pele do frango Branco
Vida útil 7-8 anos
Peso adulto Galinha: 4,5-5,5 lbs, Galo: 5,5-6,5 lbs
Amigo do quintal 4/5 (Amigável e adaptável, mas precisa de muito espaço para se movimentar)

Se quiser acrescentar algo diferente ao seu rebanho, experimente a Ameraucana! Esta raça é famosa pela sua capacidade única de pôr ovos. Esta raça não põe ovos castanhos ou brancos, mas sim ovos de cor azul!

Esta raça também é responsável pela produção do "Easter Egger", uma galinha que põe uma quantidade abundante de ovos de cores diferentes, o que a torna uma adição impressionante à sua quinta!

A galinha Ameraucana é uma raça bonita e robusta que se destaca da multidão. As suas penas vibrantes e a sua crista pontiaguda conferem-lhe um aspeto cativante em comparação com outras raças. Atualmente, são cada vez mais visíveis em muitas exposições de aves.

Esta ave adorada pode ser encontrada em quase todos os bandos de criadores de galinhas nos dias de hoje, tendo-se tornado popular pelo seu temperamento atraente, bem como pela sua capacidade de procriação e produção de ovos.

História da Ameraucana

A galinha Ameraucana é uma raça relativamente nova que foi desenvolvida nos anos 70 e que foi aceite pela American Poultry Association (APA) como raça distinta em 1984.

Embora algumas pessoas pensem que a galinha araucana e a galinha americaucana são a mesma raça e que são apelidadas de "galinha do ovo de Páscoa" ou "galinhas do ovo de Páscoa", trata-se de três tipos diferentes de aves.

Embora não seja totalmente claro qual destes três surgiu primeiro, é provável que a galinha dos ovos de Páscoa tenha aparecido primeiro. Estas aves transportam o gene dos ovos azuis, mas podem pôr ovos de várias cores, incluindo branco, castanho, verde e azul.

As muitas cores diferentes dos ovos resultam, na realidade, do facto de a galinha do ovo de Páscoa ter uma ascendência incerta, uma vez que é portadora dos genes para pôr alguns ou todos os ovos de cores diferentes.

A verdadeira galinha Ameraucana foi desenvolvida através da criação selectiva de galinhas Easter Egger para características específicas, uma das mais importantes das quais é a capacidade de pôr ovos azuis.

Embora esta caraterística continue a ser trabalhada por criadores dedicados para produzir uma casca azul pura, como regra geral, todas as Ameraucanas põem apenas ovos azuis. Se quiser ter um bando no quintal, pode ser indiferente para si se tem Araucanas, Ameraucanas ou Easter Eggers.

No entanto, se se apaixonar pelas suas galinhas e decidir exibi-las, poderá ter uma grande desilusão se as suas não forem de raça pura. Por muito bonitas que sejam, as galinhas de raça mista serão desqualificadas do ringue de exibição. Têm de cumprir o padrão da raça antes de poderem ser exibidas.

Padrão da raça Ameraucana

As Ameraucanas devem ter certas características para serem aceites como representantes de raça pura da raça. Devem ser de uma das cores aceitáveis para a raça. Essas cores são

  • Preto
  • Azul Wheaten
  • Castanho-vermelho
  • Azul
  • Buff
  • Prata
  • Trigo
  • Branco

Devem também possuir outras características, nomeadamente

  • Ter uma cauda cheia em vez de ser sem rum
  • Um pente de ervilhas
  • Abaulamentos em ambos os lados do rosto, que são penugens que quase escondem o rosto
  • Bico curvo
  • Barbilhões pequenos ou ausentes
  • Lóbulos das orelhas pequenos
  • Olhos expressivos
  • Asas bastante grandes

Note-se que, tal como acontece com muitas raças de galinhas, as Ameraucanas existem tanto numa versão de tamanho normal, o que pode ser considerado como uma galinha de "tamanho normal", como numa variedade bantam, que é uma versão mais pequena da mesma coisa. A descrição da raça para ambos os tipos é a mesma, exceto no que diz respeito à distinção de tamanho.

O peso de uma galinha é um aspeto importante da sua classificação. Uma galinha bantam deve pesar entre 1,625 e 1,875 lbs para os machos e 1,5 e 1,625 lbs para as fêmeas. Uma galinha de tamanho normal deve pesar entre 5,5 e 6,5 lbs para os machos e 4,5 e 5,5 lbs para as fêmeas.

O peso específico depende da idade e da classificação da galinha. Qualquer galinha Ameraucana que esteja mais de 20% fora dos limites de peso permitidos será desclassificada.

Personalidade e temperamento da Ameraucana

A típica galinha Ameraucana é calma e dócil. Embora possa ficar excitada se houver uma razão para isso, não é ansiosa ou excitável por natureza. Isto faz com que seja a galinha ideal para um primeiro bando, especialmente para uma criança ou para alguém que tenha preocupações sobre ser capaz de cuidar das suas galinhas.

A galinha Ameraucana é curiosa e brilhante, o que a torna agradável de ter por perto. Esta galinha também foi descrita por muitos como sendo adaptável e divertida. Estas aves adaptam-se bem à maioria dos locais, desde que sejam mantidas em segurança e que as suas necessidades básicas sejam satisfeitas.

No entanto, se uma galinha Ameraucana ficar choca e conseguir chocar alguns pintos, é provável que o seu temperamento estável a ajude a ser uma óptima mãe.

Se um galo for mantido com o bando, é importante notar que muitas raças de galos podem tornar-se muito agressivas. Um galo grande e hostil pode até ser perigoso para uma criança pequena. A disposição tranquila da Ameraucana significa que é pouco provável que ocorram problemas relacionados com questões comportamentais.

Ameraucana postura de ovos

As galinhas da Ameraucana são galinhas poedeiras fiáveis que podem ser consideradas como tendo uma boa postura durante a maior parte do ano. Embora não ponham tantos ovos como algumas raças que foram criadas exclusivamente para a produção de ovos, produzem de forma consistente.

A galinha Ameraucana típica põe cerca de 150 ovos por ano. Estes ovos tendem a ser uniformemente grandes e consistentes em tamanho. São todos azuis. Se uma galinha produz ovos de outras cores, não é uma galinha Ameraucana de raça pura.

A maior parte das galinhas põe ovos durante o tempo mais quente, em que os dias são relativamente longos, mas a sua produção começa a diminuir à medida que o tempo muda e os dias começam a ser mais curtos. Para manter as galinhas a pôr ovos durante todo o ano, forneça-lhes uma alimentação abundante e uma fonte de luz.

Quando os ovos azuis das galinhas Easter Egger originais se tornaram populares, as pessoas afirmaram que eram mais saudáveis do que os outros ovos.

Apesar de estas afirmações terem sido provadas como falsas, muitas pessoas continuam a acreditar que os ovos azuis são superiores.

Problemas de saúde da Ameraucana

Cascas de ovo mais finas

Os seus ovos são a caraterística mais proeminente da Ameraucana. No entanto, este pigmento também pode causar alguns inconvenientes.

Felizmente, é possível combater facilmente este problema fornecendo às suas Ameraucanas a quantidade certa de cálcio na sua dieta.

Ácaros das penas

As penas densas da Ameraucana são o que a torna uma raça de galinha popular hoje em dia. No entanto, estas características das penas podem predispor as aves a problemas de saúde como piolhos e ácaros.

Manter os piolhos e os ácaros afastados das penas das galinhas é importante porque, se não forem tratados, ambos podem causar um grave desconforto nas galinhas. Os piolhos podem sugar nutrientes vitais e enfraquecer as aves através da perda de sangue, criando problemas de saúde devido a infestações recorrentes. Entretanto, uma infestação grave de ácaros causa comichão intensa, resultando na interrupção do crescimento das penas, bem como em danos na pele.

Limpar, pentear e manter as penas regularmente pode ser a sua melhor linha de defesa contra estes parasitas. Além disso, mantenha o galinheiro limpo e bem ventilado para criar um ambiente que desencoraje os piolhos e os ácaros de habitarem as penas.

Como cuidar da Ameraucana

A galinha Ameraucana é geralmente uma galinha saudável, sem grandes problemas de saúde relacionados com a raça, ao contrário da galinha Araucana, uma raça que é frequentemente confundida com a Ameraucana.

Ter em conta os seus genes

As galinhas Araucana são portadoras de um gene que resulta em orelhas com tufos. Embora esses tufos tornem a Araucana visualmente semelhante à Ameraucana, as duas são raças distintas. Na Araucana, o gene dos tufos está ligado a uma falha fatal e, se dois pais passarem o gene para os seus descendentes, os bebés morrerão antes de poderem sair da casca.

Apesar das semelhanças na aparência e nos nomes, a galinha Ameraucana não é portadora deste gene. Os proprietários que queiram reproduzir as suas galinhas não têm de se preocupar com o facto de esta doença horrível matar os bebés antes de nascerem.

Fornecer proteção durante o inverno

As Ameraucanas são consideradas resistentes ao inverno, o que significa que aguentam bem o frio, mas precisam de ser protegidas do frio extremo e das correntes de ar. Devem também ter sempre acesso a água e devem receber uma quantidade adequada de ração para as suportar durante o mau tempo.

Deveriam ser mantidos em locais limpos, sem acumulação de estrume ou penas, e deveriam ter poleiros que lhes permitissem empoleirar-se.

5 dicas para a criação de galinhas Ameraucana

  1. Uma vez que estas galinhas não são geralmente chocas, é melhor começar a criá-las com pintos jovens de uma incubadora comercial ou com aves adultas jovens compradas localmente. Se as comprar localmente, é mais provável que consiga obter ajuda se precisar.
  2. Dê às suas galinhas um bom abrigo. Elas precisam de algo que as proteja em todos os tipos de condições meteorológicas. Também quer um abrigo que seja feito para que possa entrar facilmente e recolher os ovos todos os dias. É muito melhor se não tiver de entrar no abrigo sempre que quiser recolher os ovos.
  3. Dê às galinhas espaço para vaguearem. Uma vez que podem andar muito longe se lhes for permitido, é geralmente melhor confinar as Ameraucanas a um recinto grande que as proteja dos predadores, mas que lhes dê bastante espaço.
  4. Certifique-se de que as suas galinhas podem regressar ao seu abrigo todas as noites. Se as suas galinhas da Ameraucana estiverem habituadas ao seu abrigo, elas regressarão a ele todas as noites por si próprias. Tudo o que precisa de fazer é trancá-las para as proteger dos predadores.
  5. Alimente diariamente as suas galinhas da Ameraucana com ração comercial de boa qualidade. Esta ração tem tudo o que elas precisam para se manterem saudáveis e também tem o que elas precisam para pôr ovos quando tiverem idade para o fazer. Além disso, mantenha a água sempre disponível. No tempo gelado, um aquecedor de água pode ajudar a evitar que a água congele.

Resumo

A galinha Ameraucana é uma excelente raça para um bando doméstico. Estas aves são tipicamente resistentes, adaptáveis e geralmente calmas. São também uma raça divertida de criar, uma vez que não só as galinhas são agradáveis como animais de estimação, como também produzem ovos azuis que podem ser comidos ou vendidos, o que dá uma conversa interessante.

Rolar para o topo