O mundo é o lar de um número infinito de raças de galinhas distintas, desde as mais comuns e baratas até às raças de galinhas mais caras. Alguns criam certas raças para pôr muitos ovos; alguns são para lutas de galos, enquanto outros são cultivados principalmente pela sua carne. Raramente, encontrará uma raça de galinha que foi desenvolvida apenas para exibição ou para animais de estimação.

A maioria das raças de galinhas são muito baratas. Por exemplo, a maioria das galinhas custa entre 1 e 5 dólares quando compradas como pintos, enquanto as galinhas jovens custam entre 15 e 25 dólares. No entanto, existem algumas raças de galinhas rotuladas como as mais caras. Normalmente, estas são as raças mais raras ou as que têm de ser importadas.

Quais são as raças de galinhas mais caras?

Exceto no caso dos galos de briga, as categorias de galinhas criadas ao ar livre e de galinhas de exposição ou de estimação estão a seguir em termos de valor dos pintos e dos produtores. Em muitas partes do mundo, um número crescente de pessoas está a ficar fascinado pela criação de variedades invulgares de galinhas importadas, incluindo as raças de galinhas mais caras. À medida que a procura aumenta, o preço também aumenta.

Prepare as suas poupanças, pois este artigo abordará as 15 raças de galinhas mais caras e a razão pela qual exigem um prémio elevado.

15. Silkie chinês

Temperamento: dócil, fácil de manusear

Manutenção: reduzida

Tempo de vida: 9 anos

Preço: $20 a $120 cada

Diz-se que os Silkies chineses surgiram na Ásia, mas não se sabe se são originários da China ou do Japão ou de qualquer outra parte da Ásia, apesar do seu título. Marco Polo é reconhecido por ter introduzido esta ave na sociedade ocidental, entre os seus inúmeros outros feitos.

Esta galinha de penas macias parece muito diferente da maioria das outras galinhas.

Como as penas do Silkie não têm as farpas que normalmente mantêm os fios intactos, os fios individuais pendem livremente. Cada um destes fios mede cerca de 50 a 75 milímetros de comprimento e confere um aspeto suave e sedoso à ave.

O Silkie chinês apresenta-se em duas variedades: sem barba e com barba, havendo também distinções entre machos e fêmeas. Os Silkies sem barba têm grandes barbilhões (um apêndice macio e esponjoso) com cerca de 25 a 40 milímetros de comprimento por baixo do bico.

No entanto, os barbilhões da galinha são consideravelmente mais pequenos do que os do galo. Os Silkies Barbudos machos e fêmeas têm barbilhões muito pequenos (cerca de 5 milímetros de comprimento) e, tal como o nome indica, uma barba espessa, fofa e emplumada surge à volta da cara.

Tanto os Silkies sem barba como os com barba têm uma crista fofa como um pincel de maquilhagem e pentes carnudos no topo da cabeça. O pente de um galo é muito maior do que o das galinhas, mas não se assemelha ao de outras espécies de galinhas.

O pente do Silkie (também conhecido como pente rosa ou pente almofada) parece uma protuberância semelhante a uma verruga na testa da galinha, em vez do apêndice recortado que se poderia esperar. As orelhas também são embelezadas com lóbulos azuis marcantes. Os Silkies distinguem-se das outras galinhas pelos seus cinco dedos e pela carne escura.

Os Silkies normais são aves de tamanho médio que pesam entre 1,5 e 2 quilogramas. Os galos são muito maiores do que as galinhas. As galinhas mais pequenas (designadas por bantams), como a Pekin bantam, podem pesar apenas 500 gramas, enquanto as aves mais gigantes, como a Dorking, podem pesar até 6 quilogramas.

Juntamente com o Silkie normal, os criadores produziram o Silkie bantam, que foi exibido pela primeira vez na Austrália em 2000, no Sydney Royal Easter Show.

14. preto sueco (Svart Hona)

Temperamento: dócil

Manutenção: reduzida

Tempo de vida: 5 anos

Preço: até $100 cada

O Galinha Preta Sueca (Svart Hona) tem quase as mesmas características que a raça de galinha mais apreciada da Indonésia, a Ayam Cemani. De facto, quase todos os aspectos físicos da galinha preta sueca, tanto no exterior como no interior, são da mais pura cor preta.

Embora alguns afirmem detetar distinções entre a Ayam Cemani e a galinha preta sueca, a Ayam Cemani tem alegadamente um tipo de corpo mais parecido com o da galinha de caça. As diferenças externas são mínimas e só podem ser examinadas por um olho muito bem treinado. Apesar destas semelhanças externas, a galinha preta sueca tem uma história muito distinta.

Além disso, a galinha preta sueca é mais rara do que a Ayam Cemani. Na Suécia, um recenseamento nacional de aves de capoeira revelou que existem menos de 500 galinhas pretas suecas.

A mutação que induz a fibromatose resulta de uma mutação que ocorreu cerca de 800 anos antes na Ásia. O gene aumenta o crescimento das células que produzem pigmento preto. Uma mutação semelhante pode ter sido transportada para as galinhas trazidas para a Noruega há 400 anos. (A Noruega e a vizinha Suécia têm uma história complicada e muitas vezes violenta; fique descansado que a Noruega foi brevemente um estado dentro da Suéciaaté à independência em 1905).

O que começou por ser um transplante tropical para esta zona gelada acabou por se adaptar ao ambiente mais frio. De acordo com algumas fontes, as galinhas negras suecas chegaram aos países nórdicos através de marinheiros que viajavam de Moçambique no século XIX, mas as explicações variam e são muitas vezes pouco claras.

O que se sabe é que as galinhas pretas suecas são pequenas e esguias - os galos pesam cerca de 1,5 kg - com uma disposição agradável e descontraída. As galinhas põem ovos brancos ou de cor creme. Normalmente, as aves são quase todas pretas, mas algumas têm a pele facial vermelha e rica em amora. As penas podem ser iridescentes em tons de verde e roxo.

De acordo com um avicultor sueco, as galinhas pretas são conhecidas pela sua resistência às queimaduras de frio nos seus pentes. As nossas galinhas pretas suecas têm conseguido empoleirar-se ao ar livre em noites ventosas com temperaturas tão baixas como 20°F. Apesar da sua raridade, esta raça é afirmada como sendo robusta e simples de cultivar.

13. Sussex

Temperamento: dócil, não agressivo

Manutenção: reduzida

Tempo de vida: Mais de 8 anos

Preço: $3 a $30 por pinto / $100 a $160 por par

A galinha de Sussex é, de facto, uma antiga e muito apreciada raça de galinha inglesa, que existe há mais de mil anos! Hoje em dia, esta raça é uma galinha de quintal gentil, ideal para as famílias que procuram uma poedeira de ovos. Existem oito variações de cor distintas, mas a salpicada é de longe a mais comum.

A galinha de Sussex é uma das várias raças antigas conhecidas pelo homem. Os seus antepassados podem ser rastreados até à Grã-Bretanha romana, há cerca de 2000 anos!

Estas galinhas permaneceram na Grã-Bretanha e foram uma das raças mais reconhecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, quando a agricultura industrial se tornou mais prevalecente, as galinhas Sussex perderam atratividade devido à sua incapacidade de competir com os seus parentes modernos (galinha Isa Browns).

Felizmente, a galinha Sussex não caiu em desuso e um pequeno mas devotado grupo de aficionados por galinhas assegurou a existência contínua da Sussex. No entanto, infelizmente, alguns tipos continuam a ser escassos até hoje. Esta galinha é a ave familiar ideal; é gentil e carinhosa tanto com os donos como com as crianças.

São adequadas para pequenos bandos e são uma excelente escolha para pequenas quintas e empresas de quintal. Além disso, são ideais para os principiantes que procuram uma galinha de baixa manutenção capaz de produzir um grande número de ovos.

Esta raça é de grande porte e tem duas funções: por um lado, o seu corpo é retangular, com ombros largos e um dorso comprido e largo; por outro lado, possui um pente de cinco pontas de um belo tom vermelho escuro; a cauda forma um ângulo de quase 45 graus em relação ao tronco.

Em segundo lugar, as galinhas pesam cerca de 7 libras e os galos cerca de 9 libras. Se, por outro lado, quiser manter galinhas Sussex, mas não tiver o espaço necessário, pode escolher a Sussex Bantam; estas variantes pesam apenas entre 2 a 4 libras.

12. Serama

Temperamento: dócil, amigável

Manutenção: média

Tempo de vida: Mais de 7 anos

Preço: $10 a $15 por pinto

Embora a galinha Serama seja minúscula, tem um carácter tremendo. Exceto que esta raça foi recentemente concedida à Associação Americana de Avicultura, desenvolveu rapidamente uma base de fãs sólida e dedicada.

Estas galinhas pequenas, alegres e animadas, vão trazer-lhe sorrisos e companhia. Para além disso, são parceiros musicais cativantes e afáveis (especialmente quando mantidos dentro de casa).

No mundo das galinhas, a pequena Serama tem um público dedicado e fiel. Embora pareça feroz, é uma raça gentil e amigável que o aceitará como membro da sua família. Muitas pessoas mantêm estas galinhas dentro de casa num aviário devido à sua incapacidade de suportar temperaturas frias.

No entanto, podem desenvolver-se num aviário ao ar livre, desde que a temperatura não desça abaixo dos 40°F. Devido ao tamanho minúsculo dos seus ovos, a maioria dos indivíduos mantém-nos por razões decorativas ou de exibição.

No entanto, são excelentes poedeiras e podem ser as mães ideais se quiser experimentar a incubação, mas tenha em atenção que algumas delas são inférteis e os ovos podem tornar-se difíceis de chocar.

Além disso, devido às suas necessidades únicas de cuidados (em termos de temperatura e manuseamento), podem constituir um desafio para os criadores inexperientes. No entanto, se prestar atenção e fizer tudo corretamente, estes pequenos pássaros adoráveis vão enchê-lo de carinho.

As seramas são galinhas que medem cerca de 15 a 25 cm de altura, mantêm uma postura muito erecta, com o peito saliente, a cabeça erguida e as penas da cauda em posição de sentido.

O dorso da ave é muito curto, praticamente sem espaço entre o pescoço e as penas da cauda. As penas da cauda estão quase verticalmente ligadas ao corpo e estendem-se para cima sobre o crânio. Quando mantidas erectas, as asas devem quase tocar o solo lateralmente.

A cabeça é muito pequena, com um único pente e lóbulos das orelhas carmesim, os olhos são vermelhos, o bico é pequeno mas grande, as patas são limpas e fortes, com as hastes douradas.

Existem muitas selecções de cores disponíveis, incluindo o preto, o branco e o laranja. No entanto, uma vez que não são criados para a cor, a sua paleta de cores pode ser muito variada. Além disso, podem não reproduzir com precisão as cores.

11. Pavlovskaya

Temperamento: sociável e de carácter doce

Manutenção: média

Tempo de vida: 5 anos

Preço: a partir de $20

A Pavlovskaya é classificada como uma ave ornamental, devido à sua extrema raridade, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, pelo que se aconselha vivamente a não consumir esta raça muito invulgar.

Todos os anos, põem menos de 100 ovos brancos. São muito meigos e parecem gostar do contacto humano. É uma raça pequena e enérgica, com uma postura quase horizontal, uma cauda comprida, uma barba espessa e uma cabeça específica da raça. As patas e os dedos dos pés estão envoltos em penas.

Os seus quatro dedos são ligeiramente emplumados e a sua plumagem é espessa e justa ao corpo. Estas galinhas remontam ao reinado de Catarina II (1729 - 1796), imperatriz do Império Russo. Segundo a tradição, os antepassados desta raça eram galinhas do aviário pessoal de Catarina II.

Esta raça tornou-se a mundialmente famosa raça nacional russa, tendo sido considerada o pináculo da beleza das galinhas no século XVIII, mas existe pouca documentação sobre ela.

Na Exposição Agrícola e Comercial Russa de Aves de 1906 foram apresentados seis trios deste tipo. O Pavlovsk de Ouro e o Pavlovsk de Prata foram expostos na Exposição Internacional de Aves de 1911, em Turim, e os seus proprietários receberam medalhas de ouro.

No final do século XIX, a raça apareceu muito raramente em exposições e acabou por desaparecer completamente. Muitos especialistas acreditavam que a popularidade de novas espécies estrangeiras contribuiu para a extinção da raça Pavlov.

A raça Pavlov foi considerada extinta durante um longo período, mas os criadores tentaram reintroduzi-la.

Por volta dos anos 80, entusiastas da avicultura de várias regiões da URSS começaram a procurar herdeiros da outrora famosa raça. Os investigadores procuraram áreas onde a espécie poderia ter sido protegida.

Em 1991, a organização de criadores de aves de capoeira de quintal realizou uma reunião e adoptou um programa de funções para os clubes de raças de galinhas de luxo raras e em vias de extinção, em busca da raça Pavlov.

Foi redigido o estalão e foram recolhidos todos os dados sobre a raça, tendo-se colaborado com o Instituto Russo de Investigação Científica e Tecnologia Avícola de Zagorsk e com outras instituições de investigação científica para reintroduzir esta raça.

Vários criadores adquiriram galinhas mestiças que tinham acasalado com as galinhas de Pavlov. Infelizmente, a raça pura não foi descoberta. O projeto começou com três galos e cinco galinhas. Como planos, foram utilizados materiais e documentos históricos, tais como fotografias, artigos e esboços. Além disso, utilizaram um espécime montado descoberto nos museus de Moscovo.

De acordo com um perito, possuem um ADN que nenhuma outra raça de crista possui; as suas cristas são planas nos lados e têm pernas com penas únicas.

É o principal indicador da distinção da Pavlovskaya das outras galinhas. Os entusiastas das galinhas usam palavras como "perna de Pavlov", o que implica que as pernas da ave têm penas de ambos os lados e que as penas são tão grossas que a perna parece estar a usar uma meia de penas.

10) Orust

Temperamento: dócil

Manutenção: média

Tempo de vida: 6 a 8 anos

Preço: 30 a 150 dólares por ave

As galinhas Orust são uma raça extremamente invulgar e exótica que é incrivelmente difícil de encontrar. Em 2016, existiam literalmente menos de 3000 destas aves no planeta!

No entanto, uma das muitas coisas extraordinárias que lhes são inerentes é a sua beleza deslumbrante, sobretudo o seu aspeto salpicado de preto e branco - até as patas são manchadas de preto e branco!

A Orust é uma raça única de galinha que evoluiu na costa ocidental da Suécia e que sobrevive em liberdade nas praias rochosas da ilha de Orust. A Orust é tão invulgar que até os especialistas em galinhas mais experientes desconhecem frequentemente a sua existência. A Orust é uma galinha pequena a grande, de tamanho médio, que evoluiu para viver da recolha de alimentos diversos. Por exemplo, foi afirmado queconsumir peixe.

O seu aspeto invulgar corresponde às suas origens exóticas: tem um padrão de penas mosqueadas a preto e branco quase inigualável, que muitas vezes se estende a um mosaico de escamas pretas e brancas nas patas. As crias, com as suas manchas de penugem preta e branca semelhantes às do panda, são igualmente deslumbrantes.

Esta raça é extraordinariamente resistente. Uma caraterística única é o facto de os galos adquirirem uma tonalidade violeta iridescente brilhante quando ficam perturbados, uma condição que é frequentemente observada quando protegem as galinhas. Além disso, as galinhas são poedeiras prolíficas, produzindo ovos brancos que variam em tamanho, desde pequenos a grandes.

Tal como acontece com várias raças desta lista, a população caiu ao ponto de a espécie estar à beira da extinção. Agora, conservacionistas e criadores estão a trabalhar febrilmente para reintroduzir estas magníficas aves no património genético e preservá-las.

Se acrescentar um Orust ao seu efetivo, não se esqueça de que não são apenas decorativos. Os Orusts são excelentes poedeiras de ovos e os seus galos protegem ferozmente os seus bandos. Outra particularidade desta raça invulgar é que, quando os galos são estimulados, os seus barbilhões adquirem uma tonalidade violeta iridescente. O preço de um Orust varia de incubadora para incubadora. No entanto, o preço varia entre30 a 150 dólares por ave.

9) Orpington

Temperamento: dócil, amigável

Manutenção: média

Tempo de vida: Mais de 8 anos

Preço: $5 a $35 por pinto

Os Orpingtons são uma espécie de galinha originária de Inglaterra. Esta raça tornou-se imediatamente uma celebridade após a sua criação e tem sido um sucesso desde então. É uma alegria tê-los e são muito amigáveis com os seus tratadores. Estão disponíveis numa variedade de esquemas de cores fascinantes. No entanto, o tipo mais comum é o Buff Orpington.

A galinha Orpington estabeleceu-se como uma verdadeira história de sucesso entre as raças de galinhas. Foi desenvolvida no final de 1800 pelo Sr. William Cook, que desejava uma galinha versátil. É uma galinha calma e amigável. É uma excelente opção se tiver crianças, uma vez que são grandes, fofas e afectuosas.

As Orpingtons são também excelentes poedeiras de ovos, pondo cerca de 3-5 ovos por semana. Por isso, se procura uma galinha amorosa, prolífica e completamente inglesa, não procure mais!

Uma palavra de cautela: pode comprar linhagens utilitárias e de exibição. As linhagens de exibição são produzidas por puristas que procuram criar a ave ideal. Em comparação, os utilitários dão prioridade à postura de ovos e, posteriormente, à atratividade.

As galinhas Orpingtons são galinhas de tamanho médio com uma única crista erecta. De lado, a sua figura é quase em forma de coração, com uma depressão curva no meio. O seu físico é largo e robusto, e gosta de andar rente à terra.

No que diz respeito às suas penas, elas são abundantes! Embora a cor mais comum seja o lustre, existem muitas outras variações reconhecidas. Qualquer que seja a cor das suas penas, têm sempre barbilhões e lóbulos das orelhas vermelhos, bem como um bico curto e de cor âmbar profunda. A cor das patas varia de acordo com a cor das suas penas, mas a cor mais frequente das patas é um branco rosado.

Apesar de os Orpingtons parecerem enormes (semelhantes ao Gigante de Jersey), a maior parte da sua aparência é constituída por penas. Os galos devem pesar cerca de 3 kg e as galinhas cerca de 2 kg. As variantes Bantam pesam frequentemente entre 3 e 3,5 kg.

8. anão de Olandsk

Temperamento: dócil, sociável

Manutenção: média a elevada

Tempo de vida: Mais de 6 anos

Preço: 25$ a 115$

As galinhas anãs de Olandsk são muito invulgares, as mais raras das raras! Esta galinha é deslumbrante e muito invulgar, originária da ilha sueca de Oland. Há três décadas, pensava-se que existiam apenas cerca de 50 galinhas anãs de Olandsk.

Estas galinhas são consideradas por alguns como não sendo bantams, mas sim verdadeiros anões, sem um equivalente de galinha grande. A sua plumagem é marcada por manchas e estrias pretas, marfim, vermelhas, cor de laranja e acastanhadas.

Trata-se de uma raça autóctone, o que significa que não foi produzida para cumprir um determinado padrão, pelo que apresenta uma grande variedade de plumagens. São galinhas pequenas e corajosas que se dão bem tanto com aves pequenas como com aves gigantes.

As galinhas são excelentes aves poedeiras, produzindo pequenos ovos castanhos com pintas. Ficará surpreendido com a energia com que põem os ovos e com a frequência com que têm as gemas cor de laranja escuras de que gosta!

Sendo uma das raças poedeiras mais pequenas, a Olandsk Dwarf é ideal para os entusiastas do quintal. Consomem naturalmente menos comida do que as galinhas de tamanho normal. Os ovos mais pequenos são muito apreciados pelas pessoas que gostam de ovos mas que tentam ter uma alimentação saudável - dois ovos Olandsk colocados com o lado ensolarado para cima numa fatia de pão são deliciosos!

A Anã de Olandsk é uma bela raça de galinha, tipicamente gentil e sociável, que os criadores mantêm principalmente por razões estéticas, mas por vezes como animal de estimação. Infelizmente, a Anã de Olandsk é atualmente uma espécie de galinha em perigo crítico de extinção, razão pela qual as autoridades suecas de conservação lançaram uma operação de salvamento para salvar esta raça histórica da extinção.

Quando adquirir ovos para incubação, tenha em conta que esta raça pode ser mais difícil de chocar e morrer rapidamente se os níveis de humidade forem drasticamente elevados. Não os incube com mais de 55% de humidade durante o confinamento e cerca de 40% na primeira fase de incubação; normalmente, não os choque completamente a seco.

7) Combatente de Liège (Luikse Vechter)

Temperamento: agressivo para os predadores, mas amigável para os seus tratadores

Manutenção: média a elevada

Tempo de vida: Mais de 8 anos

Preço: $100 a $150+

Embora esta enorme e musculada ave de caça belga pareça feroz, os Liege Fighters são normalmente amáveis com os humanos e podem ser uma excelente opção para o entusiasta devoto ansioso por explorar as extremidades do reino das galinhas.

Durante séculos, na Europa Ocidental, as linhagens de galinhas de caça foram meticulosamente seleccionadas para prosperar e conquistar no ambiente agreste da cabina de pilotagem. Os belgas desenvolveram as suas aves de capoeira para criar uma raça de galinha extensa e robusta - inicialmente designada galo da Lombardia e posteriormente apelidada de Bruges Game - que era igualmente capaz de derrotar um inimigo ou encher uma assadeira.

No leste da Bélgica, por volta de meados do século XVIII, a caça de Bruges foi misturada com variedades asiáticas substanciais (provavelmente malaias) para criar a caça de Liège ou Luikse Vechter. A caça de Liège é uma das três raças de aves de caça belgas existentes; outras são a Tirlemont e a Burges.

O Lutador de Liège foi desenvolvido para combater com espigões naturais (em vez dos frequentemente observados punhos de aço afiados). Era tão grande e forte que podia facilmente dominar qualquer outra raça de combate.

O galo de guerra de Liège distingue-se por uma série de características distintivas: é enorme, os galos adultos podem atingir 30 polegadas de altura e pesar até 12 libras, podendo atingir o dobro do tamanho das aves de caça domésticas nos Estados Unidos.

O seu físico é dominado pelos músculos e é uma raça imponente. Os seus pés são enormes; são os maiores alguma vez vistos numa raça de galinha e maciços como os de um peru. As penas do Lutador de Liège são requintadas e a sua pele é muitas vezes escura. Têm um olhar feroz que é disfarçado pela grande sobrancelha saliente.

Com o seu aspeto ameaçador, estas aves são muito amistosas com os seus tratadores humanos. No entanto, tenha pena do falcão que tenta atacar uma galinha quando um galo lutador de Liège está a observar. As galinhas são muito mais pequenas do que os galos e põem uma grande quantidade de ovos de cor esbranquiçada. Se procura uma adição de cair o queixo para o seu galinheiro, o lutador de Liège é perfeito para isso.

6) Kadaknath

Temperamento: dócil

Manutenção: média a elevada

Tempo de vida: 12 anos

Preço: $2500 por par

Kadaknath é uma das raças de galinhas mais ameaçadas da Índia, originária da região de Jhabua, em Madhya Pradesh. Essencialmente, a raça Kadaknath é conhecida pela sua carne preta. A raça de galinhas Kadaknath é conhecida pela finura, espessura e sabor da sua carne.

A procura de frango Kadaknath está a aumentar diariamente, tendo-se alargado à maioria dos estados indianos devido às suas propriedades terapêuticas superiores. Em particular, tem um elevado valor medicinal em homeopatia e pode ser utilizado para tratar condições neurológicas específicas.

Geralmente, as populações tribais de Bhil e Bhilala, nos distritos de Jhabua e Dhar, no Estado de Madhya Pradesh, criam galinhas Kadaknath.

A nova técnica de fabrico da Kadaknath resultou numa redução de 50% da mortalidade. Agora, pode antecipar uma taxa de mortalidade de 10% a 12%, aumentando significativamente a taxa de sobrevivência e os ganhos totais na criação de frangos Kadaknath.

Devido ao seu excelente rácio de conversão alimentar, estas aves podem adquirir 1,10 a 1,25 kg de peso corporal em 100 a 125 dias. Os frangos Kadaknath podem ser criados da mesma forma que os frangos do campo ou os frangos criados ao ar livre.

No entanto, podem necessitar de alguns cuidados adicionais durante as primeiras fases de crescimento num ambiente regulado. Podem depois ser deixadas a vaguear livremente num campo aberto. Estas aves podem ser criadas em quintais. De facto, as galinhas Kadaknath são mais adequadas para a criação em quintais do que para a produção comercial.

O Kadaknath é uma raça de galinha indiana originária de Madhya Pradesh, onde é considerada como "Kali Masi" (que significa "galinha de carne preta"). Tal como o Ayam Cemani indonésio, esta raça de galinha tem pele escura e órgãos internos, carnes e ossos escuros.

A plumagem do Kadaknath é maioritariamente preta, embora ocorram variações de plumagem preta dourada ou a lápis. É conhecido pela sua flexibilidade e saborosa carne preta. A carne do Kadaknath é cara, uma vez que tem menos colesterol e gordura e mais proteínas.

Além disso, a galinha tem propriedades terapêuticas, uma vez que se acredita que a sua carne proporciona vitalidade. Por outro lado, os ovos de Kadaknath são uma excelente fonte de nutrientes, em especial para os idosos e para as pessoas que sofrem de hipertensão arterial, uma vez que os seus ovos têm menos colesterol e mais aminoácidos do que os ovos de outras raças.

O Kadaknath é considerado uma melhor opção para os frangos de carne devido ao seu teor nutricional mais elevado, uma vez que o rácio de conversão alimentar da ave é mais baixo e esta pode viver e desenvolver-se no lixo da cozinha, para além de ser resistente às doenças.

Embora as galinhas Kadaknath produzam ovos de cor castanha-creme (80 a 90 por ano), são pouco reprodutoras. Embora a sua produção de ovos seja inferior à ideal para uma ave de duplo objetivo, tendo em conta as circunstâncias em que a ave pode sobreviver e as vantagens que oferece, esta ave é sem dúvida uma boa opção.

Infelizmente, o Kadaknath está atualmente comprometido, mas estão em curso esforços de conservação na Índia, com a ajuda da população local, para salvar esta raça histórica.

5. Frango Dong Tao

Temperamento: dócil, amigável

Manutenção: média

Tempo de vida: 10 anos

Preço: $2500

O frango Dong Tao, uma raça vietnamita, irá surpreendê-lo com o seu aspeto único. Esta raça é excelente para a produção de carne, tem um aspeto distinto e as pernas mais grossas de todas as raças de frango.

Devido ao seu aspeto único, as galinhas de Dong Tao adquiriram um grande interesse entre os vietnamitas. A carne das galinhas de Dong Tao é muito cara em muitos restaurantes do Vietname. As pessoas ricas só podem pagar refeições preparadas com galinhas de Dong Tao.

As galinhas Dong Tao são uma raça robusta que é considerada no Vietname como uma raça de galinhas reais. Os vietnamitas acreditam que as galinhas Dong Tao fornecem a sua carne deliciosa aos mandarins e à família real.

Os mandarins deram a esta raça o nome de Dong Tao, uma vez que ela os serviu durante muitos anos. A perna de uma galinha Dong Tao tem a forma de um pulso humano. Simplesmente, não se pode desviar o olhar das suas pernas. As pernas são a atração. As pernas têm uma forma idêntica à dos dragões.

As galinhas Dong Tao têm galinhas brancas e galos multicoloridos. Devido à oferta limitada e ao aumento da procura, o custo de um par de aves é muito caro, uma vez que um par de galinhas Dong Tao custa 2.500 dólares.

Esta raça está muito difundida na população de Dong Tao. Muitos historiadores afirmam que esta raça foi formada para ajudar os mandarins e a família real. Muitos produtores de galinhas querem acrescentar esta raça ao seu efetivo, e o preço desta raça aumentou nos últimos anos.

As galinhas Dong Tao, que são populares no Vietname, não são uma excelente opção de postura de ovos para os criadores. As galinhas Dong Tao podem pôr até 60 ovos brancos coloridos por ano. A quantidade é insuficiente; por conseguinte, se procura galinhas que ponham muitos ovos, consulte a nossa lista das melhores galinhas produtoras de ovos.

Numerosos criadores tentaram fornecer uma alimentação suficiente para melhorar a capacidade de postura das galinhas de Dong Tao, mas os seus esforços foram em vão, uma vez que as galinhas não estão particularmente bem adaptadas para a postura de ovos.

As mudanças climatéricas têm um efeito significativo no desempenho da postura dos ovos. As galinhas desta raça não gostam de mudanças climatéricas, pelo que os criadores que procuram uma alternativa de qualidade para a postura dos ovos devem evitar esta raça.

4) Mata-mata

Temperamento: dócil, precisa de mais interação humana para ser amigável

Manutenção: reduzida

Tempo de vida: 10 a 12 anos

Preço: $100 por pinto

A Deathlayer é uma excelente poedeira. Com o seu denso pente almofadado, verdes e roxos iridescentes nas suas penas pretas, cauda luxuriante e olhos de boneca totalmente pretos, compete facilmente com as galinhas mais atraentes do mundo.

O Deathlayer parece ter tudo: o nome de raça mais fantástico de todo o mundo avícola, uma estética deslumbrante e uma herança de mais de 400 anos na sua Alemanha natal. Como é que recebeu o título de Deathlayer, um nome que grita metal até à raiz? Há duas hipóteses opostas.

Segundo uma explicação, o nome foi atribuído porque as galinhas desta raça são tão prolíficas que põem um ovo por dia até morrerem.

A segunda hipótese - menos espetacular mas possivelmente mais verdadeira - é a de que a espécie foi primeiramente relatada em baixo alemão com um nome diferente (Dauerleger ou, tecnicamente, "camada diurna"), que evoluiu para Totleger ao longo dos tempos. Em qualquer caso, o que não pode ser contestado é que os Deathlayers põem um grande número de ovos brancos de tamanho médio, e o seu aspeto impressionante é comparável a ter uma aristocracia convidadano seu galinheiro.

Os Deathlayers são uma raça muito enérgica e algo ansiosa. Apreciam a liberdade de movimentos e preferem empoleirar-se nas árvores do que num galinheiro fechado. Não se desenvolvem em áreas confinadas. São menos domesticados e, por isso, precisam de mais contacto com as pessoas desde cedo para se socializarem.

É uma raça muito ativa e de vida livre, que certamente se tornará popular entre os pequenos produtores de ovos e os entusiastas do quintal. No entanto, se a aparência for a sua principal consideração, não é fácil conceber um galo mais impressionante do que o Deathlayer.

Com o seu pente de almofada compacto, verdes e roxos iridescentes nas suas penas pretas, cauda luxuriante e olhos de boneca totalmente pretos, a Deathlayer compete facilmente com as galinhas mais atraentes do mundo em termos de aparência.

3) Bresse

Temperamento: amigável

Manutenção: reduzida

Tempo de vida: -

Preço: 20 a 40 euros

Antes de ficar demasiado entusiasmado e ir à procura do local onde pode comprar o seu primeiro galinheiro de Bresses, pare por um momento para considerar que a galinha de Bresse não é algo que se possa comprar na sua incubadora local ou mesmo num criador especializado.

São cultivados principalmente em França e só são designados por Bresse se forem produzidos na zona de Bresse, em França. Embora os criadores americanos possam cultivar Bresse, não são importados de França e são designados por Bresse Americano. Dito isto, os criadores americanos fazem o seu melhor para imitar o habitat e a alimentação dos Bresses franceses.

Se se pergunta como é que isto afectaria a atitude dos franceses em relação a esta ave preciosa, é provável que eles rejeitem a ideia de que o Bresse americano seja sequer um Bresse.

Apesar disso, os criadores dos Estados Unidos especializaram-se nesta ave muito invulgar e deliciosa. Embora o Bresse seja novo na região, teve a sua estreia nos Estados Unidos em 2011! Como resultado, pode adivinhar que a obtenção desta ave de carne também vai custar uma boa quantia de dinheiro.

Normalmente, as Bresses são brancas com patas azuis imaculadas e um único pente. No entanto, as Bresses também estão disponíveis em azul, cinzento e preto. As Bresses são consideradas a galinha mais deliciosa do mundo (daí o apelido de "Rainha das Galinhas").

São criados principalmente para a produção de carne, mas também põem um número médio de ovos médios de cor creme. Por outro lado, a sua carne que explode o paladar é procurada há muito tempo.

Com a sua pele leve e fina e carne firme mas deliciosa, o sabor é diferente do frango produzido comercialmente na mercearia do bairro. É o frango dos reis, rainhas, nobreza e de qualquer pessoa disposta a pagar um pouco mais para provar este frango com um sabor distinto.

2. brahma

Temperamento: amigável

Manutenção: baixa a média

Tempo de vida: 5 a 8 anos

Preço: 16 a 24 dólares

A Brahma é uma galinha gigantesca, apenas atrás do Gigante de Jersey em tamanho. São gigantes gentis, apesar da sua altura e aspeto assustador. São excelentes adições a qualquer bando e podem ajudar o bando a defender-se contra predadores menores.

Até ao advento das aves industriais nos anos 30, a galinha Brahma era uma das aves de mesa supremas. Embora tenha caído em desgraça com a indústria, continuou a ser popular entre os criadores de pequenos rebanhos devido à sua versatilidade.

É uma das raças de galinhas gigantes e tem uma plumagem requintada, o que aumenta a atração por esta espécie única. Apesar do seu tamanho, é uma galinha muito dócil, o que a torna uma excelente escolha para principiantes ou famílias. Dá-se bem em climas mais frios e floresce nos estados do norte, onde as temperaturas podem descer a níveis perigosos.

Além disso, as Brahmas preferem pôr ovos durante os meses mais frios. Elas põem continuamente durante o inverno e depois diminuem a frequência à medida que a primavera se aproxima. É uma excelente altura, uma vez que as outras raças estarão apenas a começar a produzir ovos. Com o aumento da popularidade da criação de galinhas no quintal nos últimos anos, este prato consagrado pelo tempo voltou a ser atrativo.

A Brahma é uma ave grande, apesar de a maior parte do seu peso ser constituído por penas. Tem um corpo grande, largo e profundo, com asas sólidas. Apesar das suas asas fortes, o seu peso impede-a de voar muito longe.

A plumagem é constituída por penas que devem ser agarradas firmemente para dar uma aparência espessa mas fofa. A plumagem desce até às pernas e cobre completamente os dois dedos exteriores. Os Brahmas têm uma cabeça grande com uma testa um pouco saliente, dando à ave uma aparência intimidante. Além disso, possuem um pente minúsculo e um bico pequeno mas poderoso.

Em geral, as frangas desenvolvem-se mais rapidamente, os pentes e os barbilhões dos rapazes aumentam de tamanho e eles adquirem um temperamento mais curioso. A indicação definitiva é o desenvolvimento de penas em forma de foice e de hachura.

O Brahma é uma ave de grande porte, atingindo uma altura de cerca de 30 centímetros. Para outros, a escala pode ser esmagadora.

A sua massa era muito notável no século XIX. A ave moderna é um pouco mais pequena do que os seus antepassados; um galo pesa cerca de 10 libras, enquanto as galinhas pesam cerca de 8 libras. Os Brahmas Bantam são muito mais pequenos, com os machos a pesarem cerca de 38 onças e as fêmeas um pouco menos, com 34 onças.

1) Ayam Cemani

Temperamento: dócil, amigável, fácil de manusear

Manutenção: baixo a médio

Tempo de vida: 6 a 8 anos

Preço: $5000 por par

Durante gerações, a Ayam Cemani, uma raça rara de galinha da ilha indonésia de Java, tem sido apreciada pelas suas propriedades místicas e sagradas. Os colonos holandeses descreveram-na pela primeira vez na região, embora só tenha sido introduzida na Europa em 1998.

Por conseguinte, é considerada uma das raças mais "ocidentais". Nos Estados Unidos, é difícil obter uma galinha Ayam Cemani, mas está disponível na Europa, nos Países Baixos, na República Checa, na Alemanha e na Eslováquia.

Esta coloração escura é produzida por uma doença genética rara chamada fibromatose, que causa uma pigmentação excessiva nas galinhas. Esta coloração é muito pouco comum em várias outras raças de galinhas pretas, como os Silkies.

Em consequência, estas galinhas são vendidas a retalho por entre 50 e 2500 dólares cada ave. Em comparação com os 3 ou 4 dólares que se pagaria por um pinto recém-nascido, trata-se de uma quantia ultrajante. Valerá a pena? Sim, se gostar de colecionar galinhas decorativas invulgares.

Se deseja criar uma galinha por razões comerciais ou simplesmente para exibição, provavelmente não o deve fazer. Aqui está o porquê - e o que deve saber se optar por criar uma destas aves extraordinárias.

A Ayam Cemani está intimamente associada a uma outra família de galinhas, conhecida como Kedu, originária das planícies centrais de Java. Esta ave, descendente direta da galinha Ayam Bekisar, apresenta várias características comportamentais invulgares.

O termo indonésio "Ayam" traduz-se por "galinha". No entanto, a origem da segunda parte do nome, "Cemani", é desconhecida. Alguns dizem que está relacionada com a aldeia de Cemani, enquanto outros acreditam que se refere à tonalidade da galinha.

As galinhas Ayam Bekisar foram criadas a partir de galinhas da selva verdes e de galinhas da selva vermelhas domesticadas, o que exige muito tempo e trabalho, uma vez que vários cruzamentos resultaram em uniões estéreis.

Na Índia, esta raça de galinha é apresentada como kadaknath. É totalmente preta, e não nos referimos apenas às penas. É preta e contém carne preta, órgãos, barbilhões, pentes, línguas, bicos e até ossos!

Tal como a maior parte das galinhas Kedu, o Ayam Cemani tem um corvo caraterístico que os marinheiros utilizavam frequentemente como buzina de nevoeiro nos seus navios.

A Ayam Cemani é considerada uma ave de raça local e é frequentemente considerada como um arauto da boa sorte. Vários componentes desta galinha, incluindo o sangue, são amplamente utilizados na medicina tradicional e em rituais religiosos.

Além disso, por ser uma ave tão invulgar, não é considerada uma galinha vulgar, sendo apenas adquirida e mantida por pessoas de grande riqueza e posição social. Embora seja frequentemente utilizada em rituais de sacrifício, raramente é devorada. Atualmente, a Ayam Cemani desapareceu sobretudo em Sumatra, como raça autóctone, mas é ensinada na mitologia javanesa desde o século XI.

As Ayam Cemanis não são conhecidas pela sua simpatia, mas isso não quer dizer que sejam indiferentes. Pelo contrário, estas galinhas são muito meigas e dóceis. São inteligentes, mas também misteriosas. Podem voar rapidamente através de qualquer barreira que tenha construído devido ao seu pequeno peso e à sua natureza ágil. É necessário ter procedimentos para as conter.

Para além disso, esta raça de galinhas tem uma manutenção mínima. Apesar da sua estatura diminuta, as galinhas suportam bem os invernos rigorosos, mas também o calor, o que faz sentido tendo em conta o seu habitat natural.

O Ayam Cemani é uma ave pequena, descomplicada e fácil de manusear. Terá de oferecer um abrigo adequado para o tempo frio e quente, bem como sombra suficiente. Ainda assim, o seu Ayam Cemani é uma raça resistente que pode suportar quase tudo.

Conclusão

Cada uma destas raças é dispendiosa e os proprietários de galinhas mantêm-nas por várias razões. Entre estes factores está o prestígio associado ao facto de se ter uma galinha cara. Ao mesmo tempo, alguns mantêm-nas apenas pela sua aparência distinta. As raças descritas anteriormente são notáveis. Não é surpreendente que sejam tão caras para adquirir e manter.

Para além de serem dispendiosas, a maioria destas raças são muito raras, sendo que apenas um pequeno número de criadores as possui e, na maioria dos casos, existem longas listas de espera. Esperemos que este post o tenha informado bastante sobre estas raças de galinhas dispendiosas.

Que raça juntaria ao seu efetivo se tivesse dinheiro? O custo das galinhas foi muito mais significativo do que previa?

Rolar para o topo